Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9554
Tipo do documento: Dissertação
Título: A divulgação de espetáculos teatrais na pós-modernidade : as estratégias de comunicação na produção cultural das artes cênicas
Autor: Gotardo, Suelen 
Primeiro orientador: Silva, Juremir Machado da
Resumo: Espetáculos teatrais precisam da comunicação para desenvolver estratégias de divulgação e assim atingir o seu público consumidor, principalmente diante do contexto pós-moderno: pluralista e coletivo. Por outro lado, a sociedade do espetáculo, tecnológica e conectada, propõe que produtores culturais investiguem novas formas de pensar a gestão cultural. Movida por essas inquietações, a pesquisa utiliza as noções-chave do imaginário para compreender como os grupos teatrais trabalham a produção cultural para acessar o espectador contemporâneo. Este trabalho reflete sobre a participação da comunicação no processo de divulgação teatral, a partir da análise de quatro diferentes espetáculos produzidos na cidade de Porto Alegre, no ano de 2019, por meio da técnica da análise de conteúdo (Bardin, 2011): TOC - Uma Comédia Obsessiva Compulsiva; 2068; Em Chamas e Alice - Além da Toca do Coelho. Para sustentar este percurso, são utilizadas reflexões de Michel Maffesoli, Gilbert Durand, Juremir Machado da Silva, Gilles Lipovetsky, Guy Debord, Denis Guénoun, Linda Bulik, Linda Rubim, Rosa Villas-Boas e Nadja Magalhães Miranda. O trabalho propõe apresentar reflexões sobre a produção cultural, além de explorar o contexto contemporâneo do teatro na capital gaúcha. Um olhar sobre a transversalidade das áreas da comunicação e artes cênicas.
Abstract: Theater spectacle need communication to develop dissemination objectives and thus reach their audience, especially in the post-modern context: pluralist and collective. On the other hand, the society of the spectacle, technological and connected, proposes that cultural producers investigate new ways of thinking about cultural management. Moved by this purpose, this research uses the key notions of the imaginary to understand how theater groups work with cultural production to access the contemporary spectator. This paper reflects the participation of communication in the theatrical dissemination process, based on the analysis of four different theater show in the city of Porto Alegre, in 2019, applying the technique of content analysis (Bardin, 2011): TOC - Uma Comédia Obsessiva Compulsiva; 2068; Em Chamas e Alice - Além da Toca do Coelho. In order to support our arguments, we use reflections of Michel Maffesoli, Gilbert Durand, Juremir Machado da Silva, Gilles Lipovetsky, Guy Debord, Denis Guénoun, Linda Bulik, Linda Rubim, Rosa Villas-Boas and Nadja Magalhães Miranda are used to support this path. The work offers reflections on cultural production, in addition to exploring the contemporary context of theater industry in the capital of Rio Grande do Sul. A look at the transversality of the areas of communication and performing arts.
Les spectacles théâtraux ont besoin de la communication pour développer des stratégies de diffusion et atteindre ainsi leur public consommateur, surtout face au contexte post-moderne: pluraliste et collectif. D’un autre côté, la société du spectacle, technologique et connectée, propose que les producteurs culturels cherchent de nouvelles manières de penser la gestion culturelle. Motivée par ces inquiétudes, cette recherche utilise les notions clés de l’imaginaire pour comprendre comment les groupes de théâtre travaillent la production culturelle pour prendre contact avec le spectateur contemporain. Ce travail se penche sur la participation de la communication dans le processus de diffusion théâtrale à partir de l’analyse de quatre spectacles différents produits dans la ville de Porto Alegre, en 2019, à l’aide de la technique de l’analyse de contenu (Bardin, 2011): TOC - Uma Comédia Obsessiva Compulsiva; 2068; Em Chamas et Alice - Além da Toca do Coelho. Pour soutenir ce parcours, les réflexions de Michel Maffesoli, Gilbert Durand, Juremir Machado da Silva, Gilles Lipovetsky, Guy Debord, Denis Guénoun, Linda Bulik, Linda Rubim, Rosa Villas-Boas et Nadja Magalhães Miranda sont utilisées. Ce travail propose des réflexions sur la production culturelle, au-delà d’examiner le contexte contemporain du théâtre dans la capitale du Rio Grande do Sul. Il s'agit d'un regard sur la transversalité des domaines de la communication et des arts scéniques.
Palavras-chave: Comunicação
Divulgação
Pós-Modernidade
Imaginário
Produção Cultural
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Comunicação, Arte e Design
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9554
Data de defesa: 26-Fev-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Suelen_Gotardo_DIS.pdfSUELEN_GOTARDO_DIS7,85 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.