Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8742
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Maria Elisabete-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1128742380126193por
dc.contributor.advisor1de la Fare, Mónica-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8645512477692006por
dc.date.accessioned2019-06-24T13:56:10Z-
dc.date.issued2019-03-27-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8742-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa que analisou a trajetória universitária e profissional de estudantes egressos do primeiro e único Curso de Pedagogia com ênfase em Educação Popular dessa Universidade Privada de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no período de 2006 a 2009. O estudo foi respaldado pelo uso de constructos da Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu (principalmente trajetória social, habitus, capital cultural e estratégia); assim como pelos desdobramentos e contrapontos dessa teorização elaborados por Bernard Lahire e outros autores brasileiros (Nadir Zago, Maria Alice Nogueira, Cláudio Nogueira, Maria Jacinto Setton, entre outros). A metodologia adotada combinou o uso de dados de caráter qualitativo e quantitativo, a fim de analisar os processos que contribuíram com o acesso à Educação Superior e obtenção de diploma universitário, por parte de estudantes oriundos das classes populares. Além disso, buscou-se também identificar aspectos das trajetórias profissionais desses egressos, após a aquisição do capital cultural institucionalizado (diploma). Foram construídos dados, a partir da análise de documentos, de questionário respondido por quatorze (14) egressos do Curso de Pedagogia com ênfase em Educação Popular, no período delimitado, e de entrevistas com dez (10) dessas pedagogas. O estudo possibilitou uma análise das trajetórias universitárias e profissionais de modo a visualizar as mudanças ocorridas - considerando seu contexto no âmbito das políticas educacionais no país no cenário atual - a partir da passagem pela formação de nível superior. Os resultados, fundamentados nas análises do material empírico, são reveladores de trajetórias sociais ascendentes evidenciadas pela ampliação das possibilidades de atuação na docência, condições de trabalho, assim como, em relação à construção de capital cultural incorporado e objetivado, por meio do diploma e ascensão profissional. Nessa perspectiva, a satisfação e a confiança, em relação à carreira profissional e as possibilidades de ampliação da formação docente, revelam que o Curso de Pedagogia com ênfase em Educação Popular foi o ponto de partida na (trans)formação das trajetórias sociais das egressas (predominantemente mulheres). Comprova-se, portanto, que a parceria interinstitucional entre o Conselho Municipal de Educação (CME) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em uma Universidade privada de Porto Alegre e a entidade comunitária Associação dos Educadores Populares (AEPPA), contribuíram para a consolidação de uma política pública, na perspectiva da formação universitária crítica, tendo em vista, as desigualdades econômicas e sociais existentes.por
dc.description.abstractEse trabajo presenta los resultados de una investigación que analizó la trayectoria universitaria y profesional de estudiantes egresados del primero y único Curso de Pedagogía con énfasis en Educación Popular de una universidad privada de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, en el período de 2006 a 2009. El estudio se apropia interpretativamente de algunos de los conceptos de la Teoría de los Campos, de Pierre Bourdieu, tales como: trayectoria social, habitus, capital cultural, estrategia y también toma como referencia los desarrollos y usos de esa teoría realizados por autores brasileros (Nadir Zago, Maria Alice Nogueira, Cláudio Nogueira, Maria Jacinto Setton, entre otros). También se retoman críticas y contrapuntos con la teoría bourdieusiana, a partir de las contribuciones de los estudios de Bernard Lahire. La metodología adoptada combina datos cualitativos y cuantitativos, con el fin de analizar los procesos que contribuyeron con la inserción y la permanencia de estudiantes oriundos de la clase popular en la Educación Superior. Además, analiza sus efectos en las trayectorias profesionales tras la adquisición del capital cultural institucionalizado (diploma). Se construyeron datos, por medio del análisis de documentos, de cuestionarios respondidos por catorce (14) egresados del Curso de Pedagogía, con énfasis en Educación Popular, en el período delimitado, y de entrevistas con diez (10) de esas pedagogas. El estudio posibilitó un análisis de las trayectorias universitarias y profesionales de egresados, con el fin de visualizar los movimientos ocurridos - considerando su contexto, en el ámbito de las políticas educativas en el país y en el escenario actual - a partir del paso por la formación de nivel superior. Los resultados, basados en el análisis del material empírico, son reveladores de trayectorias sociales ascendentes, evidenciadas por la expansión de las posibilidades de actuar en la docencia, las mejoras, en relación a la condición ocupacional de las egresas, así como en relación, con la construcción de capital cultural incorporado, a través de diploma. En esa perspectiva, la satisfacción y la confianza, en relación a la carrera profesional y las posibilidades de ampliación de la formación docente, revelan que el Curso de Pedagogía con énfasis en Educación Popular fue el punto de partida en la (trans) formación de las trayectorias sociales de tales egresadas (la mayoría mujeres). Por lo tanto, se evidencia que la asociación interinstitucional entre el Consejo Municipal de Educación (CME) y el Consejo Municipal de los Derechos de los Niños y Adolescentes (CMDCA), una universidad privada de Porto Alegre y la Asociación de Entidades Comunitarias de los Educadores Populares (AEPPA), contribuyeron con la consolidación de una política pública, desde la perspectiva de la educación universitaria crítica, en vista de las desigualdades económicas y sociales existentes.spa
dc.description.abstractThis paper presents a research that analyzed the university and professional trajectory of students discharged from the first and only Pedagogy Course with emphasis on Popular Education of a Private University in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, in the period of 2006 to 2009. The study was backed by the use of constructs of the Pierre Bourdieu field theory (mainly social trajectory, habitus, cultural capital and strategy); as well as by the consequences and counterpoints of this theorization elaborated by Bernard Lahire and other Brazilian authors (Nadir Zago, Maria Alice Nogueira, Cláudio Nogueira, Maria Jacinto Setton, among others). The methodology adopted combined the use of qualitative and quantitative data, in order to analyze the processes that contributed to the access to Higher Education and obtaining a university diploma by students from the popular classes. Moreover, it was also sought to identify aspects of the professional trajectories of these graduates, after the acquisition of institutionalized cultural capital. Data were constructed, from the analysis of documents, of a questionnaire answered by fourteen (14) Graduates of the Pedagogy Course, with emphasis on Popular Education in the delimited period, and interviews with ten (10) of these pedagogues. The study allowed an analysis of the university and professional trajectories in order to visualize the changes occurring-considering their context in the scope of educational policies in the country, in the current scenario-from the passage through the formation of level top. The results, based on the analysis of the empirical material, are revealing of ascendant social trajectories evidenced by the expansion of the possibilities of acting in teaching, as well as in relation to the construction of cultural capital incorporated and through diploma and professional ascension. In this perspective, the satisfaction, the confidence in relation to the professional career and the possibilities of expanding teacher education, reveal that the Pedagogy Course with emphasis on Popular Education was the starting point in the (trans) formation of social trajectories of the egresses. It is therefore evidenced that the interinstitutional partnership, between the Municipal Council of Education (CME) and the Municipal Council for the Rights of Children and Adolescents (MCRCA), Public and Private Universities in Porto Alegre and the Community Entity Association of the Popular Educators (CEAPE), contributed to the consolidation of a public policy, from the perspective of critical university education, in view of the existing economic and social inequalities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2019-06-07T21:52:14Z No. of bitstreams: 1 MARIA ELISABETE MACHADO 2.pdf: 1766356 bytes, checksum: ba28cc466a23242f19dc1982b254d69b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2019-06-24T13:42:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARIA ELISABETE MACHADO 2.pdf: 1766356 bytes, checksum: ba28cc466a23242f19dc1982b254d69b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-24T13:56:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIA ELISABETE MACHADO 2.pdf: 1766356 bytes, checksum: ba28cc466a23242f19dc1982b254d69b (MD5) Previous issue date: 2019-03-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/175674/MARIA%20ELISABETE%20MACHADO%202.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrajetóriaspor
dc.subjectFormação Universitáriapor
dc.subjectTeoria dos Campospor
dc.subjectRetratos Sociológicos de Trajetóriaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleTrajetórias universitárias e profissionais de egressos de um curso de pedagogia com ênfase em educação popularpor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA ELISABETE MACHADO 2.pdfMARIA_ELISABETE_MACHADO_TES1,72 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.