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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8274
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Fumaça vermelho hematoma e o tapa que dei em mim mesmo |
Autor: | Filho, Celso Alves |
Primeiro orientador: | Barberena, Ricardo Araújo |
Resumo: | Como é de costume dos projetos de dissertação pertencentes à área de Escrita Criativa da PUCRS, esse também possui dois volumes. O primeiro deles é o romance Fumaça vermelho hematoma, narrado em uma realidade distópica em que o consumo e o lobby empresarial dominam Estado e habitantes a tal ponto que a arte é considerada crime e tratada como caso de polícia, transformando artistas de diversas áreas em criminosos que, em consequência disso, se tornam terroristas e guerrilheiros. O segundo volume é um diário de percurso sobre a criação de tal romance, intitulado O tapa que dei em mim mesmo, e traz a forma como a obra foi inspirada, planejada e escrita, além dos efeitos em seu autor sob o impacto do estudo sobre os arranjos empresariais do neoliberalismo e o efeito deles na sociedade. Um trabalho é consequência do outro e vice-versa, pois ao idealizar um fazer mais próximo do teórico - o diário de percurso - a escrita narrativa foi pensada de forma crítica, trabalhada não apenas em seu caráter ficcional, mas também político. |
Abstract: | As usual in dissertation's projects that belongs to PUCRS's creative writting area, this also has two volumes. The first is the novel Fumaça vermelho hematoma, narrated in a dystopic reality where the consume and the business lobby rules government and people at the point that art is considered crime and treated as police case, transforming artists from diferent areas into criminals - for consequence of that, they turns into terrorists. The second volume is a journal about the creation of the novel, with the title O tapa que dei em mim mesmo, and brings the way of how the story was inspired, planned and written, including the effects on the autor, motivated by the study's about neoliberalism business arrangements and it's effect in society. One paper is the consequence of the other and vice versa, because the goal of write about the theory of the narrative bring closer the critic thinking, not only about the ficcional side, but also political. |
Palavras-chave: | Romance Distopia Consumismo Processo Criativo Arte |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Escola de Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Restrição de acesso: | Trabalho será publicado como artigo ou livro |
Prazo para liberar texto completo: | 60 meses |
Data para liberar texto completo: | 06/09/2023 |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8274 |
Data de defesa: | 26-Jan-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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