Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7793
Tipo do documento: Tese
Título: Práticas pedagógicas no curso de pedagogia : para uma relação entre teoria e prática
Autor: Machado, Viviane Guidotti 
Primeiro orientador: Fernandes, Cleoni Maria Barboza
Resumo: Esta Tese foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Formação, Políticas e Práticas em Educação, no Curso Stricto Sensu de Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Escola de Humanidade, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A problemática central desta pesquisa propôs um estudo centrado nas práticas pedagógicas desenvolvidas em processos de ensino e de aprendizagem em sala de aula, tendo como interrogante principal – professores formadores do curso de Pedagogia, de uma Instituição Pública Federal do sertão nordestino. Esses formadores desenvolvem suas práticas pedagógicas a fim de favorecer a produção de conhecimento a partir da problematização entre teoria e prática em sala de aula. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi de compreender a organização das práticas pedagógicas em um curso de Pedagogia no sentido da articulação entre teoria e prática em sala de aula. A fundamentação teórica teve como base as seguintes temáticas: a trajetória do Curso de Pedagogia no Brasil, as Tendências Pedagógicas no Brasil e as Práticas Pedagógicas. A abordagem qualitativa da pesquisa foi desenvolvida com o uso de princípios de um estudo de caso. (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). Os dados foram coletados por três instrumentos: uma entrevista semiestruturada, documentos elaborados e publicados pela Instituição escolhida para este estudo, e os Diários de Itinerância (BARBIER, 2007) que registraram as vivências no campo empírico durante a coleta de dados. Para analisar e interpretar os dados das entrevistas e dos documentos da IES foi utilizada a técnica qualitativa de Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Os achados principais apontam para compreensão da organização das práticas pedagógicas que se configura urgente na construção de um currículo interdisciplinar entre as disciplinas em cursos, para a formação de professores, que proporcione relação entre a teoria e a prática, objetivando formar professores e professoras constituído por características como: reflexivo, crítico e pesquisador, a partir do reconhecimento e valorização de sua realidade sociocultural e dos acadêmicos do curso de Pedagogia. Os dados apontam para a necessidade de repensar o distanciamento da Universidade e da Escola Básica, assim como rever as demandas e condições laborais dos formadores de professores. E também é fundamental repensar o curso de Pedagogia para além da construção de um professor ou de uma professora que atua somente em sala de aula, é preciso reconhecer que este profissional também é fundamental em outros ambientes de trabalho que envolva ensino e aprendizagem.
Abstract: This thesis was developed in the line of research Formation, Government and Practices in Education, in the Stricto Sensu Doctorate Course, the Graduate Program in Education, the School of Humanity, of the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul. The central problem of this research has proposed a study centered on pedagogical practices developed in teaching and classroom learning processes, having as principal interrogator-teachers of the Degree Course of Pedagogy, a Federal Public Institution of the Northeast of the countryside. Do these formers develop their pedagogical practices in order to favor the production of knowledge from the problem between theory and practice in the classroom. In this way, the objective of this research was to understand the organization of pedagogical practices in a Degree Course of Pedagogy in the direction of the articulation between theory and practice in the classroom. The theoretical justification was based on the following topics: The trajectory of the course of pedagogy in Brazil, the pedagogical trends in Brazil and the pedagogical practices. The qualitative approach of research was developed by using the principles of a case study (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). The data was collected by three instruments: a very structured interview, documents elaborated and published by the Institution chosen for this study, and the roaming journals (BARBIER, 2007) that recorded experiences in the empirical field during data collection. To analyze and interpret the data of the interviews and the documents of IES was used the qualitative analysis of Textual Analysis Discursive of Moraes and Galiazzi (2011). The main findings point to understanding the organization of pedagogical practices that is set up urgently in the construction of an interdisciplinary curriculum for teacher´s formation, which provides a relationship between theory and practice, aiming to form a teacher consisting of characteristics such as: reflective, critical and researcher, from the recognition and appreciation of their socio-cultural realities and the academics of the Degree Course of Pedagogy. The data points to rethink the distance from the University and the grade school, as well as reviewing the demands and labor conditions of teacher’s trainers. And we also need to rethink the Degree Course of Pedagogy beyond the construction of a teacher in the classroom, it must be recognized that this professional is also crucial in other working environments involving teaching and learning.
Esta tesis se desarrolló en la Línea de Investigación, Políticas y Prácticas de Investigación en Educación, en el Curso de Estricto Sensu de Doctorado, en el Programa de Posgrado en Educación, en la Escuela de Humanidad, de la Pontificia Universidad Católica de Río Grande do Sul. El problema central de esta investigación se propuso en un estudio centrado en las prácticas pedagógicas desarrolladas en los procesos de enseñanza y aprendizaje en el aula, teniendo como principal individuos - profesores del Curso de Grado en Pedagogía, de una Institución Pública Federal en Noreste de Brasil. Estos formadores desarrollan sus prácticas pedagógicas para favorecer la producción del conocimiento de la problematización entre la teoría y la práctica en el aula. De esta manera, el objetivo de esta investigación fue comprender la organización de prácticas pedagógicas en un Curso de Grado de Pedagogía en la dirección de la articulación entre teoría y práctica en el aula. El marco teórico se basó en los siguientes temas: la trayectoria del curso de pedagogía en Brasil, las tendencias pedagógicas en Brasil y las prácticas pedagógicas. El enfoque cualitativo de la investigación se desarrolló mediante el uso de los principios de un estudio de caso. (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). Los datos fueron recopilados por tres instrumentos: una entrevista semiestructurada, documentos elaborados y publicados por la Institución elegida para este estudio, y los Registros Itinerantes (Barbier, 2007) que registraron experiencias en el campo empírico durante la recogida de datos. Para analizar e interpretar los datos de las entrevistas y los documentos de IES, se utilizó la técnica cualitativa del Análisis Textual Discursivo de Moraes y Galiazzi (2011). Los principales hallazgos apuntan a entender la organización de prácticas pedagógicas que se establecen con urgencia en la construcción de un currículo interdisciplinario para la formación de docentes, que proporciona una relación entre la teoría y la práctica, con el objetivo de formar un profesional, en que consiste en características como: reflexivo, crítico e investigador, desde el reconocimiento y apreciación de sus realidades socioculturales y los académicos del Curso de Grado de Pedagogía. Los datos apuntan a repensar la distancia entre la Universidad y la Escuela Primaria, así como revisar las demandas y condiciones laborales de los formadores de los docentes. Y también necesitamos repensar el Curso de Grado de Pedagogía más allá de la construcción de un profesional en el aula, hay que reconocer que este profesional es también crucial en otros entornos de trabajo que involucran la enseñanza y el aprendizaje.
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas
Formação de Professores
Curso de Pedagogia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7793
Data de defesa: 24-Fev-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE - Viviane Guidotti Machado.pdfVIVIANE_GUIDOTTI_MACHADO_TES2,97 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.