Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9322
Document type: Dissertação
Title: "Nunca mais para quem?" : os trabalhos de memória em um programa educacional sobre o Holocausto
Author: Korman, Gabriela Faermann 
Advisor: de la Fare, Mónica
Abstract (native): A dissertação a seguir tem como objetivo analisar os trabalhos de memória sobre o Holocausto no programa educacional Marcha da Vida Internacional (MOTL). O programa consiste em uma viagem de duas semanas para a Polônia e Israel destinada a estudantes de Ensino Médio em diversos países, incluindo o Brasil, para aprender sobre o Holocausto e conhecer os locais de memória, como campos de concentração e antigos guetos. Em Israel, o passeio culmina com uma celebração pelo dia da criação do Estado. A questão que move esta pesquisa parte da noção de que uma educação comprometida com a memória ocorre por meio da recusa da ideia de história como progresso, sendo esta a visão da História segundo Walter Benjamin. Sendo assim, pretende-se identificar como o programa Marcha da Vida elabora a memória do Holocausto a partir de sua narrativa e experiência educacional. A abordagem metodológica proposta envolveu uma pesquisa exploratória qualitativa com revisão bibliográfica de trabalhos internacionais sobre o programa, aliada à experiência da autora como monitora do MOTL em uma escola de Porto Alegre no ano de 2013. Ademais, realizou-se um levantamento documental sobre o MOTL e seu conteúdo pedagógico, incluindo suas páginas eletrônicas, blogs, roteiros de viagem e conversas informais com professores e monitores envolvidos com o programa. A partir disso, buscou-se um exercício reflexivo no campo da experiência, memória e Filosofia da Educação a partir da obra de Walter Benjamin, Theodor Adorno e seus comentaristas, para uma discussão sobre os trabalhos de memória empreendidos no programa educacional.
Abstract (english): The dissertation presented aims to analyze the works of memory about the Holocaust in the educational program International March of The Living (MOTL). This program is a worldwide, Brazil included, two week trip for high school seniors to learn about the Holocaust trough a Zionist narrative by traveling to sites of concentration and death camps and Jewish historical sites in Poland and Israel, where it ends with the celebration of the day the State was founded. The guiding question of the project comes from the thought that an education commited with memory happens through the notion of denial of history as progress, this being Walter Benjamin’s vision of History. With that in mind, the project aims to understand how MOTL constructs Holocaust memory from its narrative and educational experience. The proposed methodology consists in qualitative exploratory research with bibliography review of international works about the program in the fields of experience, memory, and Philosophy of Education through Walter Benjamin, Theodor Adorno and their commentators, combined with the author's own experience as a program monitor at a school in the city of Porto Alegre in 2013. Documental research about MOTL, its pedagogical framework, publications made on the program's websites, as for diary of travel memories are considered as well.
Keywords: Educação
Holocausto
Memória
Marcha da Vida
Education
Holocaust
Memory
March of The Living
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Humanidades
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9322
Issue Date: 12-Mar-2020
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABRIELA FAERMANN KORMAN DISSERTAÇÃO.pdfGABRIELA_FAERMANN_KORMAN_DIS1.12 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.