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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/749
Document type: | Dissertação |
Title: | Respostas ao teste contos de fadas em crianças com e sem vivência de abuso sexual |
Author: | Pacheco, Maria Luiza Leal ![]() |
Advisor: | Werlang, Blanca Susana Guevara |
Abstract (native): | O abuso sexual é um tipo de violência intrafamiliar que envolve contato ou interação entre uma criança e outra pessoa em estágio psicossexual mais avançado do desenvolvimento, no qual a criança é usada para obter estimulação sexual. Esse ato abusivo implica em atividades sexuais que envolvem contato físico (atos penetrantes) ou atos como voyeurismo e exibicionismo. O abuso sexual pode provocar respostas desadaptativas no comportamento infantil, configurando um fenômeno complexo que precisa ser melhor compreendido como forma de conhecer e definir intervenções adequadas na clínica psicológica infantil com o objetivo de ações de prevenção. Em função disso, foram elaboradas nesta Dissertação três seções de estudo: duas teóricas e uma empírica. A primeira seção, de cunho teórico, explana os possíveis impactos do abuso sexual intrafamiliar no psiquismo infantil, as configurações familiares que podem evidenciar risco para abuso sexual e aspectos relacionados à notificação e à denúncia que acionarão o sistema de enfrentamento dessa violência. Abordam-se, também, aspectos relativos à violação da lei do incesto desencadeada na relação abusiva de pessoas da mesma família sob o ponto de vista da teoria psicanalítica. A segunda seção, empírica, contempla um estudo quantitativo de tipo transversal para identificar semelhanças e diferenças nas respostas ao Teste dos Contos de Fadas (TCF) de crianças entre 06 e 11 anos, com e sem vivência de abuso sexual intrafamiliar, relacionadas aos componentes de personalidade Impulsos e Estados Emocionais. Participaram do estudo 64 crianças, sendo que 32 sofreram abuso sexual intrafamiliar (G1) e 32 não apresentaram essa vivência traumática (G2). As crianças foram localizadas no Centro de Referência Especializada de Assistência Social CREAS e em escolas públicas da cidade de Santa Maria RS. Com a finalidade de obter dados que caracterizassem os participantes, foi utilizada uma Ficha de Dados Sociodemográficos e o Inventário de Comportamento da Infância e Adolescência (CBCL). Para excluir casos com suspeita de comprometimento intelectual, foi administrado o Teste Matrizes Progressivas Coloridas de Raven. Os dados obtidos na Ficha de Dados Pessoais e Sociodemográficos, no Teste Raven e no CBCL foram analisados através de técnicas de estatística descritiva. A análise das verbalizações das crianças ao TCF foi elaborada com base nas variáveis do Sistema de Categorização de Respostas do próprio instrumento. Foi realizado levantamento de frequências e porcentagens dos tipos de conteúdos para impulsos e estados emocionais, para a comparação entre grupos foi utilizado o Teste Exato de Fisher. Os resultados mostram haver associação significativa em três das variáveis do componente Impulsos e em dez das variáveis do componente Estados Emocionais e o tipo de grupo G1 e G2. A terceira e última seção reflete sobre o abuso sexual infantil praticado na esfera privada da família, expondo, com base na literatura, como ocorreu a implantação dos serviços públicos de enfrentamento da violência sexual contra crianças no Brasil. |
Keywords: | PSICOLOGIA VIOLÊNCIA SEXUAL - CRIANÇAS VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTOS DE FADA - ASPECTOS PSICOLÓGICOS |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Psicologia |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citation: | PACHECO, Maria Luiza Leal. Respostas ao teste contos de fadas em crianças com e sem vivência de abuso sexual. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/749 |
Issue Date: | 1-Mar-2011 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
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