Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9181
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardoso, Márcia Coelho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8142924835668161por
dc.contributor.advisor1Silveira, Milene Selbach-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0483707899231728por
dc.date.accessioned2020-07-29T03:31:16Z-
dc.date.issued2020-03-27-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9181-
dc.description.resumoDevido a constante necessidade de melhorias na qualidade da educação tem ha- vido um interesse crescente em ferramentas tecnológicas que apoiem as atividades de ensino e de aprendizagem usando a abordagem centrada no aluno. Logo, o desenvolvi- mento de ferramentas que apoiem essas atividades também tem crescido. Porém, não está claro o que influencia as decisões dos professores em relação ao design de materiais de aprendizagem e como as ferramentas tecnológicas podem apoiar melhor os processos de criação dos mesmos. Além disso, pesquisas sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) têm mostrado que os professores, normalmente, não usam os AVAs em todo o seu potencial e apenas adotam um conjunto limitado de ferramentas disponibilizadas por eles. O objetivo principal desse trabalho é explorar atividades e recursos disponíveis nos AVAs e compreender como eles podem ajudar na apropriação tecnológica e no design centrado no aluno. Para tal, foi executada uma revisão sistemática da literatura e disponibilizado um questionário online sobre o assunto para professores. Em seguida, foi executada uma ins- peção semiótica nos AVAs Moodle-PUCRS e GoogleClassroom para analisar a qualidade da comunicação desses AVAs e verificar possíveis pontos de melhoria. Por fim, foram exe- cutadas de entrevistas com professores que usam esses AVAS, procurando investigar mais a fundo questões sobre apropriação tecnológica e design centrado no aluno. Os resultados desses estudos mostraram que as características de AVAs apontadas pelos professores como relevantes para a apropriação tecnológica e o design centrado no aluno são: sim- plicidade, integração dos mesmos com outras ferramentas tecnológicas, compartilhamento de conteúdo com alunos e outros professores, possibilidades de customização dos AVAS e mais meios de interação com os alunos.por
dc.description.abstractDue to the constant need for improvement in the quality of education there has been a growing interest in technology tools to support design for teaching and learning in a student-centered way. As a result, the development of tools to support such tasks has in- creased. However, it is not clear what shapes teachers’ design decisions and how tools can best support their design processes. Also, researches on Virtual Learning Environments (VLEs) have shown that teachers usually do not explore VLEs to their full potential and only adopt a limited set of the available tools. The primary goal of the present work is to explore activities and resources available in the VLEs and understand how they can support the technological appropriation and the student centered design. In order to do so, a systematic literature review was executed and an online survey was ran with teachers about this sub- ject. Then, a semiotic inspection was performed on Moodle-PUCRS and GoogleClassroom to analyse the quality of the communication of these VLEs and identify possible improve- ments to this communication. The next step was to execute interviews with teachers that used these VLEs aiming to investigate deeper on technological appropriation and student centered design. The results of these studies showed that the VLEs characteristics pointed by the teaches as relevant to the technological appropriation and student centered design are: simplicity, integration of the VLEs with other techonological tools, content sharing with the students and others teachers, customization possibilities of the VLEs and more ways of interaction with the students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Ciência da Computação ([email protected]) on 2020-05-06T16:59:32Z No. of bitstreams: 1 MÁRCIA COELHO CARDOSO_DIS.pdf: 2513188 bytes, checksum: 935a600eaae3cdbeedfffe8e876fe0a5 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Lucas Martins Kern ([email protected]) on 2020-07-29T03:21:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MÁRCIA COELHO CARDOSO_DIS.pdf: 2513188 bytes, checksum: 935a600eaae3cdbeedfffe8e876fe0a5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-29T03:31:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MÁRCIA COELHO CARDOSO_DIS.pdf: 2513188 bytes, checksum: 935a600eaae3cdbeedfffe8e876fe0a5 (MD5) Previous issue date: 2020-03-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/178433/M%c3%81RCIA%20COELHO%20CARDOSO_DIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectApropriação tecnológicapor
dc.subjectAVApor
dc.subjectDesign centrado no alunopor
dc.subjectTechnology appropriationeng
dc.subjectVLEeng
dc.subjectStudent-centereddesigneng
dc.subject.cnpqCIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleApropriação tecnológica e design centrado no aluno no contexto de ambientes virtuais de aprendizagempor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MÁRCIA COELHO CARDOSO_DIS.pdfMÁRCIA COELHO CARDOSO_DIS2,45 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.