Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8343
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPrada, Óscar Augusto Elizalde-
dc.contributor.advisor1Hohlfeldt, Antonio Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3101630544687086por
dc.date.accessioned2018-11-06T16:04:10Z-
dc.date.issued2018-03-21-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8343-
dc.description.resumoEsta investigación aborda el papel de la comunicación digital en la configuración de la fe religiosa, en un contexto cultural predominantemente mediático que, a través de las nuevas tecnologías de la información y de la comunicación, podría estar acelerando el apogeo de La sociedad del espectáculo profetizada por Guy Debord (1967). Indagar de qué modo la sociedad del espectáculo interfiere o no en la comunicación digital de la fe religiosa, tomando como referencia el estudio comparativo de cuatro sitios web en dos países de América Latina (Brasil y Colombia) y de diferentes denominaciones religiosas (católico y neopentecostal), constituye el propósito de esta tesis doctoral, enmarcada en los estudios cualitativos sobre media y religión, con el recurso de la etnografía virtual y del análisis de contenido. Los resultados de esta pesquisa sitúan el espectáculo de la fe religiosa a través de cinco categorías analítico-interpretativas: Religión y sociedad; Iglesia y poder; Iglesia y marketing; Religión y mediatización; y Fe y espectáculo.por
dc.description.abstractEsta investigação aborda o papel da comunicação digital na configuração da fé religiosa, num contexto cultural predominantemente midiático que, a partir das novas tecnologias da informação e da comunicação, poderia estar acelerando o domínio da sociedade do espetáculo profetizada por Guy Debord (1967). Indagar como a sociedade do espetáculo interfere ou não na comunicação digital da fé religiosa, tomando como referência o estudo comparativo de quatro sites (webs) em dois países da América Latina (Brasil e Colômbia) e de diferentes denominações religiosas (católico e neopentecostal), constitui o propósito desta tese doutoral, enquadrada nos estudos qualitativos de mídia e religião, com o recurso da etnografia virtual e da análise de conteúdo. Os resultados desta pesquisa situam o espetáculo da fé religiosa a partir de cinco categorias analítica-interpretativas: Religião e sociedade; Igreja e poder; Igreja e marketing; Religião e midiatização; e Fé e espetáculo.por
dc.description.abstractThis research deals with the role of digital communication in the configuration of religious faith, in a predominantly mediatic cultural context that, through the new information and communication technologies, could be accelerating the peak of The society of the spectacle prophesied by Guy Debord (1967). To inquire how the society of the spectacle interferes or not in the digital communication of religious faith, taking as a reference the comparative study of four web sites in two Latin American countries (Brazil and Colombia) and different religious denominations (Catholic and Neo-Pentecostal), is the purpose of this doctoral thesis, framed in qualitative studies about media and religion, with the use of virtual ethnography and content analysis. The results of this research place the spectacle of religious faith through five analytical-interpretative categories: Religion and society; Church and power; Church and marketing; Religion and mediatization; and Faith and spetacle.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2018-11-01T14:17:55Z No. of bitstreams: 1 OSCAR_AUGUSTO_ELIZALDE_PRADA_TES.pdf: 5805422 bytes, checksum: 4d8f2190e45e43c9d3a395e8f9c9b8d6 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2018-11-06T15:58:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OSCAR_AUGUSTO_ELIZALDE_PRADA_TES.pdf: 5805422 bytes, checksum: 4d8f2190e45e43c9d3a395e8f9c9b8d6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-06T16:04:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OSCAR_AUGUSTO_ELIZALDE_PRADA_TES.pdf: 5805422 bytes, checksum: 4d8f2190e45e43c9d3a395e8f9c9b8d6 (MD5) Previous issue date: 2018-03-21eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/173509/OSCAR_AUGUSTO_ELIZALDE_PRADA_TES.pdf.jpg*
dc.languagespapor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicación Digitalspa
dc.subjectSociedad del Espectáculospa
dc.subjectFe Religiosaspa
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleLa comunicación digital de la fe religiosa en la sociedad del espectáculo : abordaje comparativo entre Brasil y Colombiapor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OSCAR_AUGUSTO_ELIZALDE_PRADA_TES.pdfOSCAR_AUGUSTO_ELIZALDE_PRADA_TES5,67 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.