Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7960
Tipo do documento: Tese
Título: O ciclo de vida profissional na docência no Stricto Sensu em educação : o sentido, o significado e a percepção do bem/mal-estar a partir de narrativas (auto)biográficas
Autor: Timm, Jordana Wruck 
Primeiro orientador: Stobäus, Claus Dieter
Resumo: O trabalho docente, por muitos, não é mais visto e nem vivido como em décadas passadas. Ser professor era uma questão de status -em especial a dos docentes universitários-, considerada uma profissão nobre e digna de respeito. Atualmente, a docência não perdeu sua relevância –sem dúvida–, no entanto não é mais tão reconhecida e valorizada como antes e como merecia ser. A intensificação, a precarização e a proletarização da profissão docente têm sido, nos últimos anos, alvo de constante debate. Produtividade, competição, assédio moral, sobrecarga de trabalho, ranqueamento, publicação constante e titulação, têm sido, frequentemente, citados como estressores para quem atua, atualmente, na docência na Educação Superior. Isso pode refletir negativamente tanto na vida pessoal (exaustão física e emocional, irritabilidade, ansiedade, picos de raiva e/ou tristeza, estresse), como na vida profissional (Síndrome de Burnout, transtornos mentais, entre outros). A discussão gerada se deu a partir de como isso pode influenciar para o bem e/ou mal-estar desses profissionais em distintos períodos do ciclo de vida profissional. Com esse pano de fundo, se buscou responder ao seguinte Problema de Pesquisa: A partir das narrativas (auto)biográficas de vida ocupacional de docentes que lecionam na Pós-Graduação stricto sensu, como e o que relatam os mesmos a respeito de suas trajetórias e carreiras na área da Educação, considerando o contexto, a faixa etária e o ciclo de vida profissional em que estão inseridos? Para tanto, este estudo teve o objetivo de compreender as narrativas singulares de docentes que lecionam na Pós-Graduação stricto sensu no decorrer do ciclo de vida profissional, considerando aspectos pessoais e ocupacionais. Foram objetivos também entender a percepção individual sobre o processo de trabalho no decorrer do ciclo de vida profissional; refletir sobre os impactos dos fatores de caráter pessoal no trabalho e vice-versa, considerando, que vida pessoal e profissional são indissociáveis; analisar os fatores relacionados ao bem e ao mal-estar na carreira docente, a partir dos distintos períodos da carreira e da vida de professores que lecionam no stricto sensu; investigar o significado do trabalho docente, os fatores de satisfação e insatisfação no trabalho, os fatores de permanência e tendência ao abandono da profissão docente na Educação Superior e, sobretudo, na Pós-Graduação stricto sensu; e, contrastar histórias singulares de vida e de profissão, com o intuito de perceber características que são de ordem pessoal e características comuns à faixa etária ou ao ciclo de vida profissional. O método teve delineamento de cunho qualitativo, com o intuito de investigar professores da Educação Superior que atuam no stricto sensu em Educação e que se situam em um dos ciclos de vida profissional. A entrevista de narrativa (auto)biográfica foi adotada como instrumento de pesquisa e aplicada com quatro professoras. A partir dos dados coletados foram construídos biogramas. Diante do uso de entrevistas em profundidade, além dos biogramas, os dados coletados foram analisados com base na análise de narrativas, fundamentada na análise de discurso. Foi realizada triangulação teórica para discussão e análise dos dados com base nas teorias do ciclo de vida profissional, modelo de desenvolvimento profissional e vida adulta. Como principais conclusões, se destacam as similaridades nas narrativas, mesmo com as singularidades de cada docente, tanto no que se refere a características do ciclo vivenciado, como do fator relacionado à idade cronológica. A entrada na carreira aconteceu por vias distintas entre as entrevistadas, apesar de a opção pela carreira docente ter acontecido em torno da mesma idade cronológica. Se sugere para pesquisas futuras a ampliação no número e gênero de/dos entrevistados, bem como a aplicação de estudos com caráter quanti-qualitativo. Embora se considere pertinente a aplicação quantitativa deste estudo, se sugere que o mesmo não perca o viés qualitativo que dá voz aos docentes e suscita suas singularidades.
Abstract: The teaching work, by many, is no longer seen or lived as in previous decades. Being a teacher was a matter of status - especially that of university teachers - as a noble profession worthy of respect. Currently, teaching has not lost its relevance –without doubt–, however, is no longer as recognized and valued as before and as it deserved to be. The intensification, precariousness and proletarianization of the teaching profession has been the subject of constant debate in recent years. Productivity, competition, bullying, work overload, ranking, steady publication, titling, have often been cited as stressors for those who work in higher education today. This may reflect negatively both in personal life (physical and emotional exhaustion, irritability, anxiety, anger peaks and/or sadness, stress), as well as in professional life (Burnout Syndrome, mental disorders, among others). The generated discussion is from how this can influence the good and/or malaise of these professionals in different periods of the professional life cycle. With this background, the following research problem was sought: From the occupational (auto)biographical narratives of teachers who teach in the stricto sensu Post-Graduation, how and what they report on their trajectories and careers in the area of Education, considering the context, the age group and the professional life cycle in which they are inserted? Therefore, this study aims understand the unique narratives of teachers who teach in the stricto sensu Post-Graduation throughout the professional life cycle, considering personal and occupational aspects. The objectives are also to understand the individual perception about the work process during the professional life cycle; to reflect on the impacts of personal factors on the job and vice versa, considering that personal and professional life are inseparable; to analyze the factors related to the good and the malaise in the teaching career, from the different periods of the career and the life of teachers who teach in stricto sensu; investigate the meaning of the teaching work, the factors of satisfaction and dissatisfaction in the work, the factors of permanence and tendency to the abandonment of the teaching profession in Higher Education and, especially, in the stricto sensu Postgraduate course; and to contrast singular histories of life and profession, in order to perceive characteristics that are personal and characteristics common to the age group or the professional life cycle. The method has a qualitative design and investigates Higher Education teachers who act in stricto sensu in education and who are in one of the professional life cycles. The (auto)biographical Narrative interview was adopted as a research tool and applied with four female teachers. Biograms were constructed from the data collected. Due to the use of in-depth interviews, in addition to the biograms, the collected data were analyzed based on narrative analysis, based on discourse analysis. Theoretical triangulation was performed for discussion and data analysis based on theories of the professional life cycle, professional development model and adult life. The main conclusions are the similarities in the narratives, even with the singularities of each teacher, both in terms of the characteristics of the lived cycle and the factor related to chronological age. The entry into the career happened through different paths between the interviewed ones, although the option for the teaching career happened around the same chronological age. It is suggested for future researches the increase in the number and gender of the interviewees, as well as the application of a study with quantiqualitative character. Although the quantitative application of this study is considered pertinent, it is suggested that it does not lose the qualitative bias that gives voice to teachers and raises their singularities.
El trabajo docente, por muchos, ya no es visto ni vivido como en décadas pasadas. Ser profesor era una cuestión de status –en especial la de los docentes universitarios–, considerada una profesión noble y digna de respeto. Actualmente, la docencia no perdió su relevancia –sin dudas–, pero, ya no es tan reconocida y valorada como antes y como merecía ser. La intensificación, la precarización y la proletarización de la profesión docente ha sido objeto de debate en los últimos años. La productividad, la competencia, el acoso moral, la sobrecarga de trabajo, el ranqueamiento, la publicación constante, la titulación, han sido a menudo citados como estresores para quienes actúan en la docencia en la Educación Superior actualmente. Esto puede reflejar negativamente tanto en la vida personal (agotamiento físico y emocional, irritabilidad, ansiedad, picos de rabia y/o tristeza, estrés), como en la vida profesional (Síndrome de Burnout, trastornos mentales, entre otros). La discusión generada es a partir de cómo esto puede influenciar para el bien y/o malestar de estos profesionales en distintos períodos del ciclo de vida profesional. Con ese telón de fondo, se buscó responder el siguiente Problema de Investigación: ¿A partir de narrativas (auto)biográficas ocupacional de docentes que enseñan en el Postgrado stricto sensu, como y lo que relatan los mismos acerca de sus trayectorias y carreras en sobre la Educación, considerando el contexto, el grupo de edad y el ciclo de vida profesional en que están insertados? Para tanto, este estudio tiene el objetivo de comprender las narrativas singulares de docentes que enseñan en el Postgrado stricto sensu en el transcurso del ciclo de vida profesional, considerando aspectos personales y ocupacionales. Son objetivos también entender la percepción individual sobre el proceso de trabajo en el curso del ciclo de vida profesional; reflexionar sobre los impactos de los factores de carácter personal en el trabajo y viceversa, considerando, que la vida personal y profesional son indisociables; analizar los factores relacionados al bien y al malestar en la carrera docente, a partir de los distintos períodos de la carrera y de la vida de profesores que enseñan en el stricto sensu; y en el caso de la Educación Superior, y sobre todo en el Postgrado stricto sensu, los factores de satisfacción e insatisfacción en el trabajo, los factores de permanencia y tendencia al abandono de la profesión docente en la Educación Superior y, sobre todo, en el Postgrado stricto sensu; y, contrastar historias singulares de vida y de profesión, con el fin de percibir características que son de orden personal y características comunes al grupo de edad o al ciclo de vida profesional. El método tiene delineamiento de naturaleza cualitativa y tiene el propósito de investigar profesores de la Educación Superior que actúan en el stricto sensu en Educación y que se sitúan en uno de los ciclos de vida profesional. La entrevista narrativa (auto)biográfica fue adoptada como instrumento de investigación y aplicada con cuatro profesoras. A partir de los datos recolectados se construyeron biogramas. Ante el uso de entrevistas en profundidad, además de los biogramas, los datos recolectados fueron analizados con base en el análisis de narrativas, fundamentada en el análisis de discurso. Se realizó triangulación teórica para discusión y análisis de datos basados en las teorías del ciclo de vida profesional, modelo de desarrollo profesional y vida adulta. Como principales conclusiones, se destacan las similitudes en las narrativas, incluso con las singularidades de cada docente, tanto en lo que se refiere a características del ciclo vivenciado, como del factor relacionado a la edad cronológica. La entrada en la carrera se produjo por distintas vías entre las entrevistadas, a pesar de que la opción por la carrera docente se produjo en torno a la misma edad cronológica. Se sugiere para investigaciones futuras la ampliación en el número y género de los entrevistados, así como, la aplicación de estudios con carácter cuanti-cualitativo. Aunque se considera pertinente la aplicación cuantitativa de este estudio, se sugiere que el mismo no pierda el sesgo cualitativo que da voz a los docentes y suscita sus singularidades.
Palavras-chave: Ciclo de Vida Profissional
Trabalho Docente
Percepção do Bem/Mal-Estar
Sentido e Significado do Trabalho Docente
Narrativas (Auto)Biográficas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7960
Data de defesa: 27-Fev-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JORDANA_WRUCK_TIMM_.pdfJORDANA_WRUCK_TIMM_TES2,51 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.