Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8706
Document type: Tese
Title: Se não é a canção nacional, para lá caminha : a presentificação da nação na construção do samba e do fado como símbolos identitários no Brasil e em Portugal (1890-1942)
Author: Gasparotto, Lucas André 
Advisor: Paredes, Marçal de Menezes
Abstract (native): No início do século XXI, o samba, no Brasil, e o fado, em Portugal, foram reconhecidos por órgãos nacionais e internacionais como expressões culturais simbólicas das identidades brasileira e portuguesa. Contudo, se ocupam, atualmente, um lugar no panteão nacional de seus respectivos países no âmbito da música, a análise de seus percursos históricos expõe interpretações dissonantes acerca dos critérios capazes de defini-los como manifestações tradicionais. Este trabalho coloca em perspectiva histórica as diferentes leituras sobre o povo e a nação presentes no processo de construção desses gêneros musicais como símbolos identitários. Através de um conjunto de fontes heterogêneas, desierarquizadas e encaradas como discursos produtores de sentido, investiga-se como diferentes interpretações da nacionalidade forneceram a matéria capaz de corporificar a “presentificação” da nação em três contextos específicos em que o samba e o fado surgem como “expressão do popular”, como “folclore urbano” e como “canção nacional”. Expondo distintas camadas históricas, os discursos da e referente à música conformaram identidades fissuradas resultantes da diversidade de elementos que compõem a coletividade nacional reunida nas noções de povo e nação.
Abstract (english): At the beginning of the 21st century, samba in Brazil and fado in Portugal were recognized by national and international organizations as symbolic cultural expressions of Brazilian and Portuguese national identities. However, if nowadays they belong to the national pantheon of their respective countries in the field of music, the analysis of their historical paths shows dissonant interpretations about the criteria that defines both samba and fado as traditional manifestations. This work analyzes the different interpretations of people and nation present in the historical construction of these musical genres as identity symbols. Through a set of heterogeneous, unarticulated sources, regarded as meaning-producing discourses, one investigates how different interpretations of nationality provided the material capable of embodying the "presentiment" of the nation in three specific contexts in which samba and fado appear as "popular culture", as "urban folklore" and as "national song". Exposing different historical layers, the discourses from the music and the ones referring to it conformed fissured identities, result of the diversity of elements that compose the national collectivity gathered in the notions of people and nation.
Keywords: Samba
Fado
Nação
Identidade Nacional
Música Popular
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Humanidades
Program: Programa de Pós-Graduação em História
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8706
Issue Date: 29-Mar-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GASPAROTTO_LUCAS_tese_versão final.pdfLUCAS_ANDRÉ_GASPAROTTO_TES3.15 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.