Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9228
Tipo do documento: Dissertação
Título: Contribuições da pesquisa em sala de aula para formação integral de egressos do ensino médio
Autor: Reginato, Aline Estivalet 
Primeiro orientador: Lima, Valderez Marina do Rosário
Resumo: O contexto dessa investigação é a pesquisa em sala de aula na percepção de egressos do Ensino Médio e suas contribuições para a formação integral. A questão que norteou o estudo foi: de que modo a pesquisa em sala de aula, na percepção de egressos do Ensino Médio, contribuiu para a sua formação integral? Desse modo, o objetivo foi compreender as contribuições da pesquisa em sala de aula para a formação integral de estudantes egressos do Ensino Médio. A abordagem da pesquisa foi qualitativa e a sua tipagem o estudo de caso. Os participantes foram 10 egressos de uma escola pública do sul do Brasil. Foram utilizados enquanto instrumentos para a coleta de dados, a saber: i) questionários; ii) entrevista coletiva; e iii) diário de campo. A partir das percepções dos egressos sobre atividades com pesquisa realizadas durante o período escolar, foi possível: i) identificar memórias dos egressos frente às atividades com pesquisa em sala de aula; ii) conhecer as sugestões dos egressos para com a melhoria do Ensino de Ciências e da pesquisa em sala de aula; iii) avaliar a presença das contribuições da pesquisa no cotidiano atual dos egressos do Ensino Médio. O material proveniente desses instrumentos foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva. Três categorias emergiram ao final do processo analítico, sendo elas: i) percepções dos estudantes sobre pesquisa; ii) a pesquisa em sala de aula no cotidiano dos estudantes; iii) a importância do Pibid e o Seminário Integrado para a formação pessoal. Cada categoria colaborou para compreender as contribuições da pesquisa em sala de aula para a formação integral. De tal modo, enquanto três principais considerações, expõe-se: i) no que tange aos desafios da sociedade contemporânea, a educação integral se configura como um caminho essencial a ser percorrido pelas instituições de ensino; ii) o estudante que utiliza a pesquisa em seu cotidiano vivencia situações cognitivas desafiantes e iii) as atividades com pesquisa contribuem para o protagonismo estudantil. Por fim, almeja-se contribuir para que as atividades com pesquisa possam ser desenvolvidas nas escolas, fazendo parte da vida cotidiana escolar, afim de ofertar uma Educação Integral no que se refere ao ensino de Ciências.
Abstract: The context of this investigation is classroom research on the perception of high school graduates and their contributions to comprehensive education. The question that guided the study was: how did classroom research, in the perception of high school graduates, contribute to their integral training? Thus, the objective was to understand the contributions of classroom research to the comprehensive training of students graduating from high school. The research approach was qualitative and its typing the case study. The participants were 10 graduates from a public school in southern Brazil. They were used as instruments for data collection, namely: i) questionnaires; ii) press conference; and iii) field diary. From the graduates 'perceptions about research activities carried out during the school period, it was possible to: i) identify the graduates' memories of classroom research activities; ii) to know the suggestions of the graduates to improve Science Teaching and classroom research; iii) evaluate the presence of research contributions in the current daily life of high school graduates. The material from these instruments was analyzed using Discursive Text Analysis. Three categories emerged at the end of the analytical process, namely: i) students' perceptions about research; ii) classroom research in students' daily lives; iii) the importance of Pibid and the Integrated Seminar for personal training. Each category collaborated to understand the contributions of classroom research to integral training. In such a way, as three main considerations, it is exposed: i) regarding the challenges of contemporary society, integral education is configured as an essential path to be followed by educational institutions; ii) the student who uses research in his daily life experiences challenging cognitive situations and iii) research activities contribute to student leadership. Finally, the aim is to contribute so that research activities can be developed in schools, being part of everyday school life, in order to offer Comprehensive Education with regard to science teaching.
Palavras-chave: Pesquisa em sala de aula
Análise textual discursiva
Formação integral
Classroom research
Discursive textual analysis
Integral training
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS: ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola Politécnica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9228
Data de defesa: 31-Mar-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Aline Estivalet_versaofinal_13-05-2020.pdfALINE_ESTIVALET_REGINATO_DIS1,16 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.