Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9348
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRossi, Carolina Dorfman-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3098250189267671por
dc.contributor.advisor1Savi Neto, Pedro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9883615613751300por
dc.date.accessioned2020-11-09T19:40:50Z-
dc.date.issued2020-03-06-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9348-
dc.description.resumoDesde o início da modernidade, os indivíduos vêm sendo lançados em um processo de alienação e crescente individualismo, que reflete nas relações interpessoais, bem como na percepção de cada um. A contemporaneidade, como continuação da modernidade, caracteriza-se pela acelerada profusão de informações rapidamente assimiláveis e verificáveis, potencialmente consumidas sem reflexão ou envolvimento do sujeito que as acessa, o que reduz drasticamente as possibilidades de se ter experiências. Nesse contexto, considerando os museus de ciências como espaços de (re)produção de cultura, o presente estudo buscou analisar, do ponto de vista da experiência, as possíveis contribuições da visita a um museu de ciências para crianças com idades entre quatro e seis anos, a partir de suas narrativas. Na infância, os sujeitos ainda questionam os sentidos dados às coisas sob a ótica moderna da produção e do progresso, atribuindo significados próprios para a realidade. A pesquisa teórica parte do entendimento de experiência, infância, mimese e linguagem de Walter Benjamin, Giorgio Agamben, Vygotsky e seus comentaristas, bem como do conceito de semiformação de Adorno. Considerando o potencial da cultura para oportunizar experiências formativas, críticas e emancipatórias, foram analisadas as narrativas de crianças após visitarem um museu interativo de ciências e tecnologia. Com isso, pretendeu-se discutir causas e consequências do empobrecimento da experiência na contemporaneidade, bem como possíveis contribuições da experiência museal para o resgate da possibilidade de experiência a partir da infância.por
dc.description.abstractSince the beginning of modernity, individuals have been thrown into a process of alienation and growing individualism, which reflects on interpersonal relationships as well as on human's perception. Contemporaneity, being the continuation on modernity, is characterized by the accelerated profusion of information that is both quick and easy to assimilate and verify, being potentially consumed without reflection or involvement of the subject who accesses it, which drastically reduces the possibilities of having experiences. In this context, considering science museums as places where culture is (re)produced, the present study aimed to analyze, from the point of view of experience, possible contributions of visiting a science museum for children aged between four and six years, based on their narratives. During childhood, individuals still tend to question the meanings given to things from the modern perspective of production and progress, coming up with their own meanings to reality. The theoretical part of this research starts discussing the understanding of experience, childhood, mimesis and language of Walter Benjamin, Giorgio Agamben, Vygotsky and their commentators. Considering the potential of culture to provide opportunities for formative, critical and emancipatory experiences, we have analyzed narratives given by children after visiting an interactive science and technology museum. Therefore, we intended to discuss causes and consequences of the impoverishment of experience in contemporary times, as well as possible contributions to the rescue of the possibility of experience from childhood.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2020-09-01T19:31:53Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO CAROLINA DORFMAN ROSSI.pdf: 9570761 bytes, checksum: aaff9c868d0c8ffac40f45cd2bd7d29d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2020-11-09T19:35:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO CAROLINA DORFMAN ROSSI.pdf: 9570761 bytes, checksum: aaff9c868d0c8ffac40f45cd2bd7d29d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-09T19:40:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO CAROLINA DORFMAN ROSSI.pdf: 9570761 bytes, checksum: aaff9c868d0c8ffac40f45cd2bd7d29d (MD5) Previous issue date: 2020-03-06eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/179379/DISSERTACAO%20CAROLINA%20DORFMAN%20ROSSI.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectMuseu de Ciênciaspor
dc.subjectExperienceeng
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectNarrativeeng
dc.subjectScience Museumeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleInfância e experiência à luz de Walter Benjamin : narrativas infantis sobre visitas a um museu de ciênciaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO CAROLINA DORFMAN ROSSI.pdfCAROLINA_DORFMAN_ROSSI_DIS9.35 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.