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dc.creatorNunes, Ana Cecília Bisso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8330745192598037por
dc.contributor.advisor1Pellanda, Eduardo Campos-
dc.contributor.advisor2Canavilhas, João Manuel Messias-
dc.date.accessioned2020-07-07T11:04:35Z-
dc.date.issued2020-03-30-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9145-
dc.description.resumoEsta pesquisa parte do surgimento, retomada e revitalização de laboratórios de mídia em todo o mundo (PLOHMAN; BUTCHER, 2010; SALAVERRÍA, 2015; TANAKA, 2011) para investigar a inovação midiática, particularmente a jornalística, em contexto experimental. Para tanto, endereça os seguintes problemas de pesquisa: qual o contexto de emergência e as características dos media labs focados em mídia e/ou jornalismo?; quais as premissas dos processos de inovação destes laboratórios?; quais as características da inovação em mídia e/ou jornalismo em contexto experimental a partir da percepção dos líderes destes media labs?; e finalmente, quais as características da inovação em mídia, particularmente às relacionadas à indústria do jornalismo, em contexto experimental a partir destes laboratórios? Autores como Lavine and Wackman (1988), Fergusson (1991), Lindmark et al., (2013), Storsul e Krumsvik (2013) e Dogruel (2013; 2014; 2015) contribuem com particularidades já mapeadas da inovação midiática e jornalística. A relação com o jornalismo tem como base autores como Deuze (2008), Boczkowski (2005), Salaverría (2015), García-Avilés et al., (2019) e Posetti (2018). Do ponto de vista empírico, esta investigação parte da construção de um banco de dados de media labs, de questionário com líderes destes laboratórios e da análise documental de seus projetos. Esta pesquisa foi realizada em colaboração com a World Association of Newspapers and News Publishers (WAN-IFRA), através do Global Alliance for Media Innovation (GAMI) e identificou 123 laboratórios ativos com predominância na América Latina, América do Norte e Europa. Ainda, contou com a participação de 54 líderes de media labs, de 15 países. Como resultado, a tese propõe a emergência de quatro tipos de inovação midiáticas: (1) Inovação Criativa: essencialmente criativa-intelectual, impactando exclusivamente o conteúdo/narrativa jornalística e consumo; (2) Inovação reflexiva: organizacional ou de processo sem mediação tecnológica; (3) Inovação exploratória: apropriação de tecnologias para produção, distribuição e/ou consumo, e (4) Inovação Generativa: desenvolvimento e implementação de inovação funcional para produção, distribuição e/ou consumo. Ainda, defende que a inovação midiática, particularmente a jornalística, demanda eixos específicos de análise que partem de cinco dimensões: (1) pressupostos da inovação, (2) iniciativa inovadora, (3) cultura organizacional e estrutura (4) apropriação da inovação e (5) contribuição/resultados.por
dc.description.abstractThis research stems from the appearance, resurgence and revitalization of media labs around the world (PLOHMAN; BUTCHER, 2010; SALAVERRÍA, 2015; TANAKA, 2011), especially those focused on media and journalism, as a means to investigate media innovation, particularly when related to journalism, in an experimental context. To that end, this thesis addresses the following research problems: what is the context of emergence and the characteristics of media labs focused on media and journalism?; what are the premises of the innovation processes of these labs?; what are the characteristics of the innovation in media and/or journalism in an experimental context through the perception of the leaders of these labs?; and, finally, what are the characteristics of media innovation, particularly when connected to the journalism industry, in an experimental context through these labs? Authors such as Lavine and Wackman (1988), Fergusson (1991), Lindmark et al., (2013), Storsul and Krumsvik (2013) and Dogruel (2013; 2014; 2015) guide this research regarding alreadymapped particularities of media and journalism innovation. The relation with journalism is grounded on authors such as Deuze (2008), Boczkowski (2005), Salaverría (2015), GarcíaAvilés et al., (2019) and Posetti (2018). From a theoretical standpoint, this investigation is based on the building of a media labs database, a survey with lab leaders and a documental analysis of their projects. This research has been conducted in partnership with the World Association of Newspapers and News Publishers (WAN-IFRA), through the Global Alliance for Media Innovation (GAMI), and has identified 123 active labs, mainly in Latin America, North America and Europe. Besides that, 54 media labs leaders from 15 countries answered the survey. As a result, the thesis proposes the emergence of four types of media innovation: (1) Creative Innovation: based on creative-intellectual strategies, exclusively impacting journalistic content/narrative and consumption; (2) Reflective innovation: organizational or process innovation without technological mediation; (3) Exploratory innovation: appropriation of technologies for production, distribution and/or consumption, and (4) Generative innovation: development and implementation of functional innovation for production, distribution and/or consumption. Still, it argues that media innovation, particularly journalistic, demands specific axes of analysis that start from five dimensions: (1) assumptions of innovation, (2) innovative initiative, (3) organizational culture and structure (4) appropriation of innovation and (5) contribution / results.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2020-05-19T15:22:23Z No. of bitstreams: 1 Tese_ AnaCeciliaBissoNunes (2).pdf: 17867673 bytes, checksum: 1e0dc5764cc6ffd2da17acc55bf95725 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Clarissa Selbach ([email protected]) on 2020-07-07T10:55:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_ AnaCeciliaBissoNunes (2).pdf: 17867673 bytes, checksum: 1e0dc5764cc6ffd2da17acc55bf95725 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-07T11:04:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_ AnaCeciliaBissoNunes (2).pdf: 17867673 bytes, checksum: 1e0dc5764cc6ffd2da17acc55bf95725 (MD5) Previous issue date: 2020-03-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/178209/TES_ANA_CEC%c3%8dLIA_BISSO_NUNES_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectInovação em Jornalismopor
dc.subjectInovação em mídiapor
dc.subjectMedia labspor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectJournalism innovationeng
dc.subjectMedia innovationeng
dc.subjectMedia labseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleO que é inovação em mídia e jornalismo?: uma análise de Media Labs e seus projetospor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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