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dc.creatorSouza, Edy Klévia Fraga de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3387881553643800por
dc.contributor.advisor1Pich, Roberto Hofmeister-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1645884955155770por
dc.date.accessioned2020-11-23T12:18:18Z-
dc.date.issued2019-08-15-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9425-
dc.description.resumoNesse trabalho de Tese, o cerne da discussão gira em torno da definição de “signo” oferecida por Santo Agostinho e amplamente criticada por São Tomás de Aquino e consequentemente por dois filósofos da segunda escolástica, a saber, Domingo de Soto e João de São Tomás. Dessa forma, antes de mais nada, pretendo oferecer um estudo sobre a teoria dos signos que podemos encontrar em três obras de Santo Agostinho, a saber: Principia Dialecticae, De Magistro e Doctrina Christiana. Através dessas obras, pretendo ainda demonstrar que a evolução argumentativa de Agostinho acerca dos signos e da linguagem tem como fim ultimo o processo de conversão do homem à Deus. Isso ficará claro na abordagem da quarta obra de Agostinho, Comentário ao Gênesis. Nesse respeito, Agostinho e João de São Tomás se diferirão em muitos aspectos. Se, por um lado, Santo Agostinho tem uma motivação teológica para levar a cabo uma filosofia da linguagem, por outro, João de São Tomás tem pretensões epistemológicas e lógicas. A definição de “signo”, oferecida por João de Santo Tomás em Tratado dos Signos, pretende abranger todos os tipos de signos, instrumental e formal. Essa tese traz ainda um capítulo sobre a história da segunda escolástica e suas principais contribuições para o mundo contemporâneo. Uma vez que João de São Tomás faz parte desse período da história da filosofia, com esse capítulo, pretendo mostrar ao leitor que, o momento histórico vivido por Agostinho é completamente diferente do momento histórico onde se insere a filosofia de João de São Tomás. Mais de mil anos separam a filosofia de Agostinho da filosofia de João de São Tomás.por
dc.description.abstractIn this thesis, the core of the discussion goes around the definition of “sign” given by Saint Augustine and widely criticized by Saint Thomas of Aquinas, and, consequently, by two philosophers of the second scholastic, viz., Domingo de Soto and João de Santo Tomás. In this way, first of all, I want to deliver a study on the theory of signs that can be found in three of Saint Augustine’s works, which are: Principia Dialecticae, De Magistro and Doctrina Christiana. Through these works I want to show that Augustine’s argumentative evolution on the signs and language ultimately aims at the process of man’s conversion to God. This will be clear in the approach of Augustine’s fourth work De Genesi ad Litteram. On this subject, Augustine and João de Santo Tomás are different in many aspects. If, on one hand, Saint Augustine has a theological motivation to accomplish a philosophy of language, on the other, João de Santo Tomás has epistemological and logical aims. The definition of “sign” given by João de Santo Tomás in Tratado dos Signos, aims at covering all types of signs, instrumental ones and formal ones. This thesis has still a chapter on the history of the second scholastic and its main contributions to the contemporary world. Given that João de Santo Tomás belongs to this part of the history of philosophy, this chapter aims at showing that the Augustine’s historic moment is completely different of João de Santo Tomás’ philosophy. More than one thousand years are between Augustine’s philosophy and João de Santo Tomás’ Philospphy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Filosofia ([email protected]) on 2020-06-19T16:52:09Z No. of bitstreams: 1 EDY KLÉVIA FRAGA DE SOUZA - Tese.pdf: 2100382 bytes, checksum: fe1c91ce7951252858a692ed289d3690 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Caroline Xavier ([email protected]), reason: Devolvido devido ao título e ano que constam na capa institucional do arquivo PDF estarem diferentes do restante do material e publicação inserida no TEDE. on 2020-11-03T17:38:35Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Filosofia ([email protected]) on 2020-11-03T20:15:54Z No. of bitstreams: 1 EDY_KLÉVIA_FRAGA_DE_SOUZA_Tes.pdf: 2097588 bytes, checksum: 746b7545f0ca70b00d69a2101964437e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2020-11-23T12:09:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 EDY_KLÉVIA_FRAGA_DE_SOUZA_Tes.pdf: 2097588 bytes, checksum: 746b7545f0ca70b00d69a2101964437e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-23T12:18:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EDY_KLÉVIA_FRAGA_DE_SOUZA_Tes.pdf: 2097588 bytes, checksum: 746b7545f0ca70b00d69a2101964437e (MD5) Previous issue date: 2019-08-15eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/179608/TES_EDY_KLEVIA_FRAGA_DE_SOUZA_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSignospor
dc.subjectSemióticaeng
dc.subjectConversãopor
dc.subjectSanto Agostinhopor
dc.subjectJoão de São Tomáspor
dc.subjectSignseng
dc.subjectSemioticseng
dc.subjectConversioneng
dc.subjectSaint Augustineeng
dc.subjectJoão de São Tomáseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleSigno e conversão : uma defesa de santo Agostinho das críticas de João de São Tomáspor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo36 mesespor
dc.restricao.dataliberacao23/11/2023por
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

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