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Document type: Dissertação
Title: O gameplay é a mensagem : um olhar sobre as formas de jogar propostas por everything
Author: Fontoura, Mariana Gomes da 
Advisor: Pase, André Fagundes
Abstract (native): Este trabalho de pesquisa oferece uma perspectiva de leitura acerca do jogo digital Everything (David OReilly, Double Fine Presents, 2017) e visa compreender de que modo os elementos formais dos jogos, articulados na experiência de gameplay, contribuem para a divulgação e compreensão de uma mensagem não-convencional em jogos eletrônicos. Para contemplar essa proposta, foi adotada a metodologia de análise de blocos de Fernández-Vara (2015), afim de estudar as propriedades dos jogos digitais e demais elementos constitutivos. Assim, é possível entender de que forma esses elementos articulados na experiência de jogo atuam na formação de um discurso fora dos padrões tradicionais, cujo texto digital é formado a partir da articulação entre o controle com a máquina, concedendo a ela o papel de jogador. Desta forma, o agente humano não apenas joga na máquina, mas também com a máquina, em uma proposta em sintonia com os preceitos do filósofo Alan Watts. Esta mensagem incomum para o meio promove rupturas com suas estruturas tradicionais.
Abstract (english): This research paper offers a reading perspective on the digital game Everything (David OReilly, Double Fine Presents, 2017) and aims to understand how the formal elements of the games, articulated in the gameplay experience contribute to the dissemination and understanding of an unconventional message in games. In order to contemplate this proposal, Fernández-Vara's (2015) block analysis methodology was adopted, in order to study the properties of digital games and other constituent elements. Thus, it is possible to understand how these elements articulated in the game experience act in the formation of a discourse outside the traditional patterns, whose digital text is formed from the articulation between the control with the machine, granting to it the role of player. In this way, the human agent not only plays on the machine, but also with the machine, in a proposal in line with the precepts of the philosopher Alan Watts. This unusual message to the medium promotes ruptures with its traditional structures.
Keywords: Comunicação
Everything
Jogos Digitais
Gameplay
Zero-Player Game
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Comunicação, Arte e Design
Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8485
Issue Date: 27-Feb-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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