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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8174
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Entre aparências e contrastes : imaginário do masculino nas animações Disney |
Autor: | Nascimento, Fagner Deport Ferreira do |
Primeiro orientador: | Tonin, Juliana |
Resumo: | As animações de longa-metragem são um campo extremamente fértil do cinema, poderosa tecnologia do imaginário, e permitem a compreensão de diversas representações advindas de um imaginário sociológico igualmente rico e complexo. A partir de uma perspectiva simbólica, na qual a imagem é o elo entre os homens, o que possibilita a leitura de tipos sociais no imaginário, este trabalho propõe-se a analisar e compreender diferentes manifestações do masculino nas animações dos estúdios Walt Disney. Para tal entende-se que a sociologia compreensiva será aliada da pesquisa bibliográfica, que abarca múltiplas perspectivas sobre o gênero masculino, possibilitando a elaboração de instrumentos capazes de auxiliar no reconhecimento da forma formadora (pesquisa estilística). Aliadas a essa metodologia está a técnica dos retratos contrastados do imaginário, que permite a leitura das formas e tipos sociais, através de um campo binário de oposição, que será realizado por meio da comparação entre personagens protagonistas e antagonistas, das animações Peter Pan (1953) e Detona Ralph (2012). |
Abstract: | The feature animations are an extremely fertile field of cinema, powerful imaginary technology, allowing the understanding of diverse representations arising from an equally rich and complex sociological imaginary. From a symbolic perspective, in which the image is the link between men that makes possible the reading of social types in the imaginary, this work proposes to analyze and understand different manifestations of masculine in the animations of the Walt Disney Studios. To that end, understanding sociology will be allied with bibliographical research, in which encompasses multiple perspectives on the masculine gender, enabling the elaboration of instruments capable of assisting the recognition of the formative form (stylistic research). Allied to this methodology is the technique of contrasted pictures of the imaginary, which allows the reading of social forms and types, through a binary field of opposition, which, in this work, will be realized by the comparison between protagonist and antagonist characters, the animations Peter Pan (1953) and Wrecking Ralph (2012). |
Palavras-chave: | Comunicação Imagem Cinema de Animação Imaginário Gênero |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Escola de Comunicação, Arte e Design |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Restrição de acesso: | Trabalho não apresenta restrição para publicação |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8174 |
Data de defesa: | 20-Mar-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
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