Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8137
Document type: Tese
Title: A implementação da inovação no ensino de ciências - identificando obstáculos ideológicos : o estudo de caso do Projeto IRES
Author: Delord, Gabriela Carolina Cattani 
Advisor: Harres, João Batista Siqueira
???metadata.dc.contributor.advisor2???: Porlán Ariza, Rafael
First advisor-co: Guimaraes, Gleny Terezinha Duro
Abstract (native): Esse trabalho investigou a existência de obstáculos ideológicos que impedem que propostas inovadoras no âmbito do Ensino de Ciências advindas de projetos, modelos, métodos didáticos e teorias educacionais sejam implementadas, com êxito e de forma generalizada, no contexto tradicional de ensino. Para isso, analisou-se a proposta inovadora do Projeto IRES, tanto sua teoria quanto sua aplicação por docentes em distintas escolas. É a partir da Teoria da Análise do Discurso, proposta por Michel Pêcheux (1969), que revelamos os obstáculos ideológicos existentes entre prática inovadora e prática tradicional. Ao final, concluímos que a inovação escolar não depende só da aplicação de boas práticas pedagógicas, mas da necessidade de um novo discurso pedagógico ideológico, a fim de atender as perspectivas das propostas inovadoras para o Ensino de Ciências.
Abstract (english): La investigación se centra en la reflexión sobre los obstáculos ideológicos que impiden que las propuestas innovadoras en la Enseñaza de las Ciencias sean implementadas con éxito, y de forma generalizada, en el contexto de la enseñanza tradicional. Para ello, se analiza el discurso de la teoría del Proyecto IRES y el discurso de los profesores que aplican ésta en algunas escuelas públicas. Es a partir de la teoría del Análisis del Discurso propuesta por Michel Pêcheux (1969) que se analizan los obstáculos ideológicos existentes entre las prácticas innovadoras y las tradicionales. Al final, llegamos a la conclusión de que el cambio escolar no sólo depende de las buenas prácticas de enseñanza, sino también de la necesidad de un nuevo discurso pedagógico ideológico, que de consistencia a las propuestas innovadoras en la Enseñanza de las Ciencias.
This work investigated the existence of ideological obstacles that prevent innovative proposals in the field of science education from projects, models, didactic methods and educational theories to be successfully and widely implemented in the traditional context of teaching. For this, the innovative proposal of the IRES Project was analyzed, both its theory and its application by teachers in different schools. It is from the Theory of Discourse Analysis, proposed by Michel Pêcheux (1969), that we reveal the ideological obstacles between innovative practice and traditional practice. In the end, we conclude that school innovation does not depend only on the application of good pedagogical practices, but on the need for a new ideological pedagogical discourse, in order to meet the perspectives of innovative proposals for Science Teaching.
Keywords: Educação
Ensino de Ciências
Análise do Discurso
Inovação
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Ciências
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8137
Issue Date: 24-Mar-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TES_GABRIELA_CAROLINA_CATTANI_DELORD_COMPLETO.pdfGABRIELA_CAROLINA_CATTANI_DELORD_TES13.52 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.