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Tipo do documento: Dissertação
Título: Redução do risco de desastres aplicado à educação em ciências : representações de risco de alagamento por alunos de geografia
Autor: Quadros, Éverton Luis Luz de 
Primeiro orientador: Lahm, Regis Alexandre
Resumo: Visando a ampliar a resiliência social a desastres, a educação foi incluída entre as ações prioritárias das Nações Unidas (ONU) para a Redução do Risco de Desastres. Consequentemente, no Brasil, a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei n° 12.608/2012) alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/1996) para inserir os princípios da defesa civil e do meio ambiente no currículo escolar. Frente a essa perspectiva, na presente pesquisa, se questiona: Como pode ocorrer o processo de aprender de alunos de Geografia a partir do estudo de representações do risco de alagamentos por meio de unidades de aprendizagem? A metodologia aqui desenvolvida objetivou compreender o processo de aprender de alunos de Geografia, a partir do estudo de representações do risco de alagamento por meio de Unidades de Aprendizagem. Onze alunos de Geografia participaram de atividades teóricas e práticas de produção e redução do risco de alagamentos, por meio de representações sociais, com o uso de mapas mentais, e representações espaciais, com o uso de simulações de urbanização, precipitação e alagamentos, realizadas com auxílio de um modelo físico (maquete) e digital de Porto Alegre (RS). Por meio de Análise Textual Discursiva, emergiram duas categorias quanto à importância de se estudar sobre Redução do Risco de Desastres em aulas de Geografia, uma com ênfase em ações de educação para resiliência e outra com ênfase em ações de Planejamento Territorial. A partir do presente estudo, conclui-se que é possível construir conhecimentos sobre os princípios da defesa civil na disciplina de Sistema de Informações Geográficas do curso de Geografia, por meio da elaboração de Unidades de Aprendizagem sobre Redução do Risco de Desastres.
Abstract: Con el objetivo de ampliar la capacidad de adaptación social a la educación de desastres se incluyó entre las acciones prioritarias de las Naciones Unidas (ONU) para la reducción del riesgo de desastres. En consecuencia, en Brasil la Protección Nacional y Política de Defensa Civil (Ley N ° 12.608/2012) modificó la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (Ley N ° 9.394/1996) para insertar los principios de la protección civil y el medio ambiente el programa de estudios. Ante esta perspectiva, en esta investigación se cuestiona: ¿Cómo puede ocurrir el proceso de aprender de estudiantes de geografía por las representaciones de estudio del riesgo de inundación a través de las unidades de aprendizaje? La metodología desarrollada aquí como objetivo comprender el proceso de aprender estudiantes de geografía de las representaciones de estudio del riesgo de inundación a través de unidades didácticas. Once estudiantes en Geografía participaron en las prácticas y teóricas de producción y reducir el riesgo de inundación a través de representaciones sociales con el uso de los medios de mapas mentales y representaciones espaciales con el uso de simulaciones de urbanización, la precipitación y la anegamiento, realizado con la ayuda de un modelo físico (modelo) y Porto Alegre (RS) digitales. Las representaciones sociales se desarrollaron a través de mapas mentales y representaciones espaciales se han desarrollado a través de simulaciones de urbanización, precipitaciones e inundaciones realizado utilizando un modelo físico (modelo) y Porto Alegre (RS) digitales. A través de análisis de texto del discurso, emergieron dos categorías según la importancia del estudio sobre la reducción del riesgo de desastres en las clases de geografía, una con énfasis en las acciones de educación para la resistencia y la otra con énfasis en las acciones de ordenamiento territorial. De este estudio se concluyó que es posible construir el conocimiento de los principios de la defensa civil en la disciplina del curso Sistema de Información Geográfica Geografía, a través del desarrollo de las unidades de aprendizaje sobre la Reducción del Riesgo de Desastres.
Palavras-chave: Redução do Risco de Desastres
Representações Sociais
Representações Espaciais
Educação em Ciências
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Física
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7490
Data de defesa: 20-Mar-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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