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dc.creatorSchneider, Camila-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3845171133088268por
dc.contributor.advisor1Müller, Thaísa Jacintho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9841564835844236por
dc.date.accessioned2020-08-14T14:13:28Z-
dc.date.issued2020-03-23-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9231-
dc.description.resumoEste volume apresenta o resultado de uma pesquisa sobre o ensino de Álgebra e o Pensamento Computacional no contexto do Ensino Fundamental. A questão central da pesquisa é: Como o ensino da Álgebra pode contribuir para o desenvolvimento do Pensamento Computacional nos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental? A pesquisa teve abordagem qualitativa apoiada num estudo de caso, onde a coleta de dados foi realizada por meio de atividades produzidas pelos estudantes. Participaram deste trabalho 64 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada da cidade de Porto Alegre do estado do Rio Grande do Sul. Aplicou-se ainda um questionário com perguntas abertas, que foi analisado por meio de Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontam que os estudantes compreendem as relações entre a Álgebra e o Pensamento Computacional, por meio das expressões algébricas e os algoritmos, e que o Pensamento Computacional contribui para um melhor entendimento da Álgebra. A pesquisa mostrou, também, que uma parte dos estudantes percebeu os quatro pilares do Pensamento Computacional (decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos) e sua relação com a Álgebra. Assim, o Pensamento Computacional nas aulas de matemática abriu a possibilidade de aulas de Álgebra diferentes. Contribuiu também para o aprendizado dos estudantes na disciplina e ainda, o Pensamento Computacional mostrou ser eficiente para desenvolver a ciência da computação no ensino básico.por
dc.description.abstractThe present work is a research about algebra and computational thinking in elementary school. The central research question is How can the teaching of algebra contribute to the development of computational thinking in 8th grade students. Thus, 64 students from the 8th grade of elementary school of a private school in Rio Grande do Sul participated in this study. The research had a qualitative approach and the type of research was the case study, where data collection was performed by through activities produced by the students. A questionnaire with open questions was also applied, which was analyzed through Discursive Textual Analysis (ATD). From ATD, three categories of analysis emerged. The results show that students understand the relationship between algebra and computational thinking through algebraic expressions and algorithms, and that computational thinking contributes to a better understanding of algebra. Research has also shown that some students perceive the four pillars of computational thinking as a way of relating algebra to computational thinking. Thus, computational thinking in math classes opened the possibility of different algebra classes. It also contributed to the learning of students in the subject and computational thinking proved to be efficient for developing computer science in elementary school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação em Ciências e Matemática ([email protected]) on 2020-07-14T19:10:56Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Camila Schneider_VERSÃO FINAL COM CORREÇÕES_22.5.2020.pdf: 1828827 bytes, checksum: 34ce7bf98972e3893afb75bfb14d1c3d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Lucas Martins Kern ([email protected]) on 2020-08-14T14:10:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Camila Schneider_VERSÃO FINAL COM CORREÇÕES_22.5.2020.pdf: 1828827 bytes, checksum: 34ce7bf98972e3893afb75bfb14d1c3d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-14T14:13:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Camila Schneider_VERSÃO FINAL COM CORREÇÕES_22.5.2020.pdf: 1828827 bytes, checksum: 34ce7bf98972e3893afb75bfb14d1c3d (MD5) Previous issue date: 2020-03-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/178614/Dissertac%cc%a7a%cc%83o_Camila%20Schneider_VERS%c3%83O%20FINAL%20COM%20CORRE%c3%87%c3%95ES_22.5.2020.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectPensamento computacionalpor
dc.subjectÁlgebrapor
dc.subjectComputação desplugadapor
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectComputational thinkingeng
dc.subjectAlgebraeng
dc.subjectUnplugged computingeng
dc.subjectFour pillars of computational thinkingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleO pensamento computacional e as contribuições para o estudo da álgebra no ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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