Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9386
Document type: Dissertação
Title: Gestão escolar : uma análise sobre o fazer do gestor no cotidiano escolar
Author: Sinhorelli, Cristiane Bartunek 
Advisor: Castro, Marta Luz Sisson de
Abstract (native): Pensar na gestão escolar, como algo intrínseco das atividades cotidianas na escola, é refletir sobre as mudanças dos paradigmas escolares. O presente estudo trata da atuação do Gestor Escolar no cotidiano das instituições de ensino no município de Porto Alegre. Tem como objetivo analisar o perfil do Gestor Escolar da atualidade, através de uma pequena explanação histórica do desenvolvimento do papel do Gestor dentro das escolas. Para a realização da pesquisa, foi utilizada a metodologia qualitativa e observações in loco do cotidiano dos gestores escolhidos para a realização da mesma. Foram desenvolvidas considerações a partir da análise de observações, adotando-se categorias de análise: formação do gestor escolar, atuação do gestor escolar, diversidades da gestão escolar conforme a esfera de ensino que a escola está inserida. A pesquisa foi realizada nas escolas Colégio Vicente Palotti, Escola Municipal de Educação Báscia Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha e Escola Municipal João Belchior Marques Goulart. A escolha foi realizada através dos resultados do IDEB de cada escola e também pela disponibilidade dos gestores. A fundamentação teórica está fundamentada nas análises de Luck, Colombo, Andreotti e Seco. Os resultados obtidos expressam a maneira como ocorrem os processos pedagógicos e administrativos da Gestão Escolar nas escolas analisadas. A busca constante por resultados e informações sobre o papel do Gestor Escolar está exposta ao longo do texto, bem como os resultados da pesquisa.
Abstract (english): Thinking in school management, as intrinsic daily activities in school, is to reflect on the changes of paradigms school. This study deals with the role of Manager in the daily school education institutions in the city of Porto Alegre. Aims to analyze the profile of the School Manager today, through a short historical explanation of the development of the role of Manager within schools. For the research, a qualitative methodology was used and in situ observations of everyday life managers chosen to perform the same. Considerations were developed from an analysis of observations, adopting categories of analysis: the training school manager, operations manager of the school, diversity of school management as the sphere of education that the school is located. The survey was conducted in schools Palotti Vincent College, Municipal School of Education Báscia Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha and Municipal School Belchior John Marques Goulart. The choice was made through the results of IDEB each school and also the availability of managers. The theoretical framework is based on analyzes of Luck, Colombo, Andreotti and Seco. The results express how occur pedagogical and administrative processes of the School Management in schools analyzed. The constant search for results and information about the role of the School Manager is exposed throughout the text, as well as search results.
Keywords: Gestão
Gestor Escolar
Histórico da Gestão Escolar
Management
School Management
School Management History
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Humanidades
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9386
Issue Date: 28-Feb-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Cristiane Bartunek Sinhorelli.pdfCRISTIANE_BARTUNEK_SINHORELLI_DIS834.47 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.