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dc.creatorGonçalves, Francisca Valda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5845919805692337por
dc.contributor.advisor1Argimon, Irani Iracema de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8353206673415560por
dc.date.accessioned2020-02-03T18:08:07Z-
dc.date.issued2019-11-27-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9083-
dc.description.resumoO objetivo geral da pesquisa foi investigar a Autocompaixão como fator de proteção dos comportamentos de Bullying em uma escola da rede pública de ensino de Porto Velho, Rondônia. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, exploratória, longitudinal, intraparticipantes, dividida em duas seções: uma teórica e uma empírica. Na seção teórica, estudo I, apresenta-se uma revisão sistemática para investigar os tipos de intervenções utilizadas com adolescentes em situação de Bullying escolar. Os resultados indicam que existem três categorias de estratégias de intervenção: 1) estratégias de intervenção - mediadas por professores e equipe escolar, por profissionais de fora da escola e por alunos. Concluiu-se que as duas primeiras categorias apresentam estratégias com boas evidências de eficácia, mas que as intervenções mediadas pelos estudantes não. Na seção empírica, Estudo II, investiga-se a relação entre fatores de Bullying e variáveis sociodemográficas, analisando os efeitos da interação tempo/grupo pós-intervenção psicoeducativa. Um total de 421 adolescentes responderam, na escola, o Questionário sociodemográfico e a Escala de Comportamentos de Bullying (ECB). Após seis meses, foram desenvolvidos três encontros de intervenção psicoeducativa com foco nos comportamentos de Bullying (1º e 2º Encontros) e com foco na Autocompaixão (3º encontro) para grupos de intervenção e controle. Nesses grupos, os adolescentes refletiram sobre as consequências do Bullying e a importância da superação pela Autocompaixão. Passados 2 meses da intervenção, a ECB foi reaplicada para todos os participantes, com a finalidade de comparar os escores de Bullying pré e pós atividade psicoeducativa. Os resultados indicam que a intervenção surtiu efeito na interação tempo/grupo em três dos quatro fatores de Bullying: cyberbullying (F (1, 219) = 8,10, p = 0,005); bullying relacional (F (1, 214) = 8,54, p = 0,004); bullying físico (F (1, 215) = 7,14, p = 0,008) no grupo intervenção. No quarto fator, bullying verbal, não foi observado o efeito da interação tempo/grupo (F (1, 217) = 3,30, p = 0,070), apenas tendência de redução no grupo intervenção. Não houve efeito em relação às variáveis “idade” e “sexo”. A comparação das médias das variáveis sociodemográficas resultou em diferença significativa entre os grupos, indicando maior uso de bebidas t (198,36) = -2,974, p = 0,003 e conhecimento dos locais de venda de drogas t (296) = -0,448, p = 0,654 no grupo intervenção. Em continuação à seção empírica, o estudo III objetivou investigar as narrativas de Bullying e a expressão da Autocompaixão como possível estratégia de enfrentamento em adolescentes. Os dados coletados por escrito no 3º Encontro Psicoeducativo foram categorizados com base na Análise de Conteúdo de Bardin. As instruções fornecidas para elaboração dos depoimentos basearam a organização de quatro categorias: 1) vivências de bullying; 2) motivos para o bullying; 3) consequências do bullying; 4) estratégias de enfrentamento e expressões autocompassivas. Os resultados sugerem que 61,7% dos adolescentes presenciaram comportamentos de bullying. Características físicas foram percebidas como principal motivo para realização de bullying. Sentimentos negativos e sintomas psicossomáticos foram consequências relatadas. Os adolescentes reportaram formas de autocompaixão como recurso de enfrentamento antes da intervenção. As implicações desses achados e a utilização de intervenções psicoeducativas sobre Bullying e Autocompaixão são discutidas. A principal contribuição desta pesquisa é apresentar uma proposta de intervenção para o Bullying, a qual pode ser conduzida no próprio ambiente escolar e com evidências de redução desses comportamentos. Nesse sentido, preenche uma lacuna de estudos com foco na prevenção secundária, servindo de modelo para demais práticas voltadas à prevenção primária.por
dc.description.abstractThe main objective of the research was to investigate the Self-Compassion as a protective factor of the behaviors of bullying in a public education system in Porto Velho, Rondônia, the sample consisted in students between 12 and 16 years old. A quantitative, exploratory, longitudinal, intraparticipant research was organized into two sections: a theoretical and an empirical. In the theoretical section, study I, we present a systematic review to investigate the types of interventions used with adolescents in school bullying. The results indicate that there are three categories of intervention strategies: 1) intervention strategies - mediated by teachers and school staff, by outsider professionals and by students. It was concluded that the first two categories show strategies with good evidence of efficacy, but that student-mediated interventions do not. In the empirical section, Study II, we investigate the relationship between bullying factors and sociodemographic variables, analyzing the effects of time / group interaction after psychoeducational intervention. 421 adolescents answered the sociodemographic questionnaire and the Bullying Behavior Scale (BBS) at school. After six months, three psychoeducational intervention meetings were developed focusing on bullying behaviors (1st and 2nd Encounters) and focusing on self-compassion (3rd Encounter) for intervention and control groups. In these groups, adolescents reflected on the consequences of bullying and the importance of overcoming self-compassion. Two months after the intervention, ECB was reapplied to compare pre and post psychoeducational bullying scores. The results indicate that the intervention had an effect on time / group interaction in three of the four bullying factors: cyberbullying (F (1, 219) = 8.10, p = 0.005); relational bullying (F (1, 214) = 8.54, p = 0.004); physical bullying (F (1, 215) = 7.14, p = 0.008) in the intervention group. In the fourth factor, verbal bullying, the effect of the interaction time / group was not observed (F (1, 217) = 3.30, p = 0.070), only reduction tendency in the intervention group. There was no effect on age and gender. Comparison of the means of sociodemographic variables resulted in a significant difference between the groups, indicating greater use of beverages t (198.36) = -2.974, p = 0.003 and knowledge of drug sales locations t (296) = 0.448, p = 0.654 in the intervention group. In continuation to the empirical section, Study III aimed to investigate bullying narratives and the expression of self-compassion as a possible coping strategy in adolescents. The data collected in writing at the 3rd Psychoeducational meeting were categorized based on the Bardin Content Analysis. The instructions provided for the preparation of the statements based on the organization of four categories: 1) bullying experiences; 2) reasons for bullying; 3) consequences of bullying; 4) coping strategies and self-compassionate expressions. The results suggest that 61.7% of adolescents witnessed bullying behaviors. Physical attributes were perceived as the main reason for bullying. Negative feelings and psychosomatic symptoms were reported consequences. The adolescents reported forms of self-compassion as a coping resource, before the intervention. The implications of these findings and the use of psychoeducational interventions on bullying and self-compassion are discussed. The main contribution of this research is to present an intervention proposal for bullying, which can be conducted in the school environment and with evidence of reduction of these behaviors. In this sense, it fills a gap of studies focused on secondary prevention, serving as a model for other practices aimed at primary prevention.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Psicologia ([email protected]) on 2020-01-27T20:08:27Z No. of bitstreams: 1 Tese Francisca V Gonçalves_versãofinal.pdf: 4138649 bytes, checksum: 466e337dd957e473ea4329612467c4a9 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2020-02-03T17:57:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Francisca V Gonçalves_versãofinal.pdf: 4138649 bytes, checksum: 466e337dd957e473ea4329612467c4a9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-03T18:08:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Francisca V Gonçalves_versãofinal.pdf: 4138649 bytes, checksum: 466e337dd957e473ea4329612467c4a9 (MD5) Previous issue date: 2019-11-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/177550/TES_FRANCISCA_VALDA_GONCALVES_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Ciências da Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBullyingpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectAutocompaixãopor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectPsicoeducaçãopor
dc.subjectSchooleng
dc.subjectSelf-Compessioneng
dc.subjectAdolescentseng
dc.subjectPsychoeducationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleBullying na escola e a virtude da autocompaixão : psicoeducação com adolescentespor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo60 mesespor
dc.restricao.dataliberacao03/02/2025por
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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