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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9483
Tipo do documento: Tese
Título: As crises do jornalismo no contexto digital brasileiro : um estudo sobre produção e imaginário
Autor: Vasconcellos, Fernanda Cristine 
Primeiro orientador: Silva, Juremir Machado da
Primeiro coorientador: Ribeiro, Nelson Costa
Resumo: Este trabalho pesquisa a crise do jornalismo no ambiente digital e pós-moderno, com particular interesse no Brasil, e investiga a questão: “o que é a crise do jornalismo?”. A sociologia compreensiva (MAFFESOLI, 2010; SILVA, 2012a; 2017), base epistemológica deste trabalho, fundamenta uma busca que tem como guia de investigação as etapas de Estranhamento, Entranhamento e Desentranhamento (SILVA, 2019). A partir de pesquisa bibliográfica e documental (GIL, 2008; STUMPF, 2008), construímos os alicerces desta investigação com um resgate do jornalismo e suas funções, e do contexto pós-moderno em profunda transformação social e tecnológica. Estudamos, atualizamos e colocamos no contexto brasileiro as crises do jornalismo descritas no trabalho de Todd Gitlin (2011), que as nomeia: financiamento, circulação, atenção, autoridade e deferência. Com o apoio de outros autores e pesquisas, encontramos outras quatro crises: presença, trabalho, representação e desinformação. Essas nove crises servem como ponto de partida para duas investidas a campo. Na primeira, fazemos uma Etnografia e Observação Participante (ANGROSINO, 2009) no jornal O Globo a fim de compreender as consequências dessas crises na produção do jornalismo; na segunda, fizemos Entrevistas Compreensivas (KAUFMANN, 2013) com dez membros influentes de outras áreas da sociedade a fim de desenhar um imaginário do jornalismo brasileiro. Em ambos os casos, trabalhamos os dados a partir da Análise Discursiva dos Imaginários (SILVA, 2019) e chegamos a algumas inferências, como: todas as crises do jornalismo estão ligadas a uma profunda crise no relacionamento do jornalismo, dos jornalistas e das empresas do setor com seus públicos; as crises do jornalismo fazem com que interesses comerciais invadam a produção jornalística; a busca e análise puramente quantitativa dos dados de audiência produz uma visão de leitor massificada, e distancia o público do jornalismo e não o representa; as técnicas de atração de atenção da audiência fazem com que as notícias falsas pareçam verdadeiras e as notícias verdadeiras parecem falsas; a crise de autoridade e confiança é o maior desafio do jornalismo na atualidade; os públicos evitam as notícias porque as veem como negativas demais. Por fim, elencamos alguns caminhos para que o jornalismo retome o relacionamento com seus públicos e, assim, supere as crises que o assolam.
Abstract: This research investigates the crisis of journalism in the digital and postmodern context, with special emphasis on the Brazilian industry. It aims to answer the question: “What is the crisis of journalism?”. The comprehensive sociology (MAFFESOLI, 2010; SILVA, 2012a; 2017), which is the epistemological basis of this work, offers a three-step guide for this study, built upon the concepts of Strangeness, Penetration, and Unraveling (SILVA, 2019). The bibliographical and documentary research (GIL, 2008; STUMPF, 2008) of this investigation was developed with a description of journalism and its role and an analysis of the profound social and technological transformations we live nowadays. We have studied and updated—as well as investigated the Brazilian particularities—of the journalism crisis as described by Todd Gitlin (2011): financing, circulation, attention, authority, and deference. Supported by other researches and authors, we have found other four crises, namely presence, work, representation, and disinformation. These nine crises are the starting point for two field researches. In the first, an Ethnography and Participant Observation (ANGROSINO, 2009) took place inside O Globo newsroom to understand the consequences of these crises in the daily routine of journalism; in the second, Comprehensive Interviews (KAUFMANN, 2013) were made with ten influential members from different areas of society to draw an imaginary of Brazilian journalism. In both cases, the data was analyzed through the Discursive Analysis of the Imaginary (SILVA, 2019). As a result, this work presents some inferences, such as all the crises of journalism are linked to a deeper crisis in the relationship of journalism, journalists, and newspapers with its audiences; the journalism crises results in commercial interferences; the purely quantitative search and analysis of audience data produces a mass -oriented view of the reader, which creates a gap between audiences and journalism; the clickbait techniques are perceived by part of the audience, thus making fake news look real and real news look fake; the crisis of authority and trust is the biggest challenge that journalism faces today; the audiences avoid the news because they perceive it as too negative. Finally, we suggest some ways by which journalism is able to build a relationship with its audiences, thus overcoming the crises that it faces.
Palavras-chave: Comunicação
Imaginário
Jornalismo
Crises do Jornalismo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Comunicação, Arte e Design
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9483
Data de defesa: 12-Jan-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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