Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7962
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBroilo, Patricia Liebesny-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8092578658500038por
dc.contributor.advisor1Espartel, Lélis Balestrin-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5047316573828849por
dc.date.accessioned2018-04-23T19:48:31Z-
dc.date.issued2018-03-19-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7962-
dc.description.resumoA crescente oferta de produtos e serviços através de múltiplos canais de distribuição e meios de comunicação caracteriza o cenário multimídia e multicanal. Nesta pesquisa buscou-se aprofundar a compreensão da confusão do consumidor associada a esse cenário, atentando para a tendência de os consumidores escolherem de maneira conjunta o quê e onde comprar. Especificamente, baseando-se na teoria da diagnosticidade de sinalizadores, formulou-se a tese de que, para superar a confusão visando uma decisão de compra, o consumidor tende a se apoiar na marca da loja, revelando alta diagnosticidade desse sinalizador nos processos decisórios de consumo da atualidade. Diante desse postulado, realizou-se uma sequência de três estudos experimentais junto a consumidores recrutados via Mechanical Turk, para testar seis hipóteses. Como resultado, no primeiro estudo verificou-se efeito negativo da confusão sobre a intenção de compra, bem como mediação desse efeito pela antecipação de arrependimento; no segundo estudo, verificou-se que o efeito direto da confusão sobre a intenção de compra, bem como o efeito indireto desta relação através da antecipação de arrependimento, é moderado pela reputação da marca da loja; no terceiro estudo, verificou-se que o mesmo ocorre ao se tratar da marca da loja de um fabricante. Entre as contribuições desta pesquisa, destaca-se: a proposição de uma definição abrangente da confusão do consumidor associada ao cenário multimídia e multicanal; a evidência de que a confusão impacta a tomada de decisão em uma situação de compra; a abordagem da antecipação de arrependimento como mecanismo explicativo desse efeito; a observação de que, sob a perspectiva do consumidor, uma loja pode ser considerada por sua marca ao se tratar de uma empresa varejista, bem como tratando-se de um fabricante operando com vendas diretas; e o achado de que a reputação da marca da loja é capaz de atenuar o efeito negativo da confusão sobre a intenção de compra, denotando alta diagnosticidade da marca da loja frente à confusão do consumidor. Implicações nos âmbitos acadêmico e gerencial são apresentadas ao final desse documento, junto a oportunidades para pesquisas futuras.por
dc.description.abstractThe increasing offer of products and services through multiple distribution channels and communication media characterizes the multimedia and multichannel scenario. This research aimed to deepen the understanding of consumer confusion associated with this scenario, considering that consumers tend to choose what and where to buy jointly. Specifically, based on the cue-diagnosticity theory, a thesis has been proposed that to overcome confusion and make a purchase decision, consumers tend to rely on the store brand revealing high diagnosticity of this cue in nowadays' scenario. Based on this proposition, a series of three experiments were carried on with consumers recruited through Mechanical Turk, to test six hypotheses. As a result, the first study demonstrated a negative effect of confusion on purchase intention, and a mediation of this effect by regret anticipation; the second study revealed the direct effect of confusion on purchase intention, as well as the indirect effect through regret anticipation, as being moderated by store brand reputation; the third study revealed that the same effects are observed when referring to a manufacturer's store brand. Among the contributions of this research, the following can be highlighted: a broad definition of consumer confusion associated with the multimedia and multichannel scenario; evidence that confusion impacts decision making during a buying experience; regret anticipation addressed as a mechanism that explains this effect; identification that consumers tend to consider the store brand reputation when it refers to a retailer as well as when it refers to a manufacturer selling directly to consumers; and the finding that store brand reputation can decrease the negative effect of confusion on purchase intention, revealing high diagnosticity of the store brand in light of consumer confusion. Academic and managerial implications are presented at the end of this report, along with opportunities for future research.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Administração e Negócios ([email protected]) on 2018-04-10T22:58:39Z No. of bitstreams: 1 PATRICIA_LIEBESNY_BROILO_TES.pdf: 1545205 bytes, checksum: 264f39350055938c919800a48d9aa9bb (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2018-04-23T19:17:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PATRICIA_LIEBESNY_BROILO_TES.pdf: 1545205 bytes, checksum: 264f39350055938c919800a48d9aa9bb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-23T19:48:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PATRICIA_LIEBESNY_BROILO_TES.pdf: 1545205 bytes, checksum: 264f39350055938c919800a48d9aa9bb (MD5) Previous issue date: 2018-03-19eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/171628/PATRICIA_LIEBESNY_BROILO_TES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Negóciospor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConfusão do Consumidorpor
dc.subjectMarca da Lojapor
dc.subjectAntecipação de Arrependimentopor
dc.subjectCenário Multimídia e Multicanalpor
dc.subjectTeoria da Diagnosticidade de Sinalizadorespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleDiagnosticidade da marca da loja frente à confusão do consumidor associada ao cenário multimídia e multicanalpor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PATRICIA_LIEBESNY_BROILO_TES.pdfPATRICIA_LIEBESNY_BROILO_TES1,51 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.