Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8374
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFalavigna, Francielle Benett-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9980510218800823por
dc.contributor.advisor1Scroferneker, Cleusa Maria Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4838297393852726por
dc.date.accessioned2018-12-11T16:03:26Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8374-
dc.description.resumoO nosso objeto de pesquisa são as organizações hospitalares acreditadas, tendo como objetivos analisar os discursos organizacionais de hospitais com acreditação internacional pela Joint Commission International (JCI) que emergem na ambiência digital, especialmente nos seus sites/portais; discutir a possível ocorrência [ou não] de alguma relação de intenção discursiva que legitime a acreditação da Joint Commission International (JCI); e, investigar sobre como essas organizações se (re)constroem discursivamente a partir da interação mediada pelo computador. Para atender a esses objetivos recorremos às concepções de comunicação de França (2006) e Wolton (2010), ao entendimento dos níveis interação de Primo (2011, 2013) e às dimensões de interação propostas por Oliveira (2016), elementos da filosofia da linguagem de Bakhtin (2011, 2014) e à abordagem teórico-metodológica de Charaudeau (2007; 2008). Scroferneker, Amorim e Oliveira (2016), subsidiaram o nosso entendimento sobre organizações e comunicação organizacional e Fairhurts e Putnan (2010), sobre a concepção de que as organizações se constituem como construções discursivas. Santaella (2006, 2007, 2010), Lima (2008), dentre outros autores, por sua vez, apoiaram nossas discussões/reflexões sobre ambiência/comunicação digital, mídias/redes sociais e interações midiatizadas. Selecionamos o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), acreditado em 2017 e considerado como um Hospital Universitário de referência, como estudo de caso. Considerando as dimensões sugeridas por Oliveira (2016) e os níveis de interação de Primo (2011), identificamos uma postura informacional, por parte do HCPA, quando das interações analisadas nas plataformas do Facebook e do Twitter. Igualmente, observamos que o Hospital legitima e (re)afirma em seu site/portal o discurso buscando aproximar os seus valores às solicitações da organização acreditadora.por
dc.description.abstractOur research objective is to accredited hospital organizations, aiming to analyze the organizational discourses of hospitals with international accreditation by the Joint Commission International (JCI) that emerge in the digital environment, especially in their sites / portals; discussing the possible occurrence [or not] of some discursive intention relationship that would legitimize Joint Commission International (JCI) accreditation; and to investigate how these organizations (re) construct themselves discursively from the interaction mediated by the computer. In order to meet these objectives, we used the communication conceptions of França (2006) and Wolton (2010), to understand the interaction levels of Primo (2011, 2013) and the interaction dimensions proposed by Oliveira (2016), elements of the philosophy of language of Bakhtin (2011, 2014) and to the theoretical-methodological approach of Charaudeau (2007; 2008). Scroferneker, Amorim and Oliveira (2016), subsidized our understanding of organizational and organizational communication and Fairhurts and Putnan (2010), on the conception that organizations constitute as discursive constructions. Santaella (2006, 2007, 2010), Lima (2008), among others, supported our discussions / reflections on digital environment / communication, media / social networks and mediated interactions. We selected the Hospital of Clinics of Porto Alegre (HCPA), accredited in 2017 and considered as a Reference University Hospital, as a case study. Considering the dimensions suggested by Oliveira (2016) and the interaction levels of Primo (2011), we identified an informational posture by the HCPA when interactions analyzed on Facebook and Twitter platforms. Likewise, we note that the Hospital legitimizes and (re) affirms in its site / portal the speech seeking to approximate its values to the requests of the accreditation organization.eng
dc.description.abstractNuestro objeto de investigación son las organizaciones hospitalarias acreditadas, teniendo como objetivos analizar los discursos organizacionales de hospitales con acreditación internacional por la Joint Commission International (JCI) que emergen en el ambiente digital, especialmente en sus sitios / portales; discutir la posible ocurrencia [o no] de alguna relación de intención discursiva que legitime la acreditación de la Joint Commission International (JCI); e investigar sobre cómo estas organizaciones se re-construyen discursivamente a partir de la interacción mediada por el ordenador. Para atender a estos objetivos recurrimos a las concepciones de comunicación de França (2006) y Wolton (2010), al entendimiento de los niveles interacción de Primo (2011, 2013) ya las dimensiones de interacción propuestas por Oliveira (2016), elementos de la filosofía del lenguaje de Bakhtin (2011, 2014) y al enfoque teórico-metodológico de Charaudeau (2007; 2008). (2006), sobre la concepción de que las organizaciones se constituyen como construcciones discursivas. Santaella (2006, 2007, 2010), Lima (2008), entre otros autores, a su vez, apoyaron nuestras discusiones / reflexiones sobre ambiente / comunicación digital, medios / redes sociales e interacciones mediáticas. En cuanto a las dimensiones sugeridas por Oliveira (2016) y los niveles de interacción de Primo (2011), identificamos una postura informacional, por parte del HCPA, cuando las interacciones analizadas en las plataformas de Facebook y Twitter. Igualmente, observamos que el Hospital legitima y (re) afirma en su sitio / portal el discurso buscando aproximar sus valores a las solicitudes de la organización acreditadora.spa
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2018-12-10T18:12:01Z No. of bitstreams: 1 FRANCIELLE_BENETT_FALAVIGNA_DIS.pdf: 4248800 bytes, checksum: 0e099a12a5fff54b63e5804575c11948 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2018-12-11T15:58:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FRANCIELLE_BENETT_FALAVIGNA_DIS.pdf: 4248800 bytes, checksum: 0e099a12a5fff54b63e5804575c11948 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-11T16:03:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANCIELLE_BENETT_FALAVIGNA_DIS.pdf: 4248800 bytes, checksum: 0e099a12a5fff54b63e5804575c11948 (MD5) Previous issue date: 2018-12-04eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/173693/FRANCIELLE_BENETT_FALAVIGNA_DIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiscursos Organizacionaispor
dc.subject(Re)construções Discursivaspor
dc.subjectComunicação Organizacionalpor
dc.subjectAmbiência Digitalpor
dc.subjectHospitaispor
dc.subjectJoint Commission Internationaleng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleAs organizações como (re)construções discursivas : as interações possíveis na ambiência digitalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCIELLE_BENETT_FALAVIGNA_DIS.pdfFRANCIELLE_BENETT_FALAVIGNA_DIS4,15 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.