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Tipo do documento: Tese
Título: Interfaces entre psicopatolgia e neuropsicologia na infância e adolescência : funções executivas e aprendizagem no TDAH e no Transtorno Bipolar
Autor: Viapiana, Vanisa Fante
Primeiro orientador: Fonseca, Rochele Paz
Resumo: A psicopatologia na infância e adolescência ainda é menos explorada quando comparada à psicopatologia no adulto. Entretanto, é cada vez mais comum a solicitação da avaliação neuropsicológica em quadros psiquiátricos infantis. Sob um prisma neuropsicológico, as funções executivas (FE) têm sido consideradas transdiagnósticos associados à psicopatologia. Nesta perspectiva, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é amplamente discutido, mas ainda carece de estudos que refinem o entendimento da variabilidade cognitiva e de desempenho escolar. Por outro lado, o Transtorno Bipolar (TB) pediátrico é frequentemente negligenciado na literatura neuropsicológica, possivelmente devido às dificuldades diagnósticas na infância e adolescência. Deste modo, a presente tese de doutorado buscou investigar as interfaces entre TDAH, TB, desempenho neuropsicológico (com foco nas funções executivas) e os desfechos de aprendizagem escolar. Para tanto, realizou-se três estudos empíricos. Os estudos incluíram a avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes (6 a 18 anos) com TB e/ou TDAH e em desenvolvimento típico. Os participantes dos grupos clínicos foram encaminhados por médicos, com demandas reais de avaliação neuropsicológica. O primeiro estudo objetivou verificar a ocorrência de déficits e de habilidades cognitivas preservadas em crianças com TB e investigar se há diferenças no desempenho neuropsicológico de acordo com especificidades do diagnóstico clínico (subtipos do TB e comorbidade com TDAH). De modo geral, os resultados mostraram a alta frequência de déficits executivos em crianças com TB, bem como, o agravamento dos prejuízos executivos no TB Tipo 1 e na presença da comorbidade com TDAH. Além disso, o estudo apresentou resultados preliminares sobre a aplicabilidade de um escore complementar de eficiência cognitiva (que avalia a relação velocidade e acurácia na resolução de tarefas cognitivas) para avaliar diferenças no funcionamento executivo. O segundo estudo investigou as relações entre o diagnóstico de TDAH, desempenho cognitivo. A partir de uma análise de clusters hierárquicos encontrou-se dois perfis de desempenho escolar, um com desempenho escolar mediano em leitura, escrita e aritmética (A-SAP) e outro com desempenho rebaixado nas três áreas escolares básicas (L-SAP). As crianças com TDAH se distribuíram entre os dois cluster, mas o cluster L-SAP foi composto, em sua maioria por crianças com o diagnóstico. Após a realização de uma análise fatorial que resultou em 5 fatores cognitivos-executivos, o L-SAP foi associado a mais prejuízos cognitivos que o diagnóstico do TDAH, reforçando a relação FE e aprendizagem escolar. O último estudo, averiguou a existência de diferenças no processamento executivo, de eficiência cognitiva e de desempenho escolar em crianças e adolescentes com TDAH, TB, TB+TDAH e em desenvolvimento típico. Um procedimento de análise fatorial encontrou 4 fatores cognitivos-executivos. Os resultados retratam 1) dificuldades mais amplas em FE na presença da comorbidade TB +TDAH; 2) a aplicabilidade do escore de eficiência como um escore complementar que possibilita a avaliação da sobrecarga cognitiva exigida para a atarefa, ou ainda, a verificação do impacto da impulsividade na eficácia executiva; e 3) a associação da psicopatologia infantil com o risco para desfechos negativos de aprendizagem escolar. Discute-se as implicações clínicas e escolares da variabilidade executiva associada à psicopatologia infantil.
Abstract: Psychopathology in childhood and adolescence is still less explored when compared to psychopathology in adults. However, it is increasingly common to request neuropsychological assessment in child psychiatric disturbance. From a neuropsychological point of view, executive functions (EF) have been considered transdiagnostic processes associated with psychopathology. In this perspective, Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is widely discussed, but there is still need for studies that refine the understanding of cognitive variability and school performance. On the other hand, Bipolar Disorder (BD) in children is often overlooked in the neuropsychological literature, possibly due to diagnostic difficulties in childhood and adolescence. Thus, the present doctoral thesis sought to investigate the interfaces between ADHD, BD, neuropsychological performance (with focus on executive functions) and school learning outcomes. To this end, three empirical studies were carried out. The studies included the neuropsychological assessment of children and adolescents (6 to 18 years old) with BD and / or ADHD, and in typical development. The participants in the clinical groups were referred by doctors, and they showed real demands for neuropsychological assessment. The first study aimed to verify the occurrence of dysfunctions and preserved cognitive abilities in children with BD and to investigate whether there are differences in neuropsychological performance according to specificities of the clinical diagnosis (BD subtypes and comorbidity with ADHD). In general, the results showed the high frequency of executive dysfunctions in children with BD, as well as the worsening of executive losses in Type 1 BD and in the presence of comorbidity with ADHD. In addition, the study presented preliminary results on the applicability of a complementary cognitive efficiency score (which assesses the relationship between speed and accuracy in solving cognitive tasks) to assess differences in executive functioning. The second study investigated the relationships between ADHD diagnosis and cognitive performance. From an analysis of hierarchical clusters, two school performance profiles were found, one with average school performance in reading, writing and arithmetic (A-SAP) and the other with reduced performance in the three basic school areas (L-SAP). Children with ADHD were distributed between the two clusters, but the L-SAP cluster was composed, mostly of children with the diagnosis. After conducting a factor analysis that resulted in 5 cognitive-executive factors, L-SAP was associated with more cognitive dysfunction than the diagnosis of ADHD, reinforcing the relationship between EF and school learning. The latest study found the existence of differences in executive processing, cognitive efficiency and school performance in children and adolescents with ADHD, BD, BD+ ADHD and in typical development. A factor analysis procedure found 4 cognitive-executive factors. The results show 1) wider range of difficulties in EF in the presence of BD + ADHD comorbidity; 2) the applicability of the efficiency score as a complementary score that enables the assessment of the cognitive overload required for the task, or even the verification of the impact of impulsivity on executive effectiveness; and 3) the association of child psychopathology with the risk of negative school learning outcomes. The clinical and school implications of executive variability associated with child psychopathology are discussed.
Palavras-chave: Transtorno Bipolar Pediátrico
Transtorno de Déficit de Atenção
Hiperatividade
Funções Executivas
Desempenho escolar
Pediatric Bipolar Disorder
Attention Deficit Hyperactivity Disorder
Executive Functions
School Achievement
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Ciências da Saúde e da Vida
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 60 meses
Data para liberar texto completo: 27/04/2026
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9570
Data de defesa: 24-Mar-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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