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Tipo do documento: Dissertação
Título: Depressão e o desempenho cognitivo em idosos através do teste Wisconsin classificação de cartas (WCST)
Autor: Nascimento, Roberta Fernandes Lopes do 
Primeiro orientador: Argimon, Irani Iracema de Lima
Resumo: A melhoria das condições de saúde vem propiciando o aumento progressivo da longevidade. O envelhecimento populacional é um dos maiores desafios da saúde. Observa-se que com o decorrer dos anos, o processo natural de envelhecimento gera modificações funcionais e estruturais no organismo, que diminui a vitalidade e favorece o aparecimento de doenças relacionadas a esse período de vida. Dentre os diversos transtornos que afetam os idosos, a depressão merece especial atenção, uma vez que apresenta prevalência elevada e conseqüências negativas para a qualidade de vida dos indivíduos acometidos. A depressão está associada a déficits cognitivos e funcionais; e um instrumento utilizado para avaliar funções executivas é o Teste Wisconsin de Classificação de Cartas. Com o objetivo de estudar esta temática, foi elaborada esta dissertação que está composta por capítulos. No capitulo II, foi realizada uma revisão sistemática com o objetivo de verificar as características das publicações indexadas nos últimos cinco anos que abordam os temas depressão, idosos e Teste Wisconsin de Classificação de Cartas. Foram cruzadas as palavras-chave nas bases de dados dos indexadores e fontes Index Medline, LILACS, Psycinfo, Capes-Periódicos, Scielo, Cochrane, Proquest, Bireme, ferramentas de busca web (yahoo, google, Altavista). Os abstracts dos artigos foram revisados e classificados a partir das dimensões de análise: base de dados, ano de publicação, país de origem, tipo de delineamento, cruzamento de variáveis e resultados e conclusões dos estudos. O tratamento dos dados foi realizado por meio de análise das freqüências percentuais. Os resultados demonstraram estudos envolvendo depressão, idosos e o Teste Wisconsin de Classificação de Cartas; no entanto, são poucos os que abordavam especificamente esta temática. No capitulo III, o estudo empírico, responde ao projeto de pesquisa que deu origem a esta dissertação e objetivou avaliar o desempenho de idosos depressivos através do teste Wisconsin de classificação de cartas. Participaram do estudo 38 idosos com idade igual ou superior a 60 anos, com diagnóstico de Transtorno Depressivo Maior e 123 idosos do sexo feminino e masculino da população geral. O delineamento foi de um estudo quantitativo e transversal. Os instrumentos utilizados foram: Ficha de dados sociodemográficos, Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST), Miniexame do Estado Mental, Inventário de Depressão de Beck, Inventário de Ansiedade de Beck, Escala de Depressão Geriátrica e Escala Wechsler de Inteligência para Adultos III (subtestes vocabulário, códigos, dígitos e cubos). A análise do desempenho no teste WCST, em idosos depressivos, revelou que, apesar de ambos os grupos apresentarem resultados estatisticamente não significativo, os idosos com depressão mais grave mostraram maior número total de erros cometidos ao realizar a tarefa e maior percentual de respostas de nível conceitual, indicando que cometem mais erros. Alem disso, demonstram evidências de acertos casuais e não intencionais. Então, quanto mais grave a depressão, maiores os prejuízos cognitivos no desempenho das tarefas no WCST.
Palavras-chave: IDOSOS (PSICOLOGIA)
DEPRESSÃO
TESTES PSICOLÓGICOS
ENVELHECIMENTO - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
PSICOLOGIA COGNITIVA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: NASCIMENTO, Roberta Fernandes Lopes do. Depressão e o desempenho cognitivo em idosos através do teste Wisconsin classificação de cartas (WCST). 2007. 74 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/951
Data de defesa: 20-Ago-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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