Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8137
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A implementação da inovação no ensino de ciências - identificando obstáculos ideológicos : o estudo de caso do Projeto IRES |
Autor: | Delord, Gabriela Carolina Cattani |
Primeiro orientador: | Harres, João Batista Siqueira |
Segundo orientador: | Porlán Ariza, Rafael |
Primeiro coorientador: | Guimaraes, Gleny Terezinha Duro |
Resumo: | Esse trabalho investigou a existência de obstáculos ideológicos que impedem que propostas inovadoras no âmbito do Ensino de Ciências advindas de projetos, modelos, métodos didáticos e teorias educacionais sejam implementadas, com êxito e de forma generalizada, no contexto tradicional de ensino. Para isso, analisou-se a proposta inovadora do Projeto IRES, tanto sua teoria quanto sua aplicação por docentes em distintas escolas. É a partir da Teoria da Análise do Discurso, proposta por Michel Pêcheux (1969), que revelamos os obstáculos ideológicos existentes entre prática inovadora e prática tradicional. Ao final, concluímos que a inovação escolar não depende só da aplicação de boas práticas pedagógicas, mas da necessidade de um novo discurso pedagógico ideológico, a fim de atender as perspectivas das propostas inovadoras para o Ensino de Ciências. |
Abstract: | La investigación se centra en la reflexión sobre los obstáculos ideológicos que
impiden que las propuestas innovadoras en la Enseñaza de las Ciencias sean
implementadas con éxito, y de forma generalizada, en el contexto de la
enseñanza tradicional. Para ello, se analiza el discurso de la teoría del Proyecto
IRES y el discurso de los profesores que aplican ésta en algunas escuelas
públicas. Es a partir de la teoría del Análisis del Discurso propuesta por Michel
Pêcheux (1969) que se analizan los obstáculos ideológicos existentes entre las
prácticas innovadoras y las tradicionales. Al final, llegamos a la conclusión de
que el cambio escolar no sólo depende de las buenas prácticas de enseñanza,
sino también de la necesidad de un nuevo discurso pedagógico ideológico, que
de consistencia a las propuestas innovadoras en la Enseñanza de las Ciencias. This work investigated the existence of ideological obstacles that prevent innovative proposals in the field of science education from projects, models, didactic methods and educational theories to be successfully and widely implemented in the traditional context of teaching. For this, the innovative proposal of the IRES Project was analyzed, both its theory and its application by teachers in different schools. It is from the Theory of Discourse Analysis, proposed by Michel Pêcheux (1969), that we reveal the ideological obstacles between innovative practice and traditional practice. In the end, we conclude that school innovation does not depend only on the application of good pedagogical practices, but on the need for a new ideological pedagogical discourse, in order to meet the perspectives of innovative proposals for Science Teaching. |
Palavras-chave: | Educação Ensino de Ciências Análise do Discurso Inovação |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Escola de Ciências |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Restrição de acesso: | Trabalho não apresenta restrição para publicação |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8137 |
Data de defesa: | 24-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TES_GABRIELA_CAROLINA_CATTANI_DELORD_COMPLETO.pdf | GABRIELA_CAROLINA_CATTANI_DELORD_TES | 13,52 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.