Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/891
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarrios, Alejandro José Mena-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4472477P0por
dc.contributor.advisor1Arteche, Adriane Xavier-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769989A9por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:22:27Z-
dc.date.available2014-12-12-
dc.date.issued2014-02-24-
dc.identifier.citationBARRIOS, Alejandro José Mena. Relação entre estilos parentais, personalidade e regulação emocional na condição de bullying em adolescentes. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/891-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo investigar a relação entre estilos parentais, personalidade e regulação emocional no processo de bullying em adolescentes através da realização de dois estudos, sendo um teórico e um empírico. No estudo teórico foi realizada uma revisão sistemática sobre a relação entre estilos parentais e bullying. Os resultados dos catorze artigos incluídos na revisão indicaram que a maior parte dos estudos revisados encontraram uma associação significativa entre estilos e práticas/parentais e bullying em crianças e adolescentes. O estudo empírico teve como objetivo investigar a associação entre estilos parentais, personalidade e regulação emocional nas diferentes condições de bullying: bullying extremo, abusador, observador passivo, observador ativo e abusado. A amostra foi formada por 423 participantes (57% mulheres e 43% homens). Os participantes responderam ao Questionário de dados sócio demográficos, Questionário Multimodal de Interação Escolar (CMIE-III) para avaliar bullying, Escala de estilos parentais Exigência e Responsividade, Escala de Dificuldades de Regulação Emocional (DERS) e Bateria Fatorial de Personalidade (BFP). Observou-se correlação estatisticamente significativa entre estilos parentais e os fatores abusador e bullying extremo, além de ter-se observado associação significativa entre o fator neuroticismo de personalidade e dificuldades de regulação emocional no fator bullying extremo e abusado.por
dc.description.abstractAs a part of the theoretical study of this research, a systematic review of the literature on bullying and its correlations with parental styles, personality and emotional regulation was realized. Through fourteen papers included on this systematic review, we could verify a significant correlation between parental styles/parental practices and bullying. Simultaneously, the empirical part of this research aimed to study the correlation between parental styles, personality and emotional regulation among bullying factors (extreme bullying, bullying, active bystander, passive bystander and victim). The sample consisted of 423 participants (53% women, 47 men). Participants answered to a Socio demographic questionnaire, a bullying questionnaire (CMIE-II), a parental styles questionnaire and an emotional regulation test based on the Big Five taxonomy (BFP). We could verify a significant correlation between parental styles and the bullying factors: bullying and bullied. Moreover, a correlation was observed between the neuroticism personality factor and emotional deregulation among extreme bullying and abused factors.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:22:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 464025.pdf: 1923497 bytes, checksum: 106513d1654b754075bda219919ae6aa (MD5) Previous issue date: 2014-02-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7647/464025.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIApor
dc.subjectRELAÇÕES PARENTAISpor
dc.subjectBULLYINGpor
dc.subjectCOMPORTAMENTOpor
dc.subjectPERSONALIDADEpor
dc.subjectEMOÇÕESpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleRelação entre estilos parentais, personalidade e regulação emocional na condição de bullying em adolescentespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
464025.pdfTexto Completo1,88 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.