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Tipo do documento: Dissertação
Título: Psicologia do testemunho : os riscos na inquirição de crianças
Autor: Pisa, Osnilda 
Primeiro orientador: Stein, Lilian Milnitsky
Resumo: A presente dissertação apresenta dois artigos, ambos versando sobre a inquirição ou entrevista forense de crianças. O primeiro artigo faz uma breve análise histórica da violência sexual contra crianças e dos movimentos que passaram a alertar para o problema. Considerando que a sociedade e o Estado ainda estão mais focados na punição do agressor que na proteção à vítima e diante da importância da palavra da vítima nos crimes contra a liberdade sexual, após revisão da literatura científica sobre sugestionabilidade e falsas memórias, analisaremos possíveis falhas na apuração da prova desse tipo de processo criminal, que podem contaminar a confiabilidade das declarações da vítima. O segundo artigo buscou revisar as pesquisas da Psicologia do Testemunho Infantil com o objetivo de identificar as melhores técnicas para a inquirição de crianças, relacionando os achados da literatura com os resultados de nosso estudo empírico. O delineamento do estudo busca uma validade ecológica ao tentar mimetizar as situações reais em que crianças são entrevistadas nas delegacias especializadas no atendimento de crianças e adolescentes.
Palavras-chave: PSICOLOGIA APLICADA
TESTEMUNHOS (PSICOLOGIA)
ENTREVISTA PSICOLÓGICA
PSICOLOGIA FORENSE
INQUIRIÇÃO (DIREITO)
CRIANÇAS - TESTEMUNHO - ESTUDOS INTERDISCIPLINARES
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: PISA, Osnilda. Psicologia do testemunho : os riscos na inquirição de crianças. 2006. 133 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/952
Data de defesa: 10-Ago-2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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