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Tipo do documento: Dissertação
Título: Percepções de professores sobre o ensino de ciências nos anos iniciais
Autor: Ferreira, Valéria Oliveira 
Primeiro orientador: Lima, Valderez Marina do Rosário
Resumo: A presente pesquisa apresenta como cenário o Ensino de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Essa pesquisa teve como objetivo analisar as percepções dos professores dos anos iniciais a fim de identificar, nessas percepções, aspectos relevantes para o desenvolvimento do Ensino de Ciências. Para a efetivação dos objetivos, o estudo foi realizado com 10 professores que atuam nos anos iniciais, sendo dois professores de cada escola de uma rede privada do município de Porto Alegre. A coleta de dados ocorreu por meio de uma entrevista semiestruturada entre a pesquisadora eo professor entrevistado. Os dados coletados, referentes aos discursos dos professores, foram registrados em áudio e analisados com uma abordagem qualitativa, utilizando-se a Análise Textual Discursiva (ATD), descrita por Moraes e Galiazzi (2007), com a intenção de produzir novas compreensões sobre os discursos estudados. As categorias que emergiram do processo de Análise Textual Discursiva foram: categoria1-considerações sobre o papel do planejamento para o Ensino de Ciências nos anos iniciais sob a percepção dos professores; categoria 2- valorização da mediação docente no processo de aprendizagem; e a categoria 3-o reconhecimento pelos professores dos anos iniciais da linguagem da Ciência na formação integral do estudante. Na primeira categoria destaca-se o planejamento como sendo dinâmico flexível e em movimento, ferramenta fundamental para nortear as ações pedagógicas. Na segunda categoria, destaca-se a importância da mediação do professor como elemento central na prática educativa, como também a abordagem investigativa e contextualizada como pressuposto importante para intermediar a compreensão do conhecimento científico e da linguagem da Ciência para o entendimento da realidade e sua finalidade no cotidiano, discutido na terceira categoria. Com base no referencial teórico e na análise dos dados coletados, observou-se que cada categoria colaborou para o entendimento de aspectos que alicerçam o Ensino de Ciências nos anos iniciais a fim de contribuir para a formação integral do indivíduo do século XXI desde a mais tenra idade auxiliando-o, também, na compreensão do meio em que vive para uma ação reflexiva sobre os diferentes acontecimentos do seu cotidiano.
Abstract: This research presents the Teaching of Natural Sciences in the early years of Elementary School as a scenario. This research aimed to analyze the perceptions of teachers in the early years in order to identify, in these perceptions, relevant aspects for the development of Science Education. To achieve the objectives, the study was carried out with 10 teachers who work in the initial years, two teachers from each school in a private network in Porto Alegre. The data collection took place through a semi-structured interview previously scheduled between the researcher and the interviewed teacher. The collected data, referring to the teachers' speeches, were recorded in audio and analyzed with a qualitative approach, using the Discursive Textual Analysis (DTA), described by Moraes and Galiazzi (2007), for producing new understandings about the studied speeches. The categories that emerged from the Discursive Textual Analysis process were: category 1 - considerations about the role of planning for Science Teaching in the early years under the teachers’ perception; category 2 - valuing teaching mediation in the learning process; and category 3 - recognition by teachers of the early years of the Science language in the integral education of the student. In the first category, planning stands out as dynamic, flexible and in motion, a fundamental tool to guide pedagogical actions. In the second category, the importance of teacher mediation as a central element in educational practice stands out, as well as the investigative and contextualized approach as an important assumption to intermediate the understanding of scientific knowledge and the language of Science for the understanding of reality and its purpose in everyday life, discussed in the third category. Based on the theoretical reference and analysis of the data collected, it was observed that category collaborated to understand aspects that underlie Science Education in the early years in order to contribute to the integral formation of the 21st century individual from the earliest age, also helping to understand the environment in which they live for reflective action on the different events of daily life.
Palavras-chave: Ensino de Ciências nos anos iniciais
Formação integral
Contemporaneidade
Science teaching in the early years
Integral training
Contemporaneity
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS:ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola Politécnica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9237
Data de defesa: 24-Mar-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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