Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8913
Tipo do documento: Tese
Título: As tendências da proteção social na interface serviço social e educação escolarizada : análise crítica da produção acadêmica
Autor: von Dentz, Marta 
Primeiro orientador: Kern, Francisco Arseli
Resumo: Esta tese objetiva produzir um diagnóstico crítico acerca das tendências da proteção social na interface Serviço Social e Educação Escolarizada, procurando identificar as concepções que as permeiam na literatura acadêmica. Consideramos, como possibilidade para pensar a proteção social nesta interface, a educação básica pública brasileira como um terreno de trabalho dos profissionais Assistentes Sociais. O estudo é realizado em torno da questão fundamental: Que concepções e sentidos da proteção social são produzidos nas pesquisas contemporâneas considerando a interface Serviço Social e Educação Escolarizada? E, ainda, quais são as tendências e reconfigurações da proteção social nesta interface? Do ponto de vista metodológico, propomos a realização de um recorte analítico priorizando uma leitura diagonal de produções científicas dos Programas de Pós-graduação considerados de excelência tanto da área de Serviço Social quanto da Educação (conceito CAPES 6 e 7), delimitando as produções que circundam a objetividade deste estudo e que tangenciam políticas de escolarização alternativas para contextos de vulnerabilidade social. Sinalizamos que fazem parte deste recorte analítico as três últimas avaliações da CAPES, a saber: 2010, 2013 e 2017. A pesquisa aponta para um posicionamento estratégico da Educação Escolarizada dimensionada pela concepção de proteção social com ênfase no “cuidado”, “no acolhimento”, sugerindo “um mundo seguro” enfatizado pela “escola que protege”. Nosso estudo sublinha, então, à crítica necessária e devida ao relativismo que vem sendo incorporado à proteção social pelo Estado e materializado na interface salientada, uma vez que as ancoragens da proteção social engendradas, sobretudo no lócus da Educação Escolarizada, são mobilizadas de forma desvinculada da garantia efetiva e emancipatória do direito à educação. Outrossim, a pesquisa sustenta que a proteção social vem se reconfigurando contemporaneamente, diluindo-se e ressignificando-se, tornando-se, portanto, não somente um aparato político de Estado, mas um modo de vida indicando para o “ethos” da proteção social.
Abstract: This thesis aims to produce a critical diagnosis about the tendencies of social protection in the Social Service and School Education interface, trying to identify the conceptions that permeate them in the academic literature. We consider, as a possibility to think about social protection in this interface, the Brazilian public basic education as a field of work of the Social Welfare professionals. The study is carried out around the fundamental question: What conceptions and meanings of social protection are produced in contemporary research considering the Social Work and School Education interface? And, what are the trends and reconfigurations of social protection in this interface? From the methodological point of view, we propose the accomplishment of an analytical cut prioritizing a diagonal reading of scientific productions of the Postgraduate Programs considered of excellence of both Social Service and Education (CAPES concept 6 and 7), delimiting the productions that surround the objectivity of this study and that tangentiate alternative schooling policies for contexts of social vulnerability. We note that the three last evaluations of CAPES are part of this analytical review, namely: 2010, 2013 and 2017. The research points to a strategic positioning of the School Education dimensioned by the conception of social protection with emphasis on "care", "in the host", suggesting "a safe world" emphasized by the "school that protects". Our study then stresses the necessary and due criticism of relativism that has been incorporated into social protection by the State and materialized in the interface highlighted since the anchorages of social protection engendered, especially at the locus of School Education, are mobilized in a way that is unrelated to guarantee an effective and emancipatory guarantee of the right to education. Moreover, the research maintains that social protection has been reconfiguring itself at the same time, diluting and resigning itself, becoming, therefore, not only a political apparatus of state, but a way of life indicating to the "ethos" of social protection.
Cette thèse a pour objectif de produire un diagnostic critique sur les tendances de la protection sociale dans l'interface Service social et éducation scolaire, en essayant d'identifier les conceptions qui les imprègnent dans la littérature académique. Nous considérons, comme une possibilité de réflexion sur la protection sociale dans cette interface, l’éducation de base publique brésilienne comme un domaine de travail des professionnels de la protection sociale. L'étude est menée autour de la question fondamentale: quelles conceptions et significations de la protection sociale sont développées dans les recherches contemporaines en considérant l'interface Service social et Education scolaire? Et quelles sont les tendances et les reconfigurations de la protection sociale dans cette interface? Du point de vue méthodologique, nous proposons la réalisation d’une coupure analytique donnant la priorité à une lecture diagonale des productions scientifiques des programmes de troisième cycle considérés d’excellence du service social et de l’éducation (concepts CAPES 6 et 7), délimitant les productions l'objectivité de cette étude et qui tangent les politiques d'éducation alternative dans des contextes de vulnérabilité sociale. Nous notons que les trois dernières évaluations de CAPES font partie de cette revue analytique, à savoir: 2010, 2013 et 2017. La recherche pointe vers un positionnement stratégique de l'éducation scolaire définie par la conception de la protection sociale en mettant l'accent sur "la prise en charge", "dans l'hôte" , suggérant "un monde sûr" souligné par "l'école qui protège". Notre étude insiste ensuite sur les critiques nécessaires et justifiées du relativisme qui ont été intégrées à la protection sociale par l’État et se sont matérialisées dans l’interface mise en évidence depuis que les ancrages de la protection sociale engendrés, en particulier au niveau de l’éducation scolaire, sont mobilisés d’une manière qui n’a aucun rapport avec garantir une garantie effective et émancipatrice du droit à l'éducation. En outre, la recherche affirme que la protection sociale s'est reconfigurée en même temps, se diluant et se résignant. Par conséquent, devenir non seulement un appareil d’État politique, mais un mode de vie indiquant l’éthique de la protection sociale.
Palavras-chave: Serviço Social
Educação Escolarizada
Proteção Social
Social Work
School Education
Social Protection
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8913
Data de defesa: 9-Set-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Marta von Dentz.pdfMARTA_VON_DENTZ_TES3,16 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.