Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9122
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Alexandra Lopes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3357144602338348por
dc.contributor.advisor1Silva, Luiz Antonio de Assis Brasil e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0812059400565883por
dc.date.accessioned2020-06-12T12:45:19Z-
dc.date.issued2020-01-15-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9122-
dc.description.resumoA presente tese é composta de duas partes: uma obra criativa – um romance –, e um ensaio teórico. A intenção na elaboração do ensaio foi a de apresentar uma espécie de guia que conduzisse o leitor pelos caminhos da construção ficcional. O ponto de partida é a experiência da autora na construção da sua obra, mas fazem parte da reflexão contribuições e experiências de autores consagrados, bem como de teóricos e pensadores da literatura. O processo criativo é abordado desde o momento da concepção: o surgimento da ideia – “ou faísca inicial” –, nas palavras do escritor Luiz Antonio de Assis Brasil, passando pelo conceito de “centro” do romance, do escritor Orhan Pamuk. Na sequência, a análise concentra-se em aspectos atinentes à construção da personagem ficcional. No caso da presente obra, foram abordados aspectos relacionados à questão da língua comum entre Brasil e Portugal, tais como: a ideia de uma língua comum, a construção identitária, a importância da língua no pertencimento de si e do outro, aspectos associados à lusofonia e ao compartilhamento do idioma, bem como a construção da identidade portuguesa a partir da literatura. Neste trecho, foram importantes as ideias de Zygmunt Bauman, Homi Bhabha, Eduardo Lourenço e de Boaventura de Sousa Santos, dentre outros. Ainda no que diz respeito à construção de personagens, a autora aborda aspectos da história da arte e do papel feminino neste universo, procurando construir um panorama abrangente da participação e da importância das artistas mulheres e das suas obras, incluindo, também, perfis de mulheres artistas de diferentes épocas e habilidades artísticas.por
dc.description.abstractThis thesis comprehends two complementary books: a creative one – a novel -, and a theoretical essay. The author´s intention in the elaboration of the essay was to offer a guide that could lead the reader through the fiction paths. The starting point is the author´s personal experience in the building of her novel, but other contributions, such as the experience and thoughts of well-known writers and literature theorists and thinkers are part of the reflection. The creative process is approached from the moment of conception, or “the initial spark”, in the words of Luiz Antonio de Assis Brasil, followed by a discussion of the concept of “the center” of a novel developed by Orhan Pamuk, and by an analysis of important aspects related to the construction of the fictional character. In the specific case of the novel here presented, aspects considered important for the development of the characters were also developed, such as the importance of the common language between Brazil and Portugal, mainly, the following topics: the idea of a common language, the identity construction, the importance of the language in the construction of an idea of oneself and of the others, aspects associated with Lusophony, and language sharing, as well as the construction of a Portuguese identity from literature. In this part of the essay, the contributions of the following thinkers were of vital importance: Zygmunt Bauman, Homi K, Bhabha, Eduardo Lourenço e Boaventura de Sousa Santos. Still regarding the subject of character´s development, the author discusses aspects of Art History and the female role in this universe, seeking to build a comprehensive overview of the participation and importance of female artists and their works, also including profiles of female artists from different eras and artistic skills.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Letras ([email protected]) on 2020-03-19T20:14:07Z No. of bitstreams: 1 TESE_ Alexandra Lopes da Cunha.pdf: 1505100 bytes, checksum: 79a5abfe236699b3a5f3eaf4f492b13c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2020-06-12T12:38:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_ Alexandra Lopes da Cunha.pdf: 1505100 bytes, checksum: 79a5abfe236699b3a5f3eaf4f492b13c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-12T12:45:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_ Alexandra Lopes da Cunha.pdf: 1505100 bytes, checksum: 79a5abfe236699b3a5f3eaf4f492b13c (MD5) Previous issue date: 2020-01-15eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/178044/TES_ALEXANDRA_LOPES_DA_CUNHA_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscrita Criativapor
dc.subjectConstrução Ficcionalpor
dc.subjectLiteratura Brasileira Contemporâneapor
dc.subjectIdentidade Culturalpor
dc.subjectLíngua Portuguesapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleEntre nós, oceano : a construção de um romance a partir da ideia de uma língua comum entre Brasil e Portugalpor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo60 mesespor
dc.restricao.dataliberacao12/06/2025por
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TES_ALEXANDRA_LOPES_DA_CUNHA_CONFIDENCIAL.pdfALEXANDRA_LOPES_DA_CUNHA_TES338,73 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.