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Tipo do documento: Tese
Título: Psychological trauma : from concept to physiological markers
Autor: Rigoli, Marcelo Montagner 
Primeiro orientador: Kristensen, Christian Haag
Resumo: Estresse e Trauma Psicológico são conceitos guarda-chuva que abrigam diversas características e consequências. Dada a complexidade de ambos os fenômenos ainda não há um consenso sobre suas definições e operacionalização. Assim se faz importante uma melhor compreensão de seus conceitos e marcadores. Dois fenômenos são dependentes desses conceitos, os Maus-Tratos na Infância e o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). O primeiro pode se dar na forma de abuso físico, abuso sexual, abuso psicológico e negligência e gera consequências fisiológicas e psicológicas importantes que reverberam ao longo da vida. O TEPT é um transtorno mental derivado da incapacidade de se recuperar de um evento traumático. Suas características são a revivência do trauma, evitação de situações que relembrem o evento ou provocam ansiedade, alterações negativas nas cognições e humor, e excitabilidade aumentada. O TEPT também gera importantes consequências fisiológicas. Ambos os fenômenos afetam especialmente o Sistema Nervoso Autônomo. Essas alterações podem ser mensuradas através da Frequência Cardíaca e da Variabilidade da Frequência Cardíaca. Ainda que se saiba que uma maior FC e menor VFC estejam associados a prejuízos na saúde e ao estresse, não existe consenso sobre os marcadores psicofisiológicos dos maus-tratos na infância ou do trauma psicológico. Assim, o objetivo do presente estudo é investigar as distinções conceituais do Trauma Psicológico e psicofisiológicas do maus-tratos na infância e do TEPT. Esta tese é composta de (1) uma introdução aos principais conceitos utilizados no desenvolvimento desta pesquisa; (2) uma revisão teórica sobre os fundamentos conceituais do Trauma Psicológico; (3) um seção empírica sobre as consequências na adultez dos maus-tratos durante a infância na fisiologia, personalidade e sintomatologia; (4) uma segunda sessão empírica sobre os marcadores biológicos na psicofisiologia de pacientes com TEPT. Os resultados encontrados indicam que tanto a experiência de adversidades na infância como o desenvolvimento de TEPT na adultez apresentam consequências fisiológicas distintas de outros transtornos mentais e experiências. Naqueles que foram expostos a estressores na infância foi possível detectar uma menor variabilidade da frequência cardíaca, bem como uma maior propensão ao traço de personalidade de neuroticísmo e sintomatologia psiquiátrica. Quando comparados participantes com e sem o diagnóstico de TEPT foram encontradas diferenças significativas na variabilidade de frequência cardíaca, sendo os primeiros com menor índice. Esses dados indicam uma vulnerabilidade biológica associada a presença de estressores precoces e ao TEPT.
Abstract: Stress and Psychological Trauma are umbrella-like concepts that harbor several characteristics and consequences. Given the complexity of both phenomena there is still no consensus on their definitions and operationalization. Thus, a better understanding of their concepts and markers is important. Two phenomena are dependent on these concepts, Child Maltreatment and Posttraumatic Stress Disorder (PTSD). The former can occur in the form of physical abuse, sexual abuse, psychological abuse and neglect, and generates important physiological and psychological consequences that reverberate throughout life. PTSD is a mental disorder derived from the inability to recover from a traumatic event. Its characteristics are the reliving of trauma, avoidance of situations that reminisce the event or provoke anxiety, negative changes in cognitions and mood, and increased excitability. PTSD also has important physiological consequences. Both phenomena especially affect the Autonomic Nervous System. These changes can be measured through Heart Rate and Heart Rate Variability. Although higher HR and lower HRV are known to be associated with health and stress impairment, there is no consensus on the psychophysiological markers of childhood maltreatment or psychological trauma. Thus, the objective of the present study is to investigate the conceptual distinctions of the Psychological Trauma and psychophysiological makers of child maltreatment and PTSD. This thesis is composed of (1) an introduction to the main concepts used in the development of this research; (2) a theoretical review on the conceptual foundations of Psychological Trauma; (3) an empirical section on the consequences in adulthood of child maltreatment in physiology, personality and symptomatology; (4) a second empirical session on biological markers in the psychophysiology of patients with PTSD. The results indicate that both the experience of childhood adversities and the development of PTSD in adulthood have different physiological consequences from other mental disorders and experiences. In those who were exposed to stressors in childhood it was possible to detect a lower heart rate variability, as well as a greater propensity to the personality trait of neuroticism and psychiatric symptomatology. When comparing participants with and without the diagnosis of PTSD, significant differences were found in heart rate variability, with the first with the lowest index. These data indicate a biological vulnerability associated with the presence of early stressors and PTSD.
Palavras-chave: Trauma Psicológico
Transtorno de Estresse Pós-Traumático
Psicofisiologia
Maus-Tratos na Infância
Variabilidade de Frequência Cardíaca
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Ciências da Saúde e da Vida
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 60 meses
Data para liberar texto completo: 21/10/2024
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8958
Data de defesa: 28-Fev-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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