Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7495
Document type: Dissertação
Title: Avaliação do conhecimento teórico-prático das técnicas inalatórias em crianças com asma
Author: Ribeiro, Mariele Cunha 
Advisor: Chatkin, José Miguel
Abstract (native): Objetivo: avaliar o conhecimento teórico-prático da terapia inalatória de pais e pacientes com asma, em acompanhamento ambulatorial, e sua relação com controle da doença. Métodos: foi realizado um estudo transversal, para avaliar o domínio das técnicas inalatórias em crianças com asma e seus pais, em acompanhamento em dois centros ambulatoriais no sul do Brasil. Foram aplicados questionários incluindo avaliação do controle da doença e adesão ao tratamento, e avaliação teórico-prática da técnica inalatória. Resultados: foram incluídas 119 crianças e respectivos pais. Deste total, apenas 24 (20%) dos pais alcançaram os níveis esperados de conhecimento teórico sobre inaloterapia. Na avaliação prática da técnica inalatória por inalador dosimetrado (ID), 31/59 (53%) dos pais alcançaram níveis satisfatórios, e na avaliação prática aplicada às crianças (ID e pó seco), 9/57 (16%) das crianças usando ID alcançaram níveis satisfatórios e 11/28 (39%) das crianças usando pó seco obtiveram pontuação satisfatória. No geral, apenas 44/119 (37%) dos pacientes pontuaram de forma satisfatória na avaliação da técnica inalatória. Não houve associação significativa entre o controle da asma e níveis de conhecimento em inaloterapia. Conclusão: nossos resultados demonstram que crianças e seus pais apresentam reduzido domínio das técnicas inalatórias. Este problema básico de manejo da asma infantil necessita ser revisado nas estratégias utilizadas para educação da doença em cenários clínicos de vida real.
Abstract (english): Objective: to evaluate the theoretical and practical knowledge of the inhaled technique of asthmatic children and their parents, in an outpatient clinic setting, and the association with control of disease. Methods: a cross-sectional and prospective study was carried out to evaluate the knowledge of inhaled technique in children and adolescents with asthma and their parents, in two outpatient clinics from Southern Brazil. Questionnaires assessing control of the disease and adherence to treatment, and evaluation of inhaled technique were applied. Results: 119 children and their parents were included. Only 24/119 (20%) of the parents reached the expected levels of theoretical knowledge about inhaled technique. In the practical evaluation of the inhalation technique by metered-dose inhaler (MDI), 31/59 (53%) of the parents reached satisfactory knowledge levels, and, of the 57 children evaluated by ID technique, only 9/57 (16%) of the children evaluated with MDI reached satisfactory knowledge levels, and only 11/28 (39%) of the children assessed with dry powder devices scored satisfactorily. In general, the evaluation of inhaled technique reached satisfactory levels in only 44/119 (37%) of the patients. There was no significant association between asthma control and knowledge levels of inhaled technique. Conclusion: Our results demonstrate that children and their parents have reduced mastery of inhalation techniques. This basic problem of managing childhood asthma needs to be reviewed in the strategies used for disease education in real-life clinical settings.
Keywords: Asma
Educação em Saúde
Inaloterapia
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Medicina
Program: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7495
Issue Date: 10-Mar-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS_MARIELE_CUNHA_RIBEIRO_PARCIAL.pdfTexto Parcial656.81 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.