Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7719
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeixeira, Patrícia Espíndola de Lima-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256066E7por
dc.contributor.advisor1Brustolin, Leomar Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709324P2por
dc.date.accessioned2017-11-07T12:41:23Z-
dc.date.issued2017-08-24-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7719-
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe-se a realizar um diálogo entre Educação e Teologia, a fim de compreender a antropologia como diretriz pedagógica para a formação da pessoa humana. Para isso, analisa os registros bibliográficos da filósofa alemã, Edith Stein (1891-1942), sobretudo em sua obra “A Estrutura da Pessoa Humana” - Der Aufbau der menschlichen Person. As contribuições stenianas ao campo educativo partem dos estudos em fenomenologia articulados com a antropologia filosófico-teológica que desenvolve. A obra de Edith Stein enfatiza a integralidade da pessoa como corpo-psique-espírito. Ressaltando a importância da personalidade multidisciplinar da filósofa, o texto parte do híbrido vida e obra da autora, segue em sua concepção de formação e de encontro com o sentido do gesto de educar “desde dentro” e completa-se com a análise da pessoa humana sob a ótica da revelação cristã. Conclusivamente, Edith Stein aponta para a base antropológica como primazia de toda a atividade formativa, identificando a totalidade, a unicidade e a irrepetibilidade com que cada pessoa é constituída e invocada a uma vida de reciprocidade com o outro, através da relação empática. Como maior esfera formativa, a pedagogia steiniana ressalta a graça divina como força que vem ao encontro da natureza humana.por
dc.description.abstractA present research proposes to carry a dialogue between Education and Theology and to comprehend anthropology as a pedagogical guideline to form of the human person. In order to achieve this, it analyzes the bibliographic records of the German philosopher, Edith Stein (1891-1942), especially in her work "The Structure of the Human Person" - Der Aufbau der menschlichen Person. As Stein’s contributions to the educational field, they start from studies in phenomenology articulated with development on philosophical-theological anthropology. Edith Stein's work emphasizes the completeness of the person as bodypsyche- spirit. Emphasizing the importance of the philosopher's multidisciplinary personality, the text is part of a hybrid from the author’s both life and work, follows in its concept of formation and encounters with the sense of educating "from within", and completes with the analysis of the human person from the perspective of Christian revelation. Conclusively, Edith Stein points to the anthropological basis as the primacy to all formative activity, identifying totality, uniqueness and unrepeatability with which each person is constituted and invoked to a life of reciprocity with the other, through the empathic relationship. As a major formative sphere, Stein’s pedagogy emphasizes divine grace as the force that comes to meet human nature.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-11-07T12:40:55Z No. of bitstreams: 1 DIS_PATRICIA_ESPINDOLA_DE_LIMA_TEIXEIRA_COMPLETO.pdf: 1198705 bytes, checksum: 2699020fb59215f933a417f64308b751 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-11-07T12:41:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DIS_PATRICIA_ESPINDOLA_DE_LIMA_TEIXEIRA_COMPLETO.pdf: 1198705 bytes, checksum: 2699020fb59215f933a417f64308b751 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-07T12:41:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_PATRICIA_ESPINDOLA_DE_LIMA_TEIXEIRA_COMPLETO.pdf: 1198705 bytes, checksum: 2699020fb59215f933a417f64308b751 (MD5) Previous issue date: 2017-08-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/170211/DIS_PATRICIA_ESPINDOLA_DE_LIMA_TEIXEIRA_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Teologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEdith Steinpor
dc.subjectAntropologia Teológicapor
dc.subjectFormação Humanapor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleA formação integral da pessoa em Edith Stein : perspectivas teológicas e pedagógicaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Teologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_PATRICIA_ESPINDOLA_DE_LIMA_TEIXEIRA_COMPLETO.pdfTexto Completo1,17 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.