Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/841
Tipo do documento: Dissertação
Título: Agressividade e depressão em escolares
Autor: Silva, Diego Dewes da 
Primeiro orientador: Nunes, Maria Lúcia Tiellet
Resumo: A presente dissertação de Mestrado é composta por dois estudos, seguindo as normas do programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. O primeiro estudo é uma revisão sistemática de literatura intitulada Manifestações da Agressividade e depressão em crianças e adolescentes: revisão sistemática, cujos objetivos são: a) realizar revisão sistemática da literatura sobre a temática da agressividade em crianças e adolescentes avaliados pelo Children Behavior Checklist (CBCL); b) realizar revisão sistemática da literatura sobre a temática da depressão em crianças e adolescentes avaliados pelo CBCL; c) avaliar como a agressividade e depressão se manifestam na infância e adolescência. Foram utilizados descritores e critérios de inclusão e exclusão pré-definidos em buscas às bases de dados MedLine, Embase, PsycInfo, Lilacs, SCielo e BVS para as duas revisões sistemáticas realizadas, considerando descritores específicos para agressividade e depressão, utilizados em buscas separadas. Identificou-se que crianças e adolescentes manifestam agressividade e depressão de diferentes formas quanto ao sexo e idade, em diferentes regiões do mundo. O segundo estudo, intitulado Diferenças de Gênero e Idade na Agressividade e Depressão em Escolares objetivou analisar relações existentes entre agressividade, ansiedade-depressão, retraimento-depressão, sexo e idade e caracterizar a amostra, que é composta por protocolos CBCL de escolares respondidos por pais e mães. Os resultados identificaram meninos com escores T significativamente mais elevados que meninas nas três subescalas estudadas do CBCL. Identificou-se associação moderada positiva entre a agressividade, ansiedade-depressão e retraimento-depressão. Por fim, a manifestação de agressividade pode estar encobrindo depressão em mais da metade das vezes.
Abstract: This dissertation follows the rules proposed by the Graduate Program in Psychology at PUCRS and is divided in two studies. The first study is a systematic review of the literature, untitled Aggressiveness and Depression Expressions in Children and Adolescents: Systematic Review, whose objectives are: a) perform a systematic review of the literature about aggressiveness in children and adolescents assessed by the Children Behavior Checklist (CBCL); b) perform a systematic review of the literature about depression in children and adolescents assessed by the CBCL; c) to assess how aggression and depression manifest themselves in childhood and adolescence. Were used descriptors and criteria for inclusion and exclusion in pre-defined searches in the databases MedLine, Embase, PsycInfo, Lilacs, SCielo and BVS for the two systematic reviews performed considering specific descriptors for aggressiveness and depression, used in separate searches. It was found that children and adolescents manifest aggressiveness and depression in different ways according to sex and age around the world. The second study, untitled Age and Gender Differences in Aggressiveness and Depression in Schoolchildren aimed to analyze relationships existents between aggressiveness, anxiety-depression, withdrawn-depression, sex and age and to characterize the sample, which consists of schoolchildren protocols CBCL answered by parents. The results identified boys with significantly higher T scores than girls on the three subscales studied in CBCL. Was identified moderate positive association between aggressiveness, anxiety-depression and withdrawn-depression. Lastly, the manifestation of aggressiveness could be covering the depression more than half of the time.
Palavras-chave: PSICOLOGIA
ESCOLARES - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
ADOLESCENTES - ASPECTOS PSICOSSOCIAIS
CRIANÇAS - ASPECTOS PSICOSSOCIAIS
DEPRESSÃO
AGRESSIVIDADE
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: SILVA, Diego Dewes da. Agressividade e depressão em escolares. 2013. 20 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/841
Data de defesa: 22-Jan-2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
449616.pdfTexto Parcial353,14 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.