Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9381
Tipo do documento: Tese
Título: A experiência do trote : um caminho para a inserção na escola
Autor: Castillo, Leila de Almeida 
Primeiro orientador: Santos, Andréia Mendes dos
Resumo: O trote é um elemento presente nas instituições de ensino, mas não é tratado de forma pedagógica e institucional. É uma atividade presente no universo estudantil, principalmente para marcar a passagem do/a estudante de uma etapa da educação para outra. No IFRS campus Sertão acontece, quando no ingresso do/a estudante na instituição, por meio de uma atividade planejada pelos/as “veteranos/as”. A tese busca comprovar que a experiência do trote tem capacidade formadora, desde que seja discutida e reconhecida de forma coletiva e corresponsável na instituição de ensino, podendo se apresentar como um importante meio de promoção da inserção de estudantes recém-chegados/as para essa nova etapa estudantil. Para compreender a experiência do trote como processo formador, estudamos o conceito de experiência a partir de Dewey, Larrosa Bondia, Thompson e Josso. Como base empírica para a defesa desta tese, foi desenvolvida uma pesquisa, com a finalidade de analisar se na experiência do trote existem as condições que possibilitam o desenvolvimento formativo de estudantes ingressantes no Ensino Médio no Curso Técnico em Agropecuária Integrado do IFRS Campus Sertão. Foi possível verificar as manifestações da ritualização e, a partir da experiência do trote apontar elementos de um processo formador para novas aprendizagens, além de dirimir o potencial excludente para a inserção na escola. O percurso metodológico ocorreu, por meio de uma pesquisa qualitativa desenvolvendo-se, mediante minhas experiências no campus, com base nos estudos de narrativas e histórias de vida de Josso e Abrahão, na análise de documentos e registros (escritos, falados, fotografados) que constam nos arquivos do Departamento de Assistência Estudantil, na Biblioteca e no Memorial IFRS do campus Sertão. Concluiu-se que a experiência do trote, a qual deve acontecer de forma não violenta, a fim de eliminar ao máximo o seu potencial excludente, é um elemento importante que demarca uma fase da vida estudantil e a sua ritualização pode promover o acolhimento na instituição se trabalhado com as partes envolvidas de forma corresponsável. Com base na experiência do trote, de acordo com a perspectiva do Trote Acolhedor, os/as estudantes têm a oportunidade de vivenciar sentimentos de pertencimento e bem-estar e a estes se pode atribuir um melhor aproveitamento institucional, no que se refere ao acesso de forma acolhedora, à permanência, ao êxito e à inclusão.
Abstract: Hazing is an element present in educational institutions, but it is not treated in a pedagogical and institutional way. It is an activity present in the student universe, mainly to mark the transition of the student from one stage of education to another. At IFRS campus Sertão, it happens when the student enters the institution, in an activity planned by the “senior members”. The dissertation seeks to prove that the experience of hazing has an educational capacity as long as it is discussed and recognized collectively and co-responsible in the educational institution, being able to present itself as an important means of promoting the insertion of newly arrived students for this new phase of their lives. To understand the experience of hazing as a forming process, we studied the concept of experience from Dewey, Larrosa Bondia, Thompson and Josso. As an empirical basis for the defense of this dissertation, a research was developed in order to analyze whether in the experience of hazing there are the conditions that enable the formative development of students entering High School in the Technical Course in Integrated Agriculture at IFRS Campus Sertão. It was possible to verify the manifestations of ritualization and, from the experience of hazing, to point out elements of a formative process for new learning, in addition to resolving the exclusionary potential for inclusion in the school. The methodological path took place through a qualitative research developing, from my experiences on campus, based on the studies of narratives and life stories of Josso and Abrahão, in the analysis of documents and records (written, spoken, photographed) that appear in the archives of the Department of Student Assistance, in the Library and in the IFRS Memorial of the Sertão campus. It was concluded that the experience of hazing, which must happen in a non-violent way, in order to eliminate as much as possible its exclusionary potential, is an important element that marks a phase of student life and its ritualization can promote the welcoming in the institution if worked with the parties involved in a co-responsible way. From the experience of hazing, from the perspective of the welcoming hazing, students have the opportunity to experience feelings of belonging and well-being and these can be attributed to a better institutional use, with regard to access in a welcoming way, permanence, accomplishment and inclusion.
El trote es un elemento presente en las instituciones educativas, pero no se trata de manera pedagógica e institucional. Es una actividad presente en el universo estudiantil, principalmente para marcar la transición del alumno de una etapa de la educación a otra. En el campus IFRS Sertão, ocurre cuando el estudiante ingresa a la institución, en una actividad planificada por los "veteranos". La tesis busca demostrar que la experiencia de los trotes tiene capacidad de capacitación siempre que se discuta y se reconozca colectivamente y corresponsable en la institución educativa, pudiendo presentarse como un medio importante para promover la inserción de los estudiantes recién llegados en esta nueva etapa. Para comprender la experiencia de los trotes como un proceso de formación, estudiamos el concepto de experiencia de Dewey, Larrosa Bondia, Thompson y Josso. Como base empírica para la defensa de esta tesis, se desarrolló una investigación para analizar si, en la experiencia de los trotes, existen las condiciones que permiten el desarrollo formativo de los estudiantes que ingresan a la escuela secundaria en el Curso Técnico en Agricultura Integrada del Campus Sertão IFRS. Fue posible verificar las manifestaciones de la ritualización y, desde la experiencia del trote, señalar elementos de un proceso formativo para nuevos aprendizajes, además de resolver el potencial excluyente para la inclusión en la escuela. El camino metodológico se llevó a cabo, a través de una investigación cualitativa que se desarrolló, a partir de mis experiencias en el campus, basada en los estudios de narrativas e historias de vida de Josso y Abrahão, en el análisis de documentos y registros (escritos, hablados, fotografiados) que aparecen en los archivos del Departamento de Asistencia al Estudiante, en la Biblioteca y en el Memorial IFRS del campus de Sertão. Se concluyó que la experiencia de los trotes, que debe ocurrir de manera no violenta, para eliminar, tanto como sea posible su potencial de exclusión, es un elemento importante que marca una fase de la vida estudiantil y su ritualización puede promover la acogida en la institución. Si trabajó con las partes involucradas de manera corresponsable. Desde la experiencia del trote y desde la perspectiva del trote, los estudiantes tienen la oportunidad de experimentar sentimientos de pertenencia y bienestar y esto se puede atribuir a un mejor uso institucional, con respecto al acceso de una manera acogedora, con permanencia, éxito e inclusión.
Palavras-chave: Trote
Experiência
Inserção na Escola
Processo Formador
Hazing
Experience
Insertion in the School
Formation Process
Trote
Experiencia
Inserción en la Escuela
Proceso de Formación
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9381
Data de defesa: 29-Jul-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Leila de Almeida Castillo.pdfLEILA_DE_ALMEIDA_CASTILLO_TES3,06 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.