Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/891
Document type: Dissertação
Title: Relação entre estilos parentais, personalidade e regulação emocional na condição de bullying em adolescentes
Author: Barrios, Alejandro José Mena 
Advisor: Arteche, Adriane Xavier
Abstract (native): O presente estudo teve como objetivo investigar a relação entre estilos parentais, personalidade e regulação emocional no processo de bullying em adolescentes através da realização de dois estudos, sendo um teórico e um empírico. No estudo teórico foi realizada uma revisão sistemática sobre a relação entre estilos parentais e bullying. Os resultados dos catorze artigos incluídos na revisão indicaram que a maior parte dos estudos revisados encontraram uma associação significativa entre estilos e práticas/parentais e bullying em crianças e adolescentes. O estudo empírico teve como objetivo investigar a associação entre estilos parentais, personalidade e regulação emocional nas diferentes condições de bullying: bullying extremo, abusador, observador passivo, observador ativo e abusado. A amostra foi formada por 423 participantes (57% mulheres e 43% homens). Os participantes responderam ao Questionário de dados sócio demográficos, Questionário Multimodal de Interação Escolar (CMIE-III) para avaliar bullying, Escala de estilos parentais Exigência e Responsividade, Escala de Dificuldades de Regulação Emocional (DERS) e Bateria Fatorial de Personalidade (BFP). Observou-se correlação estatisticamente significativa entre estilos parentais e os fatores abusador e bullying extremo, além de ter-se observado associação significativa entre o fator neuroticismo de personalidade e dificuldades de regulação emocional no fator bullying extremo e abusado.
Abstract (english): As a part of the theoretical study of this research, a systematic review of the literature on bullying and its correlations with parental styles, personality and emotional regulation was realized. Through fourteen papers included on this systematic review, we could verify a significant correlation between parental styles/parental practices and bullying. Simultaneously, the empirical part of this research aimed to study the correlation between parental styles, personality and emotional regulation among bullying factors (extreme bullying, bullying, active bystander, passive bystander and victim). The sample consisted of 423 participants (53% women, 47 men). Participants answered to a Socio demographic questionnaire, a bullying questionnaire (CMIE-II), a parental styles questionnaire and an emotional regulation test based on the Big Five taxonomy (BFP). We could verify a significant correlation between parental styles and the bullying factors: bullying and bullied. Moreover, a correlation was observed between the neuroticism personality factor and emotional deregulation among extreme bullying and abused factors.
Keywords: PSICOLOGIA
RELAÇÕES PARENTAIS
BULLYING
COMPORTAMENTO
PERSONALIDADE
EMOÇÕES
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Psicologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: BARRIOS, Alejandro José Mena. Relação entre estilos parentais, personalidade e regulação emocional na condição de bullying em adolescentes. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/891
Issue Date: 24-Feb-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
464025.pdfTexto Completo1.88 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.