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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8059
Tipo do documento: Tese
Título: Trilogia do corpo : encenações do grotesco no cinema de Cláudio Assis
Autor: Santos Junior, Luiz Guilherme dos 
Primeiro orientador: Gutfreind, Cristiane Freitas
Resumo: A tese analisa as encenações do erótico-grotesco no cinema de Cláudio Assis, a partir dos filmes Amarelo Manga (2002), Baixio das Bestas (2006) e Febre do Rato (2011). Objetivamos analisar as representações do erótico-grotesco a partir de determinados personagens da trilogia fílmica de Cláudio Assis, e por meio de categorias referentes à encenação cinematográfica, dentre elas, enquadramentos, planos, ângulos, iluminação e movimentos de câmera. No que diz respeito à encenação, realizamos um trânsito entre o teatro e cinema, com o intuito de compreender as diferenças de enfoque, segundo os estudos de Pavis (2010); Aumont (2006); Comolli (2008); Oliveira Jr. (2013), Bordwell; Thompson (2013) e Bazin (2014). Para a análise do grotesco, partimos de conceitos oriundos de autores que versam sobre o tema nos estudos literários, no teatro e nas artes visuais. Para o entendimento do grotesco, utilizamos os aportes de Hugo (2007); Kaiser (1986); Stam (1992); Russo (2000) e Sodré & Paiva (2002), com ênfase nas proposições conceituais de Bakhtin (2013) acerca das analogias entre corpo e “imagem grotesca”; e Didi-Huberman (2015), que analisa o corpo “disforme” com base no pensamento estético de Georges Bataille. Para a metodologia e o método de análise, seguimos o conceito de “decupagem” sugeridos por Aumont e Marie (2004); para o método analítico dos frames, partimos das sugestões de Gardies (2006) sobre o lugar dos corpos nas dimensões visuais do enquadramento. Centralizamos a análise em dois personagens de cada filme, com a intenção de interpretar os modos de representação do grotesco no espaço dos quadros (enquadramentos). Concluímos que os filmes da trilogia de Cláudio Assis, mesmo com diferenças de cunho temático, encenam o erótico-grotesco a partir da recorrência de imagens que abrangem o baixo-corporal, comportamentos abjetos, violência, crueldade, o disforme e transgressões eróticas.
Abstract: Cette thèse présente une analyse des mises en scène de l’érotique-grotesque dans le cinéma de Claúdio Assis à partir des films Amarelo Manga (2002), Baixio das Bestas (2006) et Febre do Rato (2011). Nous avons comme objectif d’analyser les représentations de l’érotique-grotesque par certains personnages de la trilogie filmique de Claúdio Assis, et à travers de catégories liées à la mise en scène cinématographique, notamment les cadrages, les plans, les angles, la lumière et les mouvements de caméra. En ce qui concerne la mise en scène, nous proposons un dialogue entre le théâtre et le cinéma dans le but de mieux comprendre les différences de focalisation, d’après les études de Pavis (2010), Aumont (2007), Comolli (2008), Oliveira Jr. (2013), Bordwell Thompson (2013) et Bazin (2014). Pour l’analyse du grotesque, nous partons des concepts des auteurs qui se penchent sur ce thème dans les études littéraires, le théâtre et les arts visuels. Pour la compréhension du grotesque, nous utilisons les apports de Hugo (2007), Kaiser (1986), Stam (1992), Russo (2000) et Sodré & Paiva (2002), soulignant les propositions conceptuelles de Bakhtin (2013) sur les analogies entre corps et « image grotesques », mais aussi Didi- Huberman (2015) qui analyse le corps « difforme » d’après la pensée esthétique de Georges Bataille. Pour la méthodologie, nous suivons le concept de « découpage » suggéré par Gardies (2006) sur a place des corps dans les dimensions visuelles du cadrage. Nous concluons que les films de la trilogie de Cláudio Assis, malgré les différences d’ordre thématique, mettent en scène l’érotique-grotesque à partir de la récurrence d’images qui comprennent le bas du corps, les comportements abjects, la violence, la cruauté, le difforme et les transgressions érotiques.
Palavras-chave: Cinema
Corpo
Encenação
Erótico-Grotesco
Cláudio Assis
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Comunicação, Arte e Design
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8059
Data de defesa: 26-Mar-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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