Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8912
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHecktheuer, Daniel Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8031285141573873por
dc.contributor.advisor1Santos, Carlos Alexandre dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3673205205402807por
dc.date.accessioned2019-10-03T12:11:13Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8912-
dc.description.resumoA geração de energia elétrica por meio de sistemas descentralizados representa um importante instrumento para a universalização do acesso à energia elétrica, principalmente em localidades isoladas. Para alcançar este objetivo, o desenvolvimento de sistemas de geração de energia elétrica que utilizam combustíveis renováveis apresenta-se como uma alternativa atraente em função das questões econômicas e ambientais. O presente trabalho tem como objetivo análisar o desempenho de um grupo motor-gerador, com potência nominal de 13,2 kW a 3600 rpm, originalmente projetado para operar com diesel comercial, quando abastecido com diferentes tipos de combustíveis. As condições de ensaios foram baseadas na norma ABNT NBR ISO 1585 e consistiram em avaliar óleos diesel S10 e S500 com diferentes misturas ternárias diesel/biodiesel/etanol, submetidas a diferentes potências aplicadas ao gerador, variando entre 25%, 50% e 75% da potência nominal. Foram analisados parâmetros de temperatura do óleo lubrificante, rotação, potência, torque e consumo de combustível entre as diferentes misturas, especificando seus consumos específicos. Os resultados obtidos mostraram que 2% de etanol anidro é o percentual máximo de adição na mistura. As misturas com 30% de biodiesel e 2% de etanol apresentaram maior semelhança com as comerciais sem comprometer o desempenho. Não foram encontradas variações nos comparativos das variáveis estudadas entre o diesel S10 e S500, devendo ser priorizado a utilização da opção S10 por conter menor teor de enxofre.por
dc.description.abstractThe electric power generation by decentralized systems represents an important instrument for universalizing the access to electricity, especially in isolated locations. To achieve this goal, electric energy generation system development using renewable fuels represents an attractive alternative due to economic and environmental aspects. The present work focuses on the performance analysis of a diesel engine-generator group, 13.2 kW nominal power at 3600 rpm, originally designed to operate with commercial diesel, when fueled with different types of fuels. The test conditions were based on the ABNT NBR ISO 1585 standard consisting on evaluation of S10 and S500 diesel oils with different diesel/biodiesel/ethanol ternary blends, submitted to different power applied to the generator, varying between 25%, 50% and 75% of the nominal power. Parameters such as lubricating oil temperature, rotation, power, torque and fuel consumption between the different blends were analyzed, specifying their specific consumption. The results showed that 2% of anhydrous ethanol is the maximum percentage of addition in the mixtureThe mixtures with 30% of biodiesel and 2% of ethanol presented the highest similarity with the commercial diesel without compromising performance. No variations were found in the comparative variables studied between the S10 and S500 diesel, and the use of the S10 option should be prioritized due to the lowest sulfur content.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Engenharia e Tecnologia de Materiais ([email protected]) on 2019-09-26T20:49:07Z No. of bitstreams: 1 TESE FINAL.pdf: 2491013 bytes, checksum: dd70cbe96bc93efd4b04c955de4e6341 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2019-10-03T11:58:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE FINAL.pdf: 2491013 bytes, checksum: dd70cbe96bc93efd4b04c955de4e6341 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-03T12:11:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE FINAL.pdf: 2491013 bytes, checksum: dd70cbe96bc93efd4b04c955de4e6341 (MD5) Previous issue date: 2019-08-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/176605/TES_DANIEL_ALMEIDA_HECKTHEUER_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGrupo Motor-Geradorpor
dc.subjectDesempenhopor
dc.subjectDieselpor
dc.subjectBiodieselpor
dc.subjectEtanolpor
dc.subjectMisturas Ternáriaspor
dc.subjectEngine-Generator Groupeng
dc.subjectPerformanceeng
dc.subjectDieseleng
dc.subjectBiodieseleng
dc.subjectEthanoleng
dc.subjectTernary Blendseng
dc.subject.cnpqENGENHARIASpor
dc.titleAnálise de desempenho de um grupo motor-gerador ciclo diesel abastecido com diesel S10, diesel S500 e misturas com biodiesel e etanolpor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo60 mesespor
dc.restricao.dataliberacao03/10/2024por
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TES_DANIEL_ALMEIDA_HECKTHEUER_CONFIDENCIAL.pdfDANIEL_ALMEIDA_HECKTHEUER_TES653,48 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.