Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9520
Tipo do documento: Dissertação
Título: Dilemas e desafios do processo de participação na área da saúde : uma análise a partir da produção científica do Serviço Social
Autor: Ronsani, Ana Paula Vargas 
Primeiro orientador: Bellini, Maria Isabel Barros
Resumo: Esta dissertação investigou como o tema da participação vem sendo discutido nas produções científicas do Serviço Social, no período de 1990 a 2018. Para constituir esta pesquisa, foram problematizadas algumas questões tais como: como é discutido o tema nas produções científicas, considerando as conjunturas e determinações sócio-políticas e econômicas; quais os recursos/estratégias apontados na produção que contribuem ou limitam a participação; como contribuir para qualificar a intervenção da categoria a fim de ampliar o debate acerca do tema. Com o intuito de responder as indagações supracitadas, a pesquisa foi fundamentada pelo método materialista dialético histórico crítico de corrente Marxista, pois esta possibilitou analisar a realidade social através de interpretações históricas e transformações sociais. Dessa forma, a concepção de participação se relaciona com categorias essenciais do método, sendo eles: a historicidade, totalidade, contradição e mediação. O estudo caracterizou-se de abordagem mista, ancorando-se na pesquisa bibliográfica utilizada por Roque Moraes (1999). As fontes para coleta de dados foram a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Revistas da Área do Serviço Social com Qualis Capes A1, A2. A partir dos critérios de inclusão, foram selecionadas 33 produções para o corpus de análise dessa dissertação. Os resultados trouxeram a participação como construção coletiva, direito e exercício da cidadania; os recursos explanados nas produções que contribuem para a participação direcionam ações em espaços institucionalizados, como os conselhos; o fazer profissional está diretamente amparado no projeto ético-político profissional vinculado a ações educativas.
Abstract: Esta disertación investigó cómo el tema de la participación ha sido discutido en las producciones científicas del Servicio Social brasilero, en el periodo de 1990 a 2018. Para constituir esta búsqueda, fueron problematizadas algunas cuestiones tales como: cómo es discutido el tema en las producciones científicas, llevando en cuenta las conjunturas y determinaciones socio-políticas y económicas; cuáles los recursos/estrategias apuntados en la producción que contribuyen o delimitan la participación; como contribuir para calificar la intervención de la categoría profesional a fin de ampliar el debate acerca del tema. Con el intuito de responder las indagaciones supra citadas, la investigación fue fundamentada por el método materialista dialítico histórico critico de corriente marxista, pues esta posibilitó analizar la realidad social a través de interpretaciones históricas y transformaciones sociales. De esta manera, la concepción de participación se relaciona con categorías esenciales del método, siendo ellos: la historicidad, totalidad, contradicción y mediación. El estudio se caracterizó de un abordaje mesclado, utilizando la investigación bibliográfica utilizada por Roque Moraes (1999). Las bases para la recoleta de datos fueron la Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Periódicos del Área do Servicio Social con Qualis Capes A1, A2. A partir de los criterios de inclusión, fueron seleccionadas 33 producciones para el corpus de análisis de este trabajo. Los resultados trajeron la participación como construcción colectiva, derecho y ejercicio de la ciudadanía; los recursos explanados en las producciones que contribuyen para la participación direccionan acciones en espacios institucionalizados, como los consejos; el hacer profesional está directamente amparado en el proyecto ético-político profesional vinculado a las acciones educativas.
Palavras-chave: Serviço social
Participação
Saúde
Servicio social
Participación
Salud
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9520
Data de defesa: 15-Jan-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Ana Paula Vargas Ronsani.pdfANA_PAULA_VARGAS_RONSANI_DIS.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.