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Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas de alfabetização em contextos de 1º ano do ensino fundamental : retratos de um cenário escolar público estadual e um municipal
Autor: Omitto, Melina Borges 
Primeiro orientador: Vitória, Maria Inês Côrte
Resumo: Esta pesquisa insere-se na linha de Formação, Políticas e Práticas em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGEdu/PUCRS). Tem por objetivo investigar quais são as práticas pedagógicas utilizadas e consideradas como potencializadoras e/ou limitadoras em contextos de alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental em duas escolas públicas da Região Metropolitana de Porto Alegre. Trata-se de analisar práticas pedagógicas alfabetizadoras na Educação Pública. As duas escolas públicas escolhidas apresentaram não só destaque positivo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), como também relevância de demandas no município. Além da análise do marco legal, o referencial teórico fundamenta-se em Emília Ferreiro e Ana Teberosky, (1985) Magda Soares (2017), Paulo Freire (1979), Piaget (1972), Vygotsky (1991), Fernando Becker (1993) e Piccoli e Camini (2012). A metodologia seguiu os princípios da pesquisa qualitativa, adotando como instrumentos para a coleta de dados a observação simples, a pesquisa documental e entrevistas. Os participantes foram os professores alfabetizadores das duas instituições de ensino. A análise dos dados se deu à luz dos princípios da Análise Textual Discursiva (Moraes e Galiazzi, 2011). A pesquisa abordou também as proposições legais como princípios norteadores no trabalho com a leitura e com a escrita; o que os professores adotam como práticas pedagógicas e as respectivas epistemologias que subjazem a estas práticas. Outro foco de investigação consistiu em apresentar um “retrato” revelando os pontos de convergência e de divergência evidenciados nestas instituições de ensino público. Como resultados, identificamos que ambos cenários possuem práticas – com foco no planejamento, nas atividades e nas intervenções – que potencializam e limitam a alfabetização das crianças. Diante disso, sinalizamos a necessidade e urgência de valorização e investimentos na formação continuada dos professores, a fim de atender necessidades de sua qualificação contínua.
Abstract: This research is inserted in the line of Formation, Practical Politics and in Education of the Program of After-Graduation in Education of the School of Humanities of the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PPGEdu / PUCRS). It has been the objective to investigate which practical pedagogical are used and considered the potencializadoras and / or the limiter ones in contexts of alphabetization in 1st year of Basic Teaching in two public schools of the Region Metropolitan of Porto Alegre. It is treated to analyze practical pedagogical literacy teachers in the Public Education. The two chosen public schools have not only been presented positive in the Index of Development of Basic Education (IDEB), as well as relevance of demands in the city. In addition to the analysis of the legal framework, the theoretical framework is based on Emília Ferreiro and Ana Teberosky, (1985) Magda Soares (2017), Paulo Freire (1979), Piaget (1972), Vygotsky (1991), Fernando Becker and Luciana Piccoli and Patrícia Camini (2012).The methodology followed the principles of the qualitative research, adopting the instruments for the collection of data the simple comment, the documentary research and interviews. The participants had been the literacy teachers of the two institutions of education. The analysis of the data if given to the light of the principles of Literal Analysis Discursiva (Moraes and Galiazzi, 2011). The research also approached the legal proposals in the work with the reading and the writing; what the professors adopt the practical pedagogical and the respective epistemologies that underlie to these practical. Another focus of inquiry consisted of presenting a "picture" disclosing the points of evident convergence and divergence in these institutions of public education. The results, we identify that both scenes possess practical - with focus in the planning, the activities and the interventions - that they potentiate and they limit the literacy of the children. Therefore, we indicate the necessity and urgency of valorization and investments in the continuous training of teachers, in order to meet the needs of their continuous qualification.
Palavras-chave: Ensino Fundamental
Práticas Pedagógicas
Alfabetização
Leitura e Escrita
Formação de Professores
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8499
Data de defesa: 28-Fev-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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