Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7942
Tipo do documento: Dissertação
Título: Crowdfunding no jornalismo : a utilização das práticas de financiamento coletivo como indicadores das mudanças na atuação de jornalistas
Autor: Galli, Gabriel 
Primeiro orientador: Pase, André Fagundes
Resumo: Esta dissertação trata do crowdfunding ou financiamento coletivo do jornalismo como uma possibilidade de financiamento alternativo em um cenário marcado por sucessivas demissões e enxugamento das redações no Brasil. Utiliza-se também as práticas de financiamento coletivo como indicadores das mudanças nas formas de atuação de jornalistas. Baseia-se nas ideias de que as mudanças tecnológicas a partir da década de 1990 colaboraram para o desenvolvimento de uma cultura da convergência e capitalismo cognitivo. Foi desenvolvido um estudo de casos múltiplos que teve como suporte entrevistas semiestruturadas com seis jornalistas que já participaram de projetos de crowdfunding para seus próprios produtos jornalísticos ou de suas iniciativas. Como principais conclusões, identifica-se a dificuldade de jornalistas lidarem com empreendedorismo, administração e gestão, o descontentamento dos profissionais com a rotina nas redações de veículos de comunicação tradicionais, a importância da formação de comunidades em torno dos projetos que almejam financiamento coletivo pela internet e a necessidade de lidar com efeitos de precarizações constantes de trabalho.
Abstract: This research deals with crowdfunding of journalism as a possibility of alternative financing in a scenario marked by successive layoffs and downsizing of newsrooms in Brazil. Crowdfunding practices are also used as indicators of the changes in journalists' practices. It is based on the ideas that technological changes from the 1990s have contributed to the development of a convergence culture and a cognitive capitalism. A multi-case study was developed and was supported by semi-structured interviews with six journalists who have already participated in crowdfunding projects for their own journalistic products or initiatives. As main conclusions, it is identified the difficulty of journalists in dealing with entrepreneurship, administration and management, the dissatisfaction of professionals with the routine in newsrooms of traditional media companies, the importance of forming communities around the projects and the need to deal with the effects of constant job insecurity.
Palavras-chave: Comunicação
Jornalismo Digital
Crowdfunding
Financiamento Coletivo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Comunicação, Arte e Design
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7942
Data de defesa: 15-Mar-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIEL_GALLI_DIS.pdfGABRIEL_GALLI_DIS2,42 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.