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dc.creatorJosé, Fernando Elias Machado-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4243317Z4por
dc.contributor.advisor1Kristensen, Christian Haag-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707062J9por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:22:13Z-
dc.date.available2013-05-31-
dc.date.issued2012-01-23-
dc.identifier.citationJOSÉ, Fernando Elias Machado. Estresse e desempenho em concursos públicos. 2012. 78 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/834-
dc.description.resumoEsta dissertação é composta de dois estudos, sendo um teórico e um empírico, apresentados na forma de artigos. O objetivo geral do trabalho foi investigar a associação entre sintomas de estresse e desempenho em concursos públicos. O primeiro artigo consiste em uma revisão teórica sobre estresse, estressores, resposta de estresse, memória e estresse e desempenho, incluindo conceitos e relações entre eles. O artigo empírico foi de natureza aplicada, com abordagem quantitativa, objetivo descritivo e delineamento transversal. Constatou-se que, entre os candidatos ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Rio Grande do Sul, avaliados antes da primeira fase do concurso, obtiveram um maior índice de aprovação os candidatos mais jovens e que o nível de estresse não foi significativo entre os aprovados e reprovados, mas sim a fase de estresse em que eles estavam. Os resultados deste estudo sugerem que, ao menos na primeira fase do exame da OAB, candidatos aprovados apresentaram tendência a ser mais jovens e apresentar mais indicativos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), mas sem diferenças quanto à presença de estresse em relação aos candidatos reprovados.por
dc.description.abstractThis dissertation consists of two studies, one theoretical and one empirical, presented in the form of articles. The overall objective of this study was to investigate the association between symptoms of stress and performance in public concourses. The first paper is a theoretical review of stress, stressors, stress response, stress and memory and performance, including concepts and relations between them. The empirical article was of an applied nature, with a quantitative approach, with a descriptive objective and a transverse delineation. It was found that among candidates for the examination of the Order of Lawyers of Brazil, Rio Grande do Sul sectional, evaluated before the first stage of the concourse, had a higher approval rate younger candidates and that the stress level was not significant between the approved and disapproved, but the stress phase in which they were.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:22:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 448390.pdf: 744948 bytes, checksum: d3dbf13e2aaf02e11ac7cff94d138c5f (MD5) Previous issue date: 2012-01-23eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7478/448390.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIA COGNITIVApor
dc.subjectMEMÓRIApor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subjectESTRESSEpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleEstresse e desempenho em concursos públicospor
dc.typeDissertaçãopor
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