Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9394
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Renata Dariva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8638111756148441por
dc.contributor.advisor1Paredes, Marçal de Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3045569204606196por
dc.date.accessioned2020-11-16T18:48:59Z-
dc.date.issued2020-08-28-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9394-
dc.description.resumoEsta pesquisa está inserida, contextualmente, no complexo movimento da construção identitária nacional angolana, no espaço luandense, a partir da análise do filme Oxalá Cresçam Pitangas, Histórias de Luanda (2005/7) e É Dreda ser Angolano (2006/8). O primeiro documentário é dirigido por Ondjaki e Kiluanje Liberdade e é uma produção luso-angolana que faz parte do cinema de retomada angolano (2003), que surgiu a partir do término da Guerra Pós-eleitoral (1992-2002), com a morte de Jonas Malheiro Savimbi, fundador da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA). Para além da UNITA, serão vistos outros movimentos e partidos vinculados a descolonização e independência de Angola, assim como, alguns impasses com o cinema sobre e de Angola. Já a segunda obra fílmica, É Dreda Ser Angolano (2006/8), é uma produção do coletivo Fazuma e está vinculada ao cinema de poeira de Angola, ou seja, o cinema realizado nos mussekes angolanos, regiões periféricas de Angola. Estas duas “formas” de se fazer e pensar o cinema em Angola, refletem na relação entre Cinema-História e as narrativas de identidades nacionaispor
dc.description.abstractThis research is inserted, contextually, in the complex movement of the construction of Angolan national identity, in Luanda, from the analysis from the film Oxalá Cresçam Pitangas, Histórias de Luanda (2005/7) and É Dreda ser Angolano (2006/8). The first documentary is directed by Ondjaki and Kiluanje Liberdade and is a Portuguese-Angolan production that is part of the Angolan retake cinema (2003), which emerged from the end of the Post-election War (1992-2002), with the death of Jonas Malheiro Savimbi, founder of the National Union for the Total Independence of Angola (UNITA). In addition to UNITA, other movements and parties linked to the decolonization and independence of Angola will be seen, as well as some impasses in cinema about Angola. The second film, É Dreda Ser Angolano (2006/8), it is a collective production by Fazuma and is linked to the dust cinema of Angola, that is, to the cinema made in Angolan mussekes, peripheral regions of Angola. These two “ways” of making and thinking about cinema in Angola, reflect on the relationship between Cinema-History and as narratives of national identities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG História ([email protected]) on 2020-10-09T18:09:35Z No. of bitstreams: 1 RENATA DARIVA COSTA DIS.pdf: 5215702 bytes, checksum: a2881055aa5a0aef132d563ec444e824 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2020-11-16T18:41:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RENATA DARIVA COSTA DIS.pdf: 5215702 bytes, checksum: a2881055aa5a0aef132d563ec444e824 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-16T18:48:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RENATA DARIVA COSTA DIS.pdf: 5215702 bytes, checksum: a2881055aa5a0aef132d563ec444e824 (MD5) Previous issue date: 2020-08-28eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/179513/DIS_RENATA_DARIVA_COSTA_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/185957/DIS_RENATA_DARIVA_COSTA_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNacionalismospor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectAngolapor
dc.subjectNationalismseng
dc.subjectCinemaeng
dc.subjectAngolaeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleOxalá Cresçam Pitangas (2005/7) e É Dreda ser Angolano (2006/8) : Olhares sobre Luanda através do cinema de retomada angolano e do cinema de poeirapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo24 mesespor
dc.restricao.dataliberacao16/11/2022por
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_RENATA_DARIVA_COSTA_COMPLETO.pdfRENATA_DARIVA_COSTA_DIS5,09 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.