Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9012
Document type: Dissertação
Title: Caracterização dos potenciais evocados auditivos de longa latência em crianças com dislexia
Author: Rocha, Vanessa Onzi 
Advisor: Buchweitz, Augusto
Abstract (native): INTRODUÇÃO: A dislexia do desenvolvimento (DD) é a dificuldade inesperada de ler com fluência e acurácia. O aprendizado da leitura não é natural para o ser humano, diferentemente da aquisição da linguagem oral; desta forma, a DD é um subproduto desta invenção humana, a escrita. A aprendizagem da leitura, entretanto, alicerça-se no desenvolvimento da linguagem oral, por meio da consciência da relação entre sons e símbolos (consciência fonológica) e do vocabulário. A partir deste entendimento da importância da consciência dos sons da linguagem oral, investigar o processamento auditivo central em crianças com dislexia do desenvolvimento pode ajudar a desvelar associações entre a dificuldade inesperada de aprender a ler e possíveis déficits de processamento auditivo central, bem como diferenças associadas a mecanismos de processamento auditivo central na DD. Nesse sentido, as latências e amplitudes de ondas representam o tempo, em milissegundos, que a informação levou para ser processada e a quantidade de estrutura neuronal envolvida na resposta, respectivamente. OBJETIVO: investigar as latências e amplitudes das ondas geradas pelos potenciais evocados auditivos de longa latência em um grupo de crianças com diagnóstico de dislexia do desenvolvimento. MATERIAIS E MÉTODOS: 28 crianças com diagnóstico de dislexia participaram do estudo. Foram investigados os componentes P1, N1, P2, N2, P300 e MMN, com o equipamento Masbe, através de fones de inserção, com estímulo não verbal, sendo sempre analisados por dois avaliadores. CONCLUSÃO: Não foi encontrada diferença estatística ao comparar a orelha direita e esquerda, dado aponta para a viabilidade da avaliação binaural. Não foram encontradas diferenças significativas ao comparar os grupos de dislexia unicamente e dislexia associado ao déficit de atenção, o que indica que falhas atencionais não são um viés para esse tipo de estudo.
Abstract (english): INTRODUCTION: Developmental dyslexia (DD) is the unexpected difficulty of reading with fluency and accuracy. Learning of reading is not natural for the human being, unlike the acquisition of oral language; in this way, DD is a by-product of this human invention, writing. The learning of reading, however, is based on the development of oral language, through the awareness of the relationship between sounds and symbols (phonological awareness) and vocabulary. From this understanding of the importance of awareness of oral language sounds, investigating central auditory processing in children with developmental dyslexia may help to uncover associations between the unexpected difficulty of learning to read and possible deficits in central auditory processing as well as associated differences to central auditory processing mechanisms in DD. In this sense, latencies and wave amplitudes represent the time, in milliseconds, that the information took to be processed and the amount of neuronal structure involved in the response, respectively. OBJECTIVE: to investigate the latencies and amplitudes of the waves generated by long-latency auditory evoked potentials in a group of children diagnosed with developmental dyslexia. METHODS: 28 children with a diagnosis of dyslexia participated in the study. The components P1, N1, P2, N2, P300 and MMN were investigated with the MASBE ATC Plus (Contronic) and used the earphones inserted, with stimulus tone burst for the tests. And were always analyzed by two evaluators. CONCLUSION: No statistical difference was found when comparing the right and left ears, given the feasibility of binaural evaluation. No significant differences were found when comparing the dyslexia groups alone and dyslexia associated with attention deficit, indicating that attention failures are not a bias for this type of study.
Keywords: Potenciais Evocados Auditivos
Dislexia
Potencial Evocado P300
Audição
Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade
Evoked Potentials
Auditory
Dyslexia
Event-Related Potentials
P300
Hearing
Attention Deficit Disorder with Hyperactivity
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Medicina
Program: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Time to release fulltext: 60 meses
Date to release fulltext: 07/11/2024
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9012
Issue Date: 25-Mar-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS_VANESSA_ONZI_ROCHA_CONFIDENCIAL.pdfVANESSA_ONZI_ROCHA_DIS378.5 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.