Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Gabbiana Clamer Fonseca Falavigna dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7839965943539884por
dc.contributor.advisor1Etcheverry, Carolina Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2622207382632731por
dc.date.accessioned2018-08-17T12:07:13Z-
dc.date.issued2018-07-19-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8250-
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma análise dos discursos produzidos pelos críticos cinematográficos referentes às pornochanchadas publicadas, entre os anos de 1975 e 1979, nos jornais cariocas Diário de Notícias, Jornal do Brasil e Jornal Movimento. Em três capítulos, procuramos investigar como esta geração intelectual percebia e projetava o cinema nacional; as condições de produção e de circulação dessas comédias eróticas; os diferentes gostos, capitais e códigos compartilhados por meio destes textos divulgados na imprensa e o “produto” final deste gênero fílmico. Para evidenciar as distinções de fala desse grupo, buscamos também outras fontes, como os relatórios de censura e os longas-metragens Gente fina é outra coisa (1977), A dama da Lotação (1978) e O bem dotado, Homem de Itu (1978), que nos permitiu estudos de casos específicos. Observamos que esses agentes sociais, responsáveis pela mediação e construção de leituras sobre os filmes em cartaz no Brasil no período, vincularam ao nosso objeto a noção de subcultura, a partir de claras diferenciações entre cinema legítimo e ilegítimo. Para apurar essas hipóteses, utilizamos elementos oriundos da análise do discurso, a fim de compreender o papel e a forma discursiva destas críticas.por
dc.description.abstractThis work proposes an analysis of the discourses produced by film critics about the pornochanchadas, which were published between the years 1975 and 1979 in the cariocas newspapers Diário de Notícias, Jornal do Brasil and Jornal Movimento. In three chapters, we investigate how this intellectual generation used to perceive and project the national cinema; the conditions of production and circulation of these erotic comedies; the different tastes, social classes and codes shared through these texts released in the press and the final “product” of this film genre. To evidence the distinctions in the speeches of this group, we also searched other sources, such as the censorship reports and the full-length movies Gente finaé outra coisa (1977), A dama da Lotação (1978) and O bem dotado, Homem de Itu (1978), which allowed us to accomplish specific case studies. We observed that these social agents, who were responsible for the mediation and the construction of readings about the movies that were playing in the Brazilian theaters in that period, associated the notion of subculture to our target by creating clear differentiations between legitimate and illegitimate cinema. In order to ascertain these hypotheses, we use elements from the discourse analysis for the purpose of understanding the role and the discursive forms of these reviews.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG História ([email protected]) on 2018-08-16T17:32:22Z No. of bitstreams: 1 Versão Final Gabbiana.pdf: 2391929 bytes, checksum: 583d3449b708ffacaeded25e0bae3027 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2018-08-17T11:48:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Versão Final Gabbiana.pdf: 2391929 bytes, checksum: 583d3449b708ffacaeded25e0bae3027 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-17T12:07:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Versão Final Gabbiana.pdf: 2391929 bytes, checksum: 583d3449b708ffacaeded25e0bae3027 (MD5) Previous issue date: 2018-07-19eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/173020/Vers%c3%a3o%20Final%20Gabbiana.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPornochanchadapor
dc.subjectCríticas Cinematográficaspor
dc.subjectCultura Visualpor
dc.subjectImprensa Cariocapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.title“A pornochanchada deve ser hedionda" : o estudo desse gênero cinematográfico por meio das críticas especializadaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão Final Gabbiana.pdfGABBIANA_CLAMER_FONSECA_FALAVIGNA_DOS_REIS_DIS2,34 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.