Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9275
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ponto Zero: a escrita como experiência de equilíbrio |
Autor: | Villalobos, Ángela María Cuartas |
Primeiro orientador: | Bueno, Bernardo José de Moraes |
Resumo: | Este trabalho está dividido em três partes que, de forma autônoma e complementária, estudam alguns dos limites e possibilidades da relação entre escrita criativa e saúde mental. É uma pesquisa sobre aquilo que o ato de criação literária tem a aprender com a experiência de cura, e vice-versa. Também, sobre os desafios próprios de uma escrita literária que vê na obra um veículo de cura. Para isto, abordamos algumas reflexões da ética e da estética de Walter Benjamin e Giorgio Agamben. A primeira parte, então, consiste na primeira versão de um livro de ficção intitulado Fábulas interrompidas, composto por um conjunto de textos breves escritos em prosa. Na segunda e terceira partes o leitor encontrará um ensaio e um texto integrativo em forma de diálogo. Estes dois textos combinam o teórico e o auto reflexivo para desenvolver ideias relacionadas à narração, o esquecimento, o transtorno afetivo bipolar e o elemento do equilíbrio nos processos de escrita e cura. |
Abstract: | Este trabajo está dividido en tres partes que, de forma autónoma y complementaria, estudian algunos de los límites y posibilidades de la relación entre escritura creativa y salud mental. Es una investigación sobre lo que el acto de creación literaria puede aprender de la experiencia de sanación, y viceversa. También, sobre los desafíos propios de una escritura literaria que ve en la creación un vehículo para la sanación. Para esto, abordamos algunas reflexiones de la ética y la estética de Walter Benjamin y Giorgio Agamben. La primera parte, entonces, consiste en la primera versión de un libro de ficción titulado Fábulas interrompidas, que está compuesto por un conjunto de textos breves escritos en prosa. En la segunda y tercera parte el lector encontrará un ensayo y un texto integrativo en forma de diálogo. Estos dos textos combinan lo teórico y lo auto reflexivo para desarrollar ideas relacionadas con la narración, el olvido, el trastorno afectivo bipolar y el elemento del equilibrio en los procesos de escritura y de cura. |
Palavras-chave: | Escrita Criativa Leitura Narração Cura Transtorno afetivo bipolar Escritura creativa Lectura Narración Sanación Trastorno afectivo bipolar |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Escola de Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Restrição de acesso: | Trabalho será publicado como artigo ou livro |
Prazo para liberar texto completo: | 48 meses |
Data para liberar texto completo: | 02/10/2024 |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9275 |
Data de defesa: | 27-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DIS_ANGELA_MARIA_CUARTAS_VILLALOBOS_CONFIDENCIAL.pdf | ANGELA_MARIA_CUARTAS_VILLALOBOS_DIS | 429,53 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.