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Tipo do documento: Dissertação
Título: O sul : estudo sobre a transformação de um jornal impresso no Rio Grande do Sul
Autor: Brites, Fabíola Soares 
Primeiro orientador: Hohlfeldt, Antônio Carlos
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo geral investigar que valores-notícia de seleção substantivos estão presentes no jornal O Sul, por meio de um estudo de caso, e observar a transformação da publicação durante o período em que circulou na forma impressa, de julho de 2001 a abril de 2015. O objetivo específico é analisar a aposta do jornal na coluna de opinião, observando de que maneira os valores-notícia são representados nas capas e no colunismo do periódico. O caminho metodológico percorrido partiu de uma análise do conteúdo oferecido pelo jornal em nove edições, comparando suas capas com o material dos colunistas. Os resultados obtidos mostram que o jornal da Rede Pampa de Comunicação, editado em Porto Alegre, investiu na estratégia da espetacularização e promoveu inovações que mais se assemelham a invenções, como a eliminação das editorias e a utilização do ponto final nos títulos. Entre os achados de pesquisa, além da pontuação, O Sul apresentou perfil que se assemelha a jornais do século XIX, fazendo a compilação de notícias publicadas por outros jornais e também daquelas já disponíveis na internet, sem investir em reportagem própria. O jornal, cujo nome deixa clara estratégia discursiva ligada à região na qual está inserido, deu preferência para assuntos nacionais e internacionais, abandonando a proximidade geográfica como valor-notícia de seleção substantivo. A conclusão deste trabalho é que O Sul descumpre o acordo que tem com o leitor a partir do seu próprio título, tamanha é a ausência de notícias locais em suas capas, e abandona o valor-notícia de proximidade, fazendo com que territorialidade geográfica passe a ser uma questão conflitante logo após as primeiras edições. A busca pela distinção por meio dos colunistas mostra que o jornal teve uma postura contraditória, evidenciada na sua transformação ao longo dos anos. À medida em que foi aumentando o número de colunistas, O Sul passou a diminuir consideravelmente seus investimentos em matérias próprias e locais, deixando de fazer sentido para o leitor, que já tinha acesso a farto material opinativo pela internet.
Abstract: This research has the general purpose to investigate which substantive selection news values are present in the O Sul newspaper, through a case study, and to observe the transformation of the publication during the period in which it circulated in print, from July 2001 to April 2015. The specific objective is to analyze the newspaper's bet on the opinion column, noting how the news values are represented on the covers and column of the journal. The methodological path followed started from an analysis of the content offered by the newspaper in nine editions, comparing its covers with the material of the columnists. The results show that the Rede Pampa de Comunicação newspaper, published in Porto Alegre, invested in the strategy of uses of the show to attract audiences, and it promoted innovations that most resemble inventions, such as the elimination of editorials, and the use of the full stop in tittles. Among the research findings, in addition to punctuation, O Sul presented a profile that resembles 19th-century newspapers, compiling news published by other newspapers and also those already available on the internet, without investing in its report. The newspaper, whose title makes clear a discursive strategy strongly linked to the region in which it operates, gave preference to national and international affairs, completely abandoning geographical proximity as a substantive selection news value. This work concludes that O Sul newspaper disregards the agreement it has with the reader through ist own title, such as the absence of local news on its covers, and abandons the proximity news value, causing geographical territoriality to pass to be a conflicting issue right after the first editions. The search for distinction through columnists shows that the newspaper had a contradictory posture, evidenced in its transformation. As the number of columnists increased, O Sul began to considerably reduce its investments in its own and local articles, no longer making sense to the reader, who already had access to abundant opinion material on the internet
Palavras-chave: Valores-notícia
Opinião
Jornalismo rio-grandense
News value
Opinion
Journalism of the south of Brazil
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Comunicação, Arte e Design
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9194
Data de defesa: 23-Mar-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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