Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/824
Document type: Dissertação
Title: A construção dos saberes e práticas psicológicas na formação do psicólogo : configurações de uma experiência em Porto Alegre
Author: Wojciekowski, Carla Fabiane
Advisor: Pizzinato, Adolfo
Abstract (native): Este estudo objetiva discutir a temática da formação em Psicologia a fim de compreender como se constroem as relações de ensino/aprendizagem de práticas psicológicas no campo social, investigando que possibilidades de formação são ofertadas através das vivências dos estudantes em Estágios Básicos (EBs). Reflexão que se desenvolve a partir da experiência da pesquisadora inicialmente como supervisora local de estágio e após como supervisora acadêmica, o que exigiu o acompanhamento de estudantes na modalidade Estágio Básico vinculado a um Serviço de Psicologia de um Curso de graduação em Psicologia recentemente reconhecido pelo MEC em Porto Alegre. Parte da construção de um corpus de amostras de discurso a partir dos diários de campo dos estudantes, ampliado através da inclusão do registro da pesquisadora em seu próprio diário de campo e das supervisões acadêmicas presenciais (período de 2011/02 a 2012/01). A partir de uma pré-categorização teórica/definição a priori dos principais marcadores, orientados pelos objetivos da pesquisa os registros foram agrupados em duas grandes categorias de análise discursiva: 1. Eixo denominado Construção de práticas, inclui a categoria Aprender Fazendo, que diz respeito as práticas tradicionais e a emergência de novas atuações e fazeres na perspectiva das ênfases propostas; 2. Eixo que representa a Articulação com as ênfases e fala de como se constrói o discurso das ênfases curriculares, gerando a categoria Fronteiras da atuação profissional: demandas e precarização e os desafios na formação. Compreende-se que as categorias elencadas refletem uma contradição/paradoxo frente aos documentos investigados (DC, ABEP, CREPOP/CFP): os profissionais e os estudantes são convocados/instigados/provocados a romper com as práticas ditas tradicionais e ao mesmo tempo a inventar, criar, experimentar, conhecer, ousar novos saberes e fazeres apresentando novas possibilidades/modelos de aprendizagem e atuação frente a uma formação dita emergente. Discute-se sobre o que isso pode gerar/produzir, movimentar na formação em Psicologia para além das formas já hegemônicas na atual formação generalista proposta pelas DC.
Abstract (english): This study aims to discuss the issue of training in psychology to understand how to build relationships of teaching / learning practices in the social psychological, investigating training opportunities that are offered through the experiences of students in Basic Stages (EBs). Reflection that develops from the experience of the researcher as supervisor initially and after local stage as academic supervisor, which required monitoring of students in the Foundation Stage mode linked to a Psychology Service of an undergraduate course in Psychology recently recognized by MEC in Porto Alegre. Part of building a corpus of speech samples from the field diaries of students, expanded by including the record of the researcher in his own field journal and supervision of academic attendance (period 2011/02 to 2012/01). From a theoretical pre-categorization / a priori definition of the main markers, guided by the objectives of the research records were grouped into two broad categories of discourse analysis: 1. Shaft construction practices called, includes the category "Learning While Doing" respect traditional practices and the emergence of new performances and actions in the light of proposals emphases 2. Axis representing the Relation with the emphases and talks about how to build the discourse of curricular emphases, creating the category "Borders of professional work: casualization and the demands and challenges in training." It is understood that the categories listed reflect a contradiction / paradox facing the documents investigated (DC, ABEP, CREPOP / CFP): Professionals and students are invited / urged / caused the break with the practices called "traditional" and at the same time to invent, create, experience, knowledge, daring new knowledge and practices by presenting new possibilities / learning models and acting opposite a formation called "emerging". It discusses what it can generate / produce, move on training in psychology beyond the hegemonic forms already in the current general education proposal by DC.
Keywords: PSICOLOGIA
PSICÓLOGOS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PSICÓLOGOS - PRÁTICA PROFISSIONAL
PSICOLOGIA - ESTÁGIOS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Psicologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: WOJCIEKOWSKI, Carla Fabiane. A construção dos saberes e práticas psicológicas na formação do psicólogo : configurações de uma experiência em Porto Alegre. 2013. 95 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/824
Issue Date: 25-Jan-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
447087.pdfTexto Completo920.8 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.