Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7890
Tipo do documento: Dissertação
Título: Desdobramentos da personagem prostituta : a guará subjetiva e o palimpsesto de estereótipos
Autor: Ferrão, Ana Carolina Schmidt 
Primeiro orientador: Barberena, Ricardo Araújo
Resumo: O presente trabalho busca analisar as obras de Maria Valéria Rezende e Elvira Vigna, O voo da guará vermelha e Como se estivéssemos em palimpsesto de putas, respectivamente, que irão abordar o tema da prostituição de diferentes maneiras, mas com fins semelhantes. O foco se constitui no processo de construção do "eu" da personagem prostituta e as características da narrativa que corroboram com o desenvolvimento da identidade. Ao decorrer do texto serão averiguados variados aspectos que contribuem para uma representação literária pautada no estereótipo, questões essas que envolvem o corpo feminino, a transformação em mercadoria e demais rótulos imputados as trabalhadoras sexuais, indivíduos pouco célebres do submundo erótico. A participação da subjetividade na composição dessa personagem também será verificada, posto que se vale de recursos como a memória e a narrativa intimista para imergir no "eu" dessas mulheres, tentando reaver o protagonismo da prostituta, figura estigmatizada tanto na sociedade quanto na literatura, e seu reconhecimento como sujeito.
Abstract: Este estudio pretende analizar las obras de Maria Valéria Rezende y Elvira Vigna, O voo da guará vermelha y Como se estivéssemos em palimpsesto de putas, respectivamente, que abordan el tema de la prostitución de diferentes maneras, pero con fines similares. El foco se constituye en el proceso de construcción del "yo" del personaje prostituta y las características de la narrativa que corroboran con el desarrollo de la identidad. En el transcurso del texto se investigarán variados aspectos que contribuyen a una representación literaria pautada en el estereotipo, cuestiones que involucran el cuerpo femenino, la transformación en mercancía y demás etiquetas imputadas a las trabajadoras sexuales, individuos poco célebres del submundo erótico. La participación de la subjetividad en la composición de ese personaje también será verificada, puesto que se vale de recursos como la memoria y la narrativa íntima para sumergirse en el "yo" de esas mujeres, intentando recuperar el protagonismo de la prostituta, figura estigmatizada tanto en la sociedad como en la literatura, y su reconocimiento como sujeto.
Palavras-chave: Prostituição
Estereótipo
Mulher
Subjetividade
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7890
Data de defesa: 10-Jan-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_ANA_CAROLINA_SCHMIDT_FERRAO_COMPLETO.pdfANA_CAROLINA_SCHMIDT_FERRAO_DIS2,77 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.